X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

CPI vai investigar zoológico do ES onde onça atacou filhote recém-nascido

Vídeo filmado por um grupo de alunos flagrou o momento do ataque. Segundo informações preliminares, a administração do zoo não sabia da gravidez


Imagem ilustrativa da imagem CPI vai investigar zoológico do ES onde onça atacou filhote recém-nascido
De acordo com a parlamentar, a CPI irá apurar o caso e convocar os proprietários do zoológico para prestar esclarecimentos |  Foto: © Divulgação

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) de maus-tratos aos animais da Assembleia Legislativa de Vitória vai investigar o zoológico de Marechal Floriano onde um filhote de onça-pintada foi atacado ao nascer. A informação foi confirmada pela deputada estadual Janete de Sá na tarde desta quarta-feira (23).

De acordo com a parlamentar, a CPI irá apurar o caso e convocar os proprietários do zoológico para prestar esclarecimentos. "Como que os médicos veterinários não identificaram que uma fêmea estava prenha e prestes à parir e não isolou esse animal? Isso está claro para nós que é uma negligência", declarou a deputada em vídeo publicado nas redes sociais. 

Entenda o caso

Nesta terça-feira (22), um grupo de alunos de uma escola pública da Serra flagrou o momento em que um macho de onça-pintada roubou um filhote recém-nascido e fugiu com ele na boca em um zoológico de Marechal Floriano, na Região Serrana do Estado. 

Segundo informações da TV Tribuna/SBT, incialmente foi informado que o filhote não teria resistido. Porém, no fim da manhã desta quarta-feira, o Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) informou por meio de nota que o filhote estava vivo e recebendo cuidados junto da mãe.

O momento do nascimento foi registrado pelos alunos, que não esperavam ver ao vivo um parto de onça. Eles estavam filmando o recinto dos animais quando a fêmea se distanciou do grupo e agachou. Momentos depois, o filhote nasceu, mas enquanto a mãe lambia a oncinha, um macho apareceu, pegou o filhote com a boca e fugiu do local.

Os alunos, então, começaram a gritar e chamar por funcionários e professores para ajudar a resgatar a pequena onça.

Em relato à TV Tribuna/SBT, o professor que acompanhava o grupo afirmou que a reação dos proprietários e funcionários do zoológico foi inesperada. Primeiro, de acordo com o professor, eles disseram não saber que a onça estava grávida, e só teriam acreditado no caso quando o vídeo foi mostrado. 

Ele também contou que foi chamado em um local separado do grupo e que colaboradores do zoológico pediram que ele solicitasse aos alunos que deletassem as gravações dos vídeos, afirmando que não era ético divulgar o acontecido.

Um biólogo ouvido pela TV Tribuna/SBT disse que o comportamento de infanticídio praticado pelo macho é comum entre as onças, e que o zoológico teria que ter identificado que a fêmea estava grávida e a isolado do restante do grupo. 

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: