X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Conheça o perfil e os projetos dos vereadores novatos na Câmara de Vitória

Dos 21 vereadores, 10 vão exercer o mandato pela primeira vez na capital, o que representa cerca de 50% de estreantes


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Conheça o perfil e os projetos dos vereadores novatos na Câmara de Vitória
Dárcio Bracarense, Pedro Trés, Bruno Malias, Ana Paula Rocha, Mara Maroca, Professor Jocelino, Aylton Dadalto, Baiano do Salão, João Flávio e Camillo Neves: propostas para várias áreas |  Foto: Fábio Nunes/AT

A nova composição da Câmara de Vereadores de Vitória conta com uma renovação expressiva. Dos 21 parlamentares, 10 são novatos, o que representa cerca de 50% de estreantes.

A convite da reportagem, os 10 novatos foram na segunda-feira (07) até a Câmara e falaram sobre as suas principais propostas à frente do Legislativo municipal, sobretudo na mobilidade urbana, saúde, educação, esporte e outras áreas.

Vereador mais votado entre os novatos, Aylton Dadalto (Republicanos) tem, entre as suas propostas, o fortalecimento da saúde básica, com os agentes de saúde mais próximos dos moradores, reduzindo a necessidade da atenção especializada.

“Por exemplo, criar ferramentas e aplicativos que auxiliem a proximidade dos moradores com os agentes de saúde. É permitir que chegue um remédio na porta da casa de um morador que não consegue se locomover ou ir à unidade de saúde. Essa é nossa visão de gestão para ajudar o Executivo a construir esses projetos”.

Nas propostas de Bruno Malias (PSB) estão a criação de linhas de ônibus elétricos dentro dos bairros, iniciando por Jardim Camburi. No mesmo bairro, ele defende a construção de um parque linear.

Ele também diz que é preciso haver um plano de mobilidade na capital integrado, com articulações com outros municípios da Grande Vitória e governo do Estado.

Na saúde, ele disse que é fundamental construir uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) na zona Norte da cidade, além de fortalecer a Estratégia de Saúde da Família, por exemplo.

Camillo Neves (PP) também falou sobre a mobilidade urbana na cidade, com destaque para bicicletas e transporte público.

“Vitória é uma cidade muito propícia para bicicletas. Para que as pessoas possam se locomover por um meio de transporte que é saudável e não é poluente, faltam bases para que as pessoas consigam trocar de roupa, tomar um banho”.

Mas ele salienta que isso é uma proposta para ser discutida junto ao Executivo municipal.

Entre as propostas de João Flávio (MDB) está a ampliação de ofertas de vagas e a construção de escolas em tempo integral na região. “Só com educação e investimento público vamos conseguir mudar a nossa realidade e da nova geração”, destacou.

OS NOVATOS NA CÂMARA DE VEREADORES

  • Câmera 1/10
    Aylton Dadalto (Republicanos): O advogado e professor de Direito, de 30 anos, é solteiro, e a primeira proposta de eu plano de mandato foi a criação do Comitê Qualificado de Apoio ao Mandato Legislativo, onde se reunirá com pessoas de cada setor para criação de projetos de leis, indicações e propostas. Entre seus projetos, estão a ampliação de escolas em tempo integral; fortalecimento da saúde básica, com os agentes de saúde mais próximos dos moradores; e até entregas de medicamentos aos moradores.
    Fullscreen
  • Câmera 2/10
    Baiano do Salão (Podemos): O cabeleireiro, de 50 anos, tem oito filhos, é formado em Direito e tem, entre suas propostas, a construção de creches em áreas periféricas. Para a mobilidade, é a favor da ampliação de transporte público, com mais incentivo para o uso do coletivo e bicicletas. Defende ainda a construção de UPAs e o fortalecimento da saúde básica para reduzir o atendimento especializado.
    Fullscreen
  • Câmera 3/10
    Bruno Malias (PSB): Liderança em Jardim Camburi, é casado, pai de dois filhos e garante que irá trabalhar pela ampliação do diálogo entre o poder público e a população, discutindo os desafios de cada comunidade. Entre as suas propostas estão a valorização dos profissionais e ampliação do ensino em tempo integral, fortalecimento da Estratégia de Saúde da Família e fiscalizar e cobrar melhorias na Rede de Monitoramento da Qualidade do Ar, acompanhar e cobrar o desenvolvimento sustentável da cidade.
    Fullscreen
  • Câmera 4/10
    Camillo Neves (PP): Nascido e criado na Ilha de Santa Maria, tem 33 anos, é atleta, professor de Educação Física e tem propostas voltadas para a mobilidade urbana, saúde e educação. Nos exemplos, ele defende, em construção junto ao Executivo municipal, a instalação de bases em pontos estratégicos da cidade para que as pessoas que usam a bicicleta possam ter locais de tomar um banho ou trocar de roupa.
    Fullscreen
  • Câmera 5/10
    Dárcio Bracarense (PL): O secretário parlamentar tem 45 anos, é casado e pai de dois filhos. Na saúde, um de seus projetos é a abertura de unidades 24 horas. Na educação, defende a aproximação da comunidade escolar com as famílias, para que os pais possam acompanhar o conteúdo ofertado, principalmente no horário extra do tempo integral. Na mobilidade urbana, defende a oferta de transporte coletivo elétrico, climatizado e gratuito para a população do município.
    Fullscreen
  • Câmera 6/10
    João Flávio (MDB): O motorista, de 44 anos, é casado e tem uma filha. Tem como uma das pautas principais a educação. Liderança comunitária do bairro Bonfim, é a favor da implantação de uma escola em tempo integral na região. É a favor da parceria público-privada para atrair investimentos para a educação. Na Saúde, defende a construção de um Pronto Atendimento na região da Grande Maruípe.
    Fullscreen
  • Câmera 7/10
    Pedro Trés (PSB): O advogado, de 30 anos, defende a construção de uma UPA na cidade e a reforma ou nova construção do PA da Enseada do Suá. Defende ainda novas formas de locomoção dentro da cidade, além de novas conexões para interligar ciclovias. Na educação, apoia o ensino onde a criança seja estimulada a pensar, sendo preparada para a economia do conhecimento. Defende também o fortalecimento do ensino robótico, programação e de alguns conceitos de lógica.
    Fullscreen
  • Câmera 8/10
    Professor Jocelino (PT): Tem 33 anos, pai de um casal, nascido e criado no Morro da Piedade. Chega com muitas ideias, como pensar o transporte público para os bairros, principalmente de periferia. Para isso, ele pretende dialogar com o Executivo, com a finalidade de oferecer mais transporte e reduzir o tempo de espera nos pontos. Além disso, ele prioriza políticas públicas para educação, juventude e cultura, além de reforçar a assistência social e a proteção de crianças e adolescentes.
    Fullscreen
  • Câmera 9/10
    Ana Paula Rocha (Psol): A professora de 43 anos é casada, tem quatro enteados e um neto. Entre suas propostas estão investimentos em políticas públicas que atendam às mulheres, crianças, jovens, idosos e à população LGBTQIA+. Tem também como pauta a educação, e um dos seus projetos é ter mais financiamento público nessa área. Defende a criação de um plano de enfrentamento à violência doméstica.
    Fullscreen
  • Câmera 10/10
    Mara Maroca (PP): Solteira, 43 anos, liderança em São José, Grande São Pedro. Decidiu entrar na política com o objetivo de ajudar as pessoas. Na mobilidade urbana, defende que sejam feitos estudos e debates para buscar alternativas de reduzir engarrafamentos. Defende políticas públicas voltadas para pessoas com Transtorno do Espectro Autista. Por ser mulher, ela diz saber dos desafios na política, por ser minoria. Mas, segundo ela, “quando as mulheres se juntam, ganham força e fazem a diferença”.
    Fullscreen
  • Conheça o perfil e os projetos dos vereadores novatos na Câmara de Vitória
  • Conheça o perfil e os projetos dos vereadores novatos na Câmara de Vitória
  • Conheça o perfil e os projetos dos vereadores novatos na Câmara de Vitória
  • Conheça o perfil e os projetos dos vereadores novatos na Câmara de Vitória
  • Conheça o perfil e os projetos dos vereadores novatos na Câmara de Vitória
  • Conheça o perfil e os projetos dos vereadores novatos na Câmara de Vitória
  • Conheça o perfil e os projetos dos vereadores novatos na Câmara de Vitória
  • Conheça o perfil e os projetos dos vereadores novatos na Câmara de Vitória
  • Conheça o perfil e os projetos dos vereadores novatos na Câmara de Vitória
  • Conheça o perfil e os projetos dos vereadores novatos na Câmara de Vitória
Conheça o perfil e os projetos dos vereadores novatos na Câmara de Vitória Conheça o perfil e os projetos dos vereadores novatos na Câmara de Vitória Conheça o perfil e os projetos dos vereadores novatos na Câmara de Vitória Conheça o perfil e os projetos dos vereadores novatos na Câmara de Vitória Conheça o perfil e os projetos dos vereadores novatos na Câmara de Vitória Conheça o perfil e os projetos dos vereadores novatos na Câmara de Vitória Conheça o perfil e os projetos dos vereadores novatos na Câmara de Vitória Conheça o perfil e os projetos dos vereadores novatos na Câmara de Vitória Conheça o perfil e os projetos dos vereadores novatos na Câmara de Vitória Conheça o perfil e os projetos dos vereadores novatos na Câmara de Vitória

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: