Cirurgia no Hospital Santa Rita estão mantidas, afirma secretário de Saúde
Até o momento, de acordo com Hoffmann, não há relato oficial de pacientes ou acompanhantes contaminados
Mesmo com os casos de infecção de funcionários no Hospital Santa Rita, as cirurgias na unidade não foram suspensas. Segundo a instituição, “todos os atendimentos e serviços seguem em funcionamento normal”. O secretário de Saúde do Estado, Tyago Hoffmann, destacou que “todos os serviços do hospital estão funcionando normalmente”.
“Um ou outro médico optou por adiar cirurgias eletivas (que não são de emergência) para não expor pacientes e equipes. Os serviços de urgência, emergência e demais serviços continuam funcionando normalmente”.
Até o momento, de acordo com Hoffmann, não há relato oficial de pacientes ou acompanhantes contaminados. “Eventualmente, pode ter ocorrido contaminação em algum paciente ou acompanhante que não teve sintomas tão graves e, consequentemente, não teve necessidade de internação”.
O secretário, porém, deixou um alerta: “Quem esteve no hospital nos últimos 15 dias e apresentar sintomas gripais fortes, como pneumonia com febre alta, deve usar máscara, higienizar as mãos e procurar um serviço de saúde o mais rápido possível, relatando que esteve no Santa Rita nas últimas duas semanas”.
Durante o dia, circularam informações de que havia casos semelhantes no Hospital das Clínicas e no Hospital da Polícia Militar do Espírito Santo (HPM), mas a informação foi desmentida pelo secretário.
O que diz o Santa Rita
Protocolo reforçado
O Hospital Santa Rita, por meio de sua Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), informou por nota que “está apurando casos identificados entre colaboradores de uma área específica da instituição”.
Na última semana, colaboradores apresentaram sintomas com alterações radiológicas sugestivas de pneumonia.
Segundo o hospital, “o número de casos está atualmente em curva decrescente, não havendo novas internações desde 22 de outubro. Foram 14 colaboradores internados no Hospital Santa Rita e cinco colaboradores estão internados em outras instituições. Atualmente, temos seis colaboradores internados no Hospital Santa Rita”.
O hospital afirma que “reforçou seus protocolos assistenciais e de vigilância, mantendo todas as ações de segurança e atuando em cooperação com os órgãos de saúde”.
Destacou ainda que “nenhum paciente internado apresentou sintomas semelhantes, o que levou à hipótese inicial de uma possível causa ambiental, atualmente sob investigação detalhada”.
“O monitoramento pós-alta está sendo realizado pela equipe de Medicina do Trabalho, que acompanha de perto a recuperação dos colaboradores. Expressamos solidariedade e apoio a todos, reafirmando o compromisso permanente com a qualidade, a segurança e a transparência institucional”.
O hospital disse ainda que “desde a identificação dos casos no setor E, os funcionários foram imediatamente orientados a usar máscara”.
Segundo o hospital, “todos os atendimentos e serviços seguem em funcionamento normal”.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários