Quatro pessoas são detidas após ameaçarem comerciantes em Vila Velha
De acordo com o major Braga, a população viu o momento em que os detidos ameaçavam os comerciantes e logo avisaram ao patrulhamento
Escute essa reportagem
Quatro pessoas foram presas após ameaçarem comerciantes no morro da Boa Vista em Vila Velha nesta quinta-feira (03). De acordo com informações do Tribuna Notícias, isso ocorreu após esses presos passarem de carro ameaçando e mandando os comerciantes fecharem os estabelecimentos após um confronto entre a Polícia Militar e criminosos terminar com a morte de um adolescente de 15 anos.
De acordo com o major Braga, a população viu o momento em que os presos ameaçavam os comerciantes e logo avisaram ao patrulhamento, que estava intenso no local. A partir daí os policiais foram averiguar a situação, viram as ameaças acontecendo e efetuaram as prisões. Com eles foram encontrados rojões e isqueiros.
Dois adultos detidos foram encaminhados à delegacia de Vila Velha. Já os adolescentes de 17 anos foram levados para o Centro Integrado de Atendimento Socioeducativo (Ciase). Um desses foi identificado como o irmão do adolescente morto no confronto com a Polícia Militar.
ENTENDA O CASO
Um adolescente de 15 anos morreu durante uma operação da Polícia Militar no Morro da Boa Vista, no bairro São Torquato, em Vila Velha, na noite dessa quarta-feira (02).
De acordo com a corporação, militares realizavam um patrulhamento por volta das 18h30, como parte da Operação ISEO, conduzida pelo Batalhão de Missões Especiais (BME), quando se depararam com dois suspeitos armados.
Ainda segundo o boletim de ocorrência, neste momento, um dos suspeitos disparou contra os militares, que responderam com outros disparos. Após o confronto, o adolescente foi encontrado gravemente ferido. Ele foi socorrido e levado ao Hospital Evangélico, mas não resistiu aos ferimentos.
Com ele, policiais encontraram uma pistola calibre 9mm carregada e mais 12 munições, além de um carregador com outros 18 projéteis.
Ainda durante a operação, militares também identificaram um grupo de suspeitos que tentaram fugir carregando rádios comunicadores e sacolas com entorpecentes. Foi realizado um cerco e, durante a perseguição, um dos suspeitos, apontado como um dos líderes da facção criminosa Primeiro Comando de Vitória (PCV), tentou despistar os policiais pegando um bebê no colo.
O suspeito, identificado como Ezequiel dos Santos Souza, de 25 anos, vulgo "Batutinha", foi reconhecido por militares e acabou deixando a criança para empreender fuga em direção à uma área de mata. No entanto, ele foi alcançado e detido por policiais, que o conduziram até um hospital para receber atendimento médico devido a uma lesão sofrida durante a captura.
Por meio de nota, a Polícia Civil informou que o suspeito assinou um termo circunstanciado por resistência à ação policial e foi liberado após assumir o compromisso de comparecer em juízo.
A arma apreendida será encaminhada para o Departamento de Balística Forense, da Polícia Científica (PCIES), juntamente com as munições e carregadores. Já as drogas apreendidas serão encaminhadas para o Laboratório de Química Forense, para serem analisadas e, em seguida, incineradas.
O corpo do adolescente de 15 anos foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) em Vitória, para ser necropsiado e, posteriormente, liberado para os familiares. O caso seguirá sob investigação do Serviço de Investigações Especiais (SIE) do Departamento Especializado de Homicídios e Proteção à Pessoa (DEHPP), que investiga as ocorrências de confronto com agentes de segurança do Estado.
Toque de recolher
Após a ocorrência, comerciantes relataram aos policiais que suspeitos armados realizaram ameaças para que o comércio do bairro fosse fechado. O policiamento no local foi reforçado e, segundo informações apuradas pela reportagem da TV Tribuna, pais buscaram filhos nas escolas devido às ameaças.
Em nota, à Prefeitura de Vila Velha informou que "as escolas municipais da região e a Unidade de Saúde de São Torquato estão funcionando normalmente nesta quinta-feira (3). A Guarda Municipal de Vila Velha está dando o apoio necessário na entrada e saída dos professores, alunos e servidores".
Já a Ceturb-ES comunicou que, por motivo de segurança, as linhas 627 e 663 não estão circulando nos bairros Sagrada Família e Pedra dos Búzios, em Vila Velha. "Assim que a situação voltar ao normal, os itinerários originais voltarão a ser realizados", disse a companhia.
Comentários