X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Tempo e Temperatura

Vai ter recorde de frio neste inverno? Temperatura pode chegar a 10ºC

Mínimas devem ser registradas em pontos mais altos de Domingos Martins e Santa Teresa. Frente fria permanece até quarta-feira


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Vai ter recorde de frio neste inverno? Temperatura pode chegar a 10ºC
Em Vitória, a previsão é que as temperaturas cheguem a 17ºC |  Foto: Thiago Coutinho/AT

As temperaturas caíram e podem chegar à mínima de 10ºC durante a madrugada desta terça-feira (02) nos pontos mais altos de cidade das montanhas, como Domingos Martins e Santa Teresa, segundo informações do Incaper.

Em Vitória, a previsão é que as temperaturas cheguem a 17ºC. Se a estimativa se confirmar, essa será a temperatura mais baixa já registrada neste ano na cidade. As condições meteorológicas se devem a uma massa de ar fria que passa pelo Estado e deve permanecer até a madrugada de quarta (03).

Ivaniel Foro, meteorologista do Incaper, relatou que esta é a primeira frente fria deste ano e deste inverno, que começou em 20 de junho.

“Esta deve ser a semana mais fria desse período. A frente fria é bem rápida e deu os primeiros sinais no Sul do Estado, no sábado, avançando em direção ao Norte e ao Nordeste do Espírito Santo. A massa de ar frio deve permanecer até a madrugada da quarta-feira”, ressaltou.

Ivaniel complementou que, ao longo do dia de quarta, o tempo já deve abrir. “E a expectativa é que as temperaturas já comecem a subir um pouco mais a partir da quarta-feira”, finaliza.

Guilherme Borges, meteorologista da Climatempo, acrescenta que o deslocamento de massa de ar frio pode trazer chuva.

“A frente fria puxa esse ar mais pesado e propicia a elevação do ar mais quente, favorecendo a chuva, que não deve ser nada muito significativo, mas deve ser intensificado terça-feira”.

Ele complementa: “Para quarta-feira, a gente já deve ter uma situação de tempo um pouco melhor, com mais sol e elevação da temperaturas”.

Estação Fashion

Imagem ilustrativa da imagem Vai ter recorde de frio neste inverno? Temperatura pode chegar a 10ºC
As amigas Beatrice Piazzi e Clarissa Bernardo estão curtindo a estação |  Foto: Gustavo Forattini/AT

As amigas e modelos Beatrice Piazzi, de 21 anos, e Clarissa Bernardo, de 18, já estão em clima de inverno.

“A temporada mais fria do ano é a minha favorita e me faz lembrar de quando eu era criança. Nos dias mais frios, acordava e ia assistir a desenhos animados com meus pais”, disse Clarissa.

Beatriz acrescenta: “É nesta época que vestimos as roupas mais estilosas do armário e tomamos uma bebida quentinha para deixar tudo reconfortante. Melhor ainda se for dia de chuva. Adoro ver a chuva pela janela, traz uma sensação de paz e eu acho muito inspirador”, frisou.

Saiba mais

Inverno

- Esta é a primeira frente fria da temporada de inverno 2024, que começou no dia 20 de junho e vai até 22 de setembro.

- A massa de ar começou a avançar pelo Sul do Estado no final da tarde do último sábado e deve chegar à maior intensidade hoje.

- Nesta terça, as temperaturas em cidades das montanhas, como Domingos Martins e Santa Teresa, devem chegar a 10ºC, segundo o Incaper.

- De acordo com as previsões, a massa de ar frio deve perder força na madrugada de quarta, quando as temperaturas voltam a subir.

Chuva

- Nesta terça-feira, o céu deve se manter encoberto, com muitas nuvens durante o dia e 39% de chances de chuva a qualquer momento.

El Niño

- Nesse período, o El Niño saiu de cena. O fenômeno implica o aumento da temperatura das águas do Oceano Pacífico na sua porção equatorial; e apresentou impacto em cinco regiões do Brasil desde junho de 2023.

- Neste momento, estamos em uma neutralidade, no período entre o El Niño e La Niña.

- O La Niña corresponde à diminuição da temperatura das águas do Oceano Pacífico, também na sua porção equatorial; ele entra em cena a partir do segundo semestre de 2024 (julho).

- O mês de julho será de temperaturas acima da normalidade. Essa característica vai ser presente no inverno deste ano.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: