19 funcionários internados após infecção misteriosa no Hospital Santa Rita
Médicos, enfermeiros e técnicos estão entre as vítimas. Amostras de sangue e urina foram recolhidas para investigar causas
Um surto infeccioso, de causa ainda desconhecida, no Hospital Santa Rita, em Vitória, causou a internação de 19 profissionais da instituição.
Ao todo, 26 funcionários, entre médicos, enfermeiros e técnicos, apresentaram sintomas respiratórios semelhantes aos de pneumonia. Destes, 14 colaboradores foram internados no próprio Hospital Santa Rita e cinco estão internados em outras instituições. O caso está sendo investigado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).
Atualmente, segundo nota do hospital, ainda há seis colaboradores internados no Hospital Santa Rita, sendo um na UTI. Uma das hipóteses do hospital é de que a infecção seja de “causa ambiental, atualmente sob investigação detalhada”.
De acordo com relatos de funcionários e parentes, o surto teria começado há quase duas semanas, em uma das alas do hospital. Contaminação em água e no sistema de ar-condicionado são algumas das hipóteses levantadas, mas até o momento nada foi confirmado.
O secretário de Saúde do Estado, Tyago Hoffmann, informou que a Sesa começou a receber relatos informais no último fim de semana.
A princípio, segundo o secretário, a informação era de que um grupo de marinheiros, possivelmente contaminado, havia sido atendido no hospital, porém, a informação não foi confirmada.
“Não houve nenhum atendimento de marinheiro, não foi contaminação por ninguém que veio de fora. Nós ainda não sabemos dizer o porquê, nem como começou e nem de onde surgiu essa infecção”, afirmou Hoffmann.
Na última segunda-feira, segundo Tyago, equipes da Vigilância em Saúde da Sesa e do Laboratório Central de Saúde Pública do Estado (Lacen-ES) foram ao hospital.
“Recolhemos amostras de sangue, urina, exames pulmonares e amostras ambientais — de ar-condicionado, bebedouro, água e superfícies — para tentar identificar o que está causando, qual bactéria, vírus ou fungo está provocando essa situação no Santa Rita”. Hoffmann afirmou que, pelas investigações iniciais, “praticamente todos os vírus já foram descartados”.
“Não houve atendimento de marinheiro, não foi contaminação por ninguém de fora Tyago Hoffmann, Secretário de Saúde
Prazo
Quanto ao prazo para um possível resultado, o secretário explicou que são mais de 300 patógenos para serem testados. “Não dá para prever um prazo. Nossa equipe está dedicada quase que exclusivamente a esse caso. Trabalhará no fim de semana e no feriado para que possamos obter respostas mais rápidas”.
Entenda a infecção
Sintomas de pneumonia
Alguns funcionários do Hospital Santa Rita, em Vitória, apresentaram sintomas semelhantes de uma pneumonia.
A hipótese inicial é de uma possível causa ambiental, já que, pelas amostras dos funcionários contaminados, uma infecção viral foi descartada.
O Hospital enviou amostras para pesquisa de Legionella, mas os resultados foram negativos.
A legionelose é uma doença causada pela bactéria Legionella, encontrada em água e substratos contaminados. Sua gravidade varia de uma doença febril leve a uma forma grave e, às vezes, fatal de pneumonia.
Fonte: Hospital Santa Rita, Sesa e OMS.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários