Protocolo especial da Unimed Vitória vai isolar pacientes do Hospital Santa Rita
A utilização de máscaras em todo ambiente se torna obrigatório, tal qual para trabalhadores da instituição
Diante dos casos de contaminação de funcionários do Hospital Santa Rita, em Vitória, a Unimed Vitória adotou protocolos mais rígidos. Até esta sexta-feira (24) as recomendações de proteção, envolvendo isolamento e biossegurança, envolviam apenas os funcionários do hospital. No entanto, a partir deste sábado (25) as orientações estão estendidas aos pacientes.
Segundo a nota enviada à reportagem, a Unimed Vitória informou que os pacientes com sintomas gripais que estiveram na instituição, ou em contato com qualquer trabalhador da unidade, devem permanecer em isolamento.
Dessa forma, todos os pacientes devem fazer o uso de máscaras e irem para a sala de isolamento da instituição. Além disso, a Unimed ressaltou que os paciente com sintomas leves priorizem a consulta online, recorrendo ao pronto-socorro apenas em casos de maior gravidade.
“A Unimed Vitória manifesta solidariedade ao Hospital Santa Rita de Cássia, seus profissionais e familiares, diante da situação atualmente em investigação pela Secretaria de Estado da Saúde (SESA) e acompanhada pela Prefeitura de Vitória. Desde o início, a Unimed Vitória acompanha os desdobramentos e reforça que já possui protocolos estruturados para situações de emergência em saúde pública, que orientam a atuação preventiva em seus recursos próprios. Esses protocolos são continuamente atualizados pelos núcleos de Vigilância Epidemiológica e Controle de Infecção Hospitalar, e se aplicam não apenas a este evento específico, mas a quaisquer novas emergências que possam surgir. Unimed Vitória, nota oficial
Ainda segundo o comunicado, enfermeiros que atuam na triagem devem estar equipados com máscara N95, capote e luvas. Os demais colaboradores do Hospital Santa Rita seguem obrigados a manter a utilização de máscaras cirúrgicas durante o expediente.
Confira as medidas adotadas pela Unimed Vitória no Hospital Santa Rita.
- Uso de EPI recomendado conforme cada agravo atendido, de acordo com as orientações de segurança assistencial;
- Enfermeiros da triagem equipados com máscara N95, capote e luvas;
- Identificação imediata de pacientes com sintomas gripais e histórico de vínculo a instituições em investigação, com direcionamento para sala de isolamento;
- Notificação de todos os casos aos órgãos competentes, seguindo os fluxos oficiais de saúde pública;
- Orientação para que pacientes com sintomas leves priorizem a consulta online (Pronto Atendimento Virtual), recorrendo ao pronto-socorro apenas em casos de maior gravidade, a fim de evitar sobrecarga e garantir o atendimento adequado a quem mais precisa.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários