Veja quais são as marcas de papel higiênico investigadas por fraude no ES
Nova fase de investigação apontou irregularidades em cinco marcas e operação apreendeu produtos em oito estabelecimentos
Escute essa reportagem
Em nova fase de investigação após descoberta de fraudes na venda de papel higiênico e papel toalhas, a Polícia Civil divulgou as cinco marcas que tiveram seus produtos apreendidos para análises nesta quarta-feira (18). A investigação aponta que os produtos eram vendidos com quantidades inferiores às declaradas na embalagem ou com falta de informações nos rótulos.
Durante a primeira fase das investigações, produtos da marca Virgempel foram apreendidos e analisados. Segundo a polícia, após a divulgação, outras marcas começaram a ser denunciadas.
RELEMBRE: Fraude em lotes de papel higiênico é alvo de investigação no ES
Nessa quarta, outras cinco marcas foram apreendidas durante a fiscalização, feita em oito comércios localizados em Vila Velha, Vitória e Serra. São elas: Cristal Paper, Qualilux, Eco Fit, Benn, Papéis Hpel.
As duas últimas são fabricadas no Espírito Santo - a Benn estaria localizada na Serra e a Papéis Hpel em Vila Velha. "Hoje a ideia da operação foi retirar produtos que estavam a venda para o consumidor final", explicou Eduardo Passamani, titular da Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor.
"É uma diferença muito grande, papel higiênico a princípio de 300 metros que tinham 180. É 30, 40, as vezes 50% a menos [do que é anunciado], mostrando que realmente é um processo com objetivo de fraudar o consumidor", completou o delegado.
A operação da Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor (Decon), em conjunto com o Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-ES) e o Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Espírito Santo (Ipem-ES) constatou-se que todas as amostras de papel higiênico apresentaram erro de padronização na largura, que é determinada pelo Inmetro.
Já as amostras de papel toalha das marcas Benn e Papéis Hpel apresentavam comprimento e largura inferiores ao indicado no rótulo. Nas demais foi identificado erro no rótulo das marcas por não apresentavam as indicações de quantidade exigidas pelo Inmetro.
Veja imagens da operação:
Comentários