Mãe e filha morrem em acidente na volta para casa no Noroeste do ES
Acidente fatal ocorreu em Colatina
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Uma freada brusca após um motorista avistar uma câmera do Cerco Inteligente pode ter motivado uma colisão que matou mãe e filha na última terça-feira, em Colatina, no Noroeste do Estado. A polícia ainda investiga a causa do acidente.
A caminhonete em que estavam Leni Vargas Ribeiro, de 57 anos, e Marília Vargas Ribeiro, de 38, colidiu de frente com um caminhão, no km 38 da BR-259, na localidade de Baunilha.
De acordo com informações preliminares, o motorista do caminhão contou à polícia que um carro que estava à sua frente na pista freou bruscamente após ver uma câmera do Cerco Inteligente.
Diante da freada repentina, o condutor do caminhão desviou para a pista oposta e bateu de frente com o carro das vítimas, um Fiat Toro.
Sobre o caso, o chefe de Comunicação da Polícia Rodoviária Federal (PRF), inspetor Wylis Lyra, informou que “aguarda o trabalho de perícia para identificar as causas do acidente”.
A colisão aconteceu ainda durante o dia, por volta das 12h50. O motorista do caminhão não se feriu com gravidade e passa bem.
Já o carro que Marília dirigia levava a mãe e o irmão mais novo, Adalberto Vargas Ribeiro, de 34 anos, que teve lesões graves e foi encaminhado para um hospital.
Segundo a polícia, os familiares voltavam de Vitória, em direção a Colatina, onde moravam. Os irmãos foram buscar a mãe no Aeroporto de Vitória. Leni havia acabado de retornar dos Estados Unidos.
Números
De acordo com o Observatório da Segurança Pública do Espírito Santo, de janeiro a julho deste ano foram registradas 482 mortes no trânsito capixaba, um aumento de quase 3% se comparado ao mesmo período do ano passado.
Além das 233 vítimas sobre motos, mais 176 pessoas, 37% do total de mortos, perderam a vida em outras colisões, como as que envolviam carros. Essa quantidade é 24% maior que em 2022. Outros 15%, 73 vítimas, foram atropelados.
A cidade que mais registrou acidentes com vítimas fatais foi a Serra, com 41 mortes, seguida de Linhares (23), Vila Velha (22) e São Mateus (22).
O inspetor Wylis Lyra reforçou a necessidade do respeito às regras de trânsito. “O princípio básico é dirigir respeitando a legislação, como por exemplo o limite de velocidade, independente da presença ou ausência de equipamentos de fiscalização”.
Motoristas cobram sinalização
Tecnologia que auxilia na identificação de crimes e irregularidades nas rodovias estaduais e federais, as câmeras do Cerco Inteligente têm sido confundidas com os radares. Motoristas cobram uma sinalização mais clara para diferenciar os equipamentos.
Motivo de dúvidas por parte dos condutores, a medição de velocidade não é uma atribuição das câmeras do Cerco, como reforçou o subsecretário de Comando e Inovações da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), coronel André Có. Este papel cabe aos radares.
“O nosso sistema não foi feito para fazer medição de velocidade, por isso, não temos capacidade nem pretensão de multar”, disse.
Para evitar a confusão entre as câmeras do Cerco e as dos radares, o subsecretário explicou que uma sinalização específica está em processo de aquisição.
“O Detran (Departamento de Trânsito do Estado), que gere o contrato do Cerco, iniciou no mês passado o processo de aquisição das placas de sinalização, identificando câmeras do nosso sistema”.
Independente da origem das câmeras, o coronel orienta prudência e respeito às regras de trânsito.
“Se você transita em uma via pública, você tem a obrigação de respeitar o limite de velocidade. Independente da sinalização, a prioridade é o respeito às regras”.
Atualmente, são 235 pontos monitorados pelo Cerco, espalhados por rodovias estaduais e federais, em um total de 975 câmeras ativas. A previsão é que até o final do ano os números cheguem à quantidade contratada pelo Detran, que é de 1.160 câmeras em 290 pontos.
O registro da infração de excesso de velocidade, no entanto, cabe aos radares, que, por lei, devem estar devidamente sinalizados.
Por outro lado, o chefe de Comunicação da Polícia Rodoviária Federal (PRF), inspetor Wylis Lyra, lembra que existem outras formas de fiscalização. “Há aparelhos portáteis e móveis que são utilizados. O condutor não pode justificar um erro levando em conta a sinalização”.
Saiba mais
Cerco Inteligente
Trata-se de uma ferramenta tecnológica composta por câmeras panorâmicas e de leitura de placas dos veículos que geram imagens e arquivos.
A partir dessa captura, um sistema de inteligência artificial busca no banco de dados gerado pelas imagens as informações que as autoridades precisam.
Foi Lançado em janeiro de 2022, com início da operação em abril do mesmo ano.
Números
São 235 pontos monitorados espalhados por rodovias estaduais e federais do Estado.
Há um total de 975 câmeras ativas.
A previsão é que até o final do ano os números cheguem à quantidade contratada pelo Detran, que é de 1.160 câmeras em 290 pontos.
Crimes
Entre os principais crimes identificados com a ajuda do Cerco estão o furto e roubo de veículos.
De abril a julho deste ano, 573 veículos foram recuperados com a ajuda do Cerco.
Além disso, a ferramenta auxilia na abordagem de veículos para coibir crimes como o contrabando de drogas e transporte ilegal de madeira, por exemplo.
Multas
O cerco Inteligente não possui a função de emitir multas por excesso de velocidade. Essa infração é fiscalizada pelos radares.
Vítimas fatais no trânsito*
Em colisões: 176
Atropelamentos: 73
Total: 482, incluindo os 233 motociclistas mortos.
*Os dados se referem ao período de janeiro a julho deste ano.
Por cidades
Serra: 41
Linhares: 23
Vila Velha: 22
São Mateus: 22
Colatina: 21
Vitória: 19
Viana: 18
Nova Venécia: 17
Guarapari: 17
Fontes: Entrevistados e Observatório da Segurança Pública do Espírito Santo.
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