Distribuidora de bebidas de Jardim Camburi é flagrada com "gato" de energia
Ação conjunta da EDP com a Polícia Civil flagrou ligação direta em estabelecimento no Jardim Camburi, em Vitória

Um caso de furto de energia elétrica foi flagrado pela Polícia Civil juntamente com técnicos da EDP, em Vitória nesta quarta-feira (8). O estabelecimento responsável pelo delito seria uma distribuidora de bebidas, localizada no bairro Jardim Camburi.
As equipes deflagraram no local uma ligação direta na rede elétrica que desviava parte do consumo de energia, além da violação no medidor.
De acordo com a equipe técnica, a fraude, caracterizada como crime de furto de energia, fazia com que cerca de 45% da energia utilizada não fosse registrada, resultando em redução indevida no valor da fatura mensal.
Segundo a EDP as irregularidades foram desfeitas pelas equipes da EDP, restabelecendo o padrão de medição correto. O proprietário do estabelecimento foi conduzido à sede do Departamento de Investigações Criminais (Deic) da Polícia Civil, em Vitória, para prestar esclarecimentos.
Ocorrências de furto de energia
No primeiro semestre deste ano, a EDP registrou 8.176 ocorrências de furto. As operações da companhia conseguiram recuperar energia suficiente para abastecer o município de Linhares, com mais de 180 mil habitantes, por um mês.
A EDP reforça que o furto de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro, com pena de reclusão de 1 a 4 anos e multa.
Além disso, os responsáveis deverão ressarcir os valores referentes à energia não faturada, conforme determina a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), bem como os custos administrativos e operacionais.
A Distribuidora alerta ainda que, além do impacto financeiro, ligações clandestinas e manipulações na rede oferecem sérios riscos à segurança, podendo provocar curtos-circuitos, choques elétricos e até incêndios.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários