ES tem três casos em monitoramento por suspeita de intoxicação por metanol
Notificação para acompanhamento do caso ocorre após o paciente dar entrada no serviço de saúde
Siga o Tribuna Online no Google
Três casos de suspeita de intoxicação por metanol na Serra estão em monitoramento pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) desde sua notificação nesta segunda-feira (06). Atualmente, dos sete casos suspeitos detectados nos municípios da Grande Vitória e Região Sul, quatro foram descartados.
A secretaria explica que esses casos são de pacientes que ingeriram bebidas alcoólicas e, mesmo com os exames clínicos tendo apresentado resultado negativo, o protocolo do Ministério da Saúde recomenda observação por 24 horas no serviço de saúde onde o atendimento foi realizado.
Além disso, a Sesa informa que a notificação para acompanhamento ocorre assim que o paciente dá entrada em um serviço de saúde, seja ele público ou privado.
Medidas recomendadas pelo Sesa
A intoxicação por metanol pode causar sintomas como náusea, vômito, dor abdominal, dor de cabeça intensa, tontura, fraqueza, visão embaçada, além de dificuldade em respirar, convulsões e perda de consciência. Diante de qualquer suspeita de sintomas após a ingestão de bebidas alcoólicas, a Sesa orienta a procura imediata do serviço de saúde de urgência mais próximo, como Pronto-Atendimento (PA) ou Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs).
Para mais informações, a população pode entrar em contato com a equipe do Centro de Informação e Assistência Toxicológica do Espírito Santo (CIATox-ES), disponível 24 horas todos os dias da semana. A ligação é gratuita pelo número 0800 283 3304.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários