Líder do tráfico em Vila Velha é preso após sequestrar mulher
Ezequiel dos Santos Souza também é investigado por abusar da filha dela, de seis anos

Um homem descrito pela polícia como "traficante de altíssima periculosidade" foi preso no último dia 03 de outubro, durante uma ação de resgate à ex-companheira dele, sequestrada e mantida em cárcere privado no bairro Rio Branco, em Cariacica. Ezequiel dos Santos Souza, de 26 anos, conhecido como "Batutinha", é apontado como liderança criminosa na região do bairro São Torquato, em Vila Velha.
O delegado Leonardo Ávila, chefe da Delegacia Regional de Colatina, explicou que o suspeito estava ameaçando a mulher para que ela retirasse uma queixa feita no mês de julho, na qual a vítima o acusa de abusar sexualmente da filha dela, de seis anos.
"A ex-companheira do suspeito procurou a delegacia de Colatina para relatar um descumprimento de medidas protetivas e ameaças que ele estaria fazendo. Na verdade ele está respondendo a um inquérito por estupro de vulnerável e ele estava pressionando a ex-companheira para retirar essa queixa contra ele", explicou o delegado.
A queixa foi registrada pela mulher em Barra de São Francisco, no Noroeste do Estado, onde o casal passou algumas semanas escondido. A criança de seis anos é fruto de um relacionamento anterior da mulher. Já com o suspeito ela tem um filho de 3 anos e está grávida de um segundo.
"Ele começa a pressionar, através de ameaça com arma de fogo, a ela e a família, e ela com medo fugiu para Colatina e noticiou essa situação", detalhou Leonardo.
Após a denúncia, a mulher estava escondida na região rural de Colatina, onde passou duas semanas. Ela esteve na delegacia no dia 02 de setembro, relatando as ameaças. "Ela apresentou vídeos dele apontando arma de fogo. É um elemento de grande periculosidade" , destacou o delegado.
Na ocasião foi instaurado um inquérito por ameaça, violência psicológica e perseguição, além de descumprimento de medida protetiva.
"Nesse período ele trocou tiros com a Polícia Militar no bairro São Torquato e junto com alguns comparsas, através de ameaças à família, descobriu o local onde ela se encontrava, foi até Colatina e sequestrou ela e o filho e levou para Cariacica", contou Leonardo.
A delegacia de Colatina conseguiu a localização onde eles estariam e pediu um mandado de prisão preventiva contra ele, além de um mandado de busca e apreensão, cumpridos no dia 03 de outubro. Além dos crimes anteriores, o suspeito passou a responder também por sequestro e cárcere privado.
Durante a ação, a polícia ainda localizou drogas já embaladas para venda e uma arma de fogo de uso restrito. O delegado Ricardo Almeida, chefe do Departamento Especializado de Homicídios e Proteção à Pessoa, contou que o suspeito é investigado por diversos homicídios ocorridos em Vila Velha.
"Diante da periculosidade dele a gente montou uma equipe grande [...] Localizamos o alvo e com ele havia uma pistola com kit rajada, carregador estendido. Era um cara que estava ali pronto para qualquer coisa", comentou.
Já o delegado Cleudes Junior, adjunto da Divisão Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Vila Velha, lamentou a situação precária na qual a vítima foi encontrada. "Conseguimos identificar a vítima, que possivelmente estava em uma situação de cárcere porque era apenas um cômodo, e inclusive dentro do cômodo existia um balde com urina, o que demonstra que ela não poderia nem sair para ir a um banheiro", ressaltou.
Segundo ele, Ezequiel possui acima de 30 passagens criminais "por todos os crimes que vocês possam imaginar: tráfico, homicídio, porte ilegal de arma de fogo, violência contra a mulher. Ele já responde a pelo menos quatro inquéritos por homicídio na região de São Torquato, mas sempre foi muito difícil conseguir inclusive testemunhas para colocar ele como autor desses homicídios".
O delegado explicou que os moradores relatavam a autoria de Ezequiel nos crimes, mas tinham medo de denunciar.
Após a prisão, foi elaborado um relatório e repassado à delegacia de Colatina, onde os crimes de violência doméstica estão sendo apurados. Já na DHPP foi lavrado um flagrante pelo crime de porte ilegal de arma de fogo de uso restrito e pelo crime de tráfico de entorpecentes.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários