Conheça o perfil e os projetos dos vereadores novatos na Câmara de Vitória
Dos 21 vereadores, 10 vão exercer o mandato pela primeira vez na capital, o que representa cerca de 50% de estreantes
A nova composição da Câmara de Vereadores de Vitória conta com uma renovação expressiva. Dos 21 parlamentares, 10 são novatos, o que representa cerca de 50% de estreantes.
A convite da reportagem, os 10 novatos foram na segunda-feira (07) até a Câmara e falaram sobre as suas principais propostas à frente do Legislativo municipal, sobretudo na mobilidade urbana, saúde, educação, esporte e outras áreas.
Vereador mais votado entre os novatos, Aylton Dadalto (Republicanos) tem, entre as suas propostas, o fortalecimento da saúde básica, com os agentes de saúde mais próximos dos moradores, reduzindo a necessidade da atenção especializada.
“Por exemplo, criar ferramentas e aplicativos que auxiliem a proximidade dos moradores com os agentes de saúde. É permitir que chegue um remédio na porta da casa de um morador que não consegue se locomover ou ir à unidade de saúde. Essa é nossa visão de gestão para ajudar o Executivo a construir esses projetos”.
Nas propostas de Bruno Malias (PSB) estão a criação de linhas de ônibus elétricos dentro dos bairros, iniciando por Jardim Camburi. No mesmo bairro, ele defende a construção de um parque linear.
Ele também diz que é preciso haver um plano de mobilidade na capital integrado, com articulações com outros municípios da Grande Vitória e governo do Estado.
Na saúde, ele disse que é fundamental construir uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) na zona Norte da cidade, além de fortalecer a Estratégia de Saúde da Família, por exemplo.
Camillo Neves (PP) também falou sobre a mobilidade urbana na cidade, com destaque para bicicletas e transporte público.
“Vitória é uma cidade muito propícia para bicicletas. Para que as pessoas possam se locomover por um meio de transporte que é saudável e não é poluente, faltam bases para que as pessoas consigam trocar de roupa, tomar um banho”.
Mas ele salienta que isso é uma proposta para ser discutida junto ao Executivo municipal.
Entre as propostas de João Flávio (MDB) está a ampliação de ofertas de vagas e a construção de escolas em tempo integral na região. “Só com educação e investimento público vamos conseguir mudar a nossa realidade e da nova geração”, destacou.
OS NOVATOS NA CÂMARA DE VEREADORES
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários