X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Abstenção chega a 23,47% do eleitorado no Espírito Santo

Dados do Tribunal Regional Eleitoral mostram que mais de 700 mil eleitores não compareceram às urnas


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Abstenção chega a 23,47% do eleitorado no Espírito Santo
Votação: mais de 700 mil eleitores no Estado não compareceram às urnas para votar no domingo |  Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom - Agência Brasil

Entre os eleitores aptos a votar no Espírito Santo, 704.119 deixaram de comparecer às urnas no domingo (06), o que representa 23,47% do eleitorado. As informações são do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). O eleitorado do Estado corresponde a 2.999.642 pessoas. Dessas, 2.295.523 (76,53%) compareceram para votar no domingo, em 9.518 seções.

Em uma eleição, as abstenções representam o número de eleitores que não compareceram para votar. São aqueles que devem justificar sua ausência.

Leia mais sobre Eleições 2024: ES

A abstenção no Estado é maior que a nacional, que ficou em 21,71%. O percentual nacional foi divulgado pela presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, no último domingo.

De acordo com a presidente do TSE, a porcentagem de eleitores que não compareceram foi maior que nas eleições municipais de 2016. Porém, menor que em 2020, eleição realizada em meio ao período agudo da pandemia de covid-19.

“Tivemos um índice de abstenção que continua sendo alto para os nossos padrões, 21,71%. Em 2016, esse percentual ficou em 17,58% e em 2020, 23,15%. Claro que considerando que era um ano que tínhamos a pandemia. Isso tudo haverá de ser estudado”, afirmou a ministra.

Cármen Lúcia também informou que mais de 122 milhões de eleitores participaram do pleito, correspondendo a 78,29% do eleitorado. Além disso, o aplicativo e-Título recebeu mais de 2,5 milhões de justificativas por georreferenciamento.

As justificativas no exterior foram 207.884. “A gente tem que ver o que fazer para que o eleitor queira votar”, disse a presidente do TSE.

Cármen Lúcia lembrou que esta foi a primeira vez que um pleito municipal teve o horário unificado, abrangendo os estados e as regiões do País que funcionam com fuso diferente do horário de Brasília.

Quanto às urnas, o Tribunal Eleitoral informou que das 478.026 urnas de votação utilizadas no 1º turno, 3.218 foram substituídas (0,61%).

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: