ES tem três casos em monitoramento por suspeita de intoxicação por metanol
Notificação para acompanhamento do caso ocorre após o paciente dar entrada no serviço de saúde

Três casos de suspeita de intoxicação por metanol na Serra estão em monitoramento pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) desde sua notificação nesta segunda-feira (06). Atualmente, dos sete casos suspeitos detectados nos municípios da Grande Vitória e Região Sul, quatro foram descartados.
A secretaria explica que esses casos são de pacientes que ingeriram bebidas alcoólicas e, mesmo com os exames clínicos tendo apresentado resultado negativo, o protocolo do Ministério da Saúde recomenda observação por 24 horas no serviço de saúde onde o atendimento foi realizado.
Além disso, a Sesa informa que a notificação para acompanhamento ocorre assim que o paciente dá entrada em um serviço de saúde, seja ele público ou privado.
Medidas recomendadas pelo Sesa
A intoxicação por metanol pode causar sintomas como náusea, vômito, dor abdominal, dor de cabeça intensa, tontura, fraqueza, visão embaçada, além de dificuldade em respirar, convulsões e perda de consciência. Diante de qualquer suspeita de sintomas após a ingestão de bebidas alcoólicas, a Sesa orienta a procura imediata do serviço de saúde de urgência mais próximo, como Pronto-Atendimento (PA) ou Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs).
Para mais informações, a população pode entrar em contato com a equipe do Centro de Informação e Assistência Toxicológica do Espírito Santo (CIATox-ES), disponível 24 horas todos os dias da semana. A ligação é gratuita pelo número 0800 283 3304.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários