Receita de boteco: aprenda a fazer um filé de costela com queijo e creme de aipim
Chef ensina a preparar filé de costela com queijo e creme de aipim que rendeu prêmio ao Bar do Mineiro no Roda de Boteco
Escute essa reportagem

O Bar do Mineiro, localizado em Jacaraípe, na Serra, levou o primeiro lugar na categoria “Melhor Boteco” pela terceira vez consecutiva no Roda de Boteco em 2025. Desta vez, a casa teve como representante o Entrecôte ao Creme, um creme de aipim com bacon, linguiça calabresa, filé de costela bovina desfiado e queijo muçarela.
O prato, além de saboroso e farto, nasceu da criatividade e da experiência acumulada na cozinha do bar.
“Eu fazia muita carne seca com abóbora na panela e, de vez em quando, sobrava. A carne ia ficando desfiada e feia, não tinha como servir mais daquele jeito, então pensei: ‘Tenho que dar um destino para ela’”, contou o proprietário do estabelecimento João José de Freitas.
Foi então que ele tentou aproveitá-la de outras formas. “Pensei em um escondidinho. Não fui eu que criei o creme, seria mentira falar isso. Mas a ideia de usar com o filé de costela, o jeito de montar, foi tudo criação minha mesmo”, afirmou ele.
O prato, preparado pela chef Keila Monteiro, não só agradou o público como garantiu ao estabelecimento o tricampeonato: o Bar do Mineiro foi campeão do Roda de Boteco em 2023, 2024 e 2025.
O sucesso é mérito tanto de João quanto da esposa, Neide Maria Medeiros, que é também sua sócia no bar. Em 2004 João foi para a Itália e conheceu Neide. Por coincidência, os dois não só eram brasileiros, como também mineiros, de cidades que ficam a apenas 40 quilômetros uma da outra.
“A gente vivia tão perto no Brasil e só foi se conhecer lá do outro lado do mundo”, brincou João.
Em 2009, com a morte do pai de Neide, o casal voltou ao Brasil para assumir o bar da família, que funcionava na Serra. “A gente voltou com o pé atrás. Eu até queria retornar para a Itália, mas chegando aqui percebi que tinha jeito para o comércio, e deu certo”, recordou João.

Receita
Creme de aipim

Ingredientes
3 kg de aipim
2 colheres de sopa de margarina
2 colheres de sopa de açafrão em pó
250 g de calabresa picada
250 g de bacon picado
1 cebola grande picada
Alho e sal a gosto
Modo de preparo
Em uma panela de pressão leve o aipim com o açafrão e a margarina. Adicione água até cobrir o aipim e deixe na pressão por 30 minutos.
Quando esfriar, bata no liquidificador ou processador até que fique com aparência de um creme.
Em uma frigideira, coloque o sal e alho a gosto, deixe dourando um pouco e depois acrescente a calabresa e o bacon cortados em pequenos cubos.
Depois misture com o creme e deixe por cerca de 7 minutos em fogo baixo e fique mexendo para não agarrar no fundo.
Entrecôte

Ingredientes
2 kg de entrecôte ( ou ancho ou filé de costela)
1 cebola grande picada
1 pimentão mediano picado
1 lata de cerveja Malzbier
Sal e alho a gosto
Modo de preparo
Em uma panela de pressão adicione tudo e complete com água até quase cobrir a carne. Deixe cozinhando na pressão por meia hora. Depois desfie a carne.
Ingredientes adicionais
Para montagem e finalização do prato, utilize queijo muçarela ralado e farofa de bacon com pequenas lascas de bacon tostadas na air fyer.
Montagem

Em uma cumbuca sobre um prato, adicione o creme de aipim, queijo muçarela a gosto, o entrecôte a gosto, mais creme de aipim até que entorne ao redor da cumbuca e derrame no prato.
Adicione mais queijo muçarela por cima e ao redor da cumbuca e use um maçarico para gratinar.
Finalize com a farofa de bacon por cima e ao redor do prato.
Utilize um ramo de hortelã pimenta e duas pimentas para ornamentação.
Dica extra
Segredo do chef
Ingredientes certos
Para quem for preparar a receita em casa, um dos segredos, de acordo com o chef João José de Freitas, está na escolha dos ingredientes e no tempo de preparo. “A escola dos ingredientes sempre vai impactar no sabor final do prato. Outra dica é não ter pressa para cozinhar a costela. Deixe ela bem macia, quase desmanchando, para depois desfiar. E use um creme de aipim bem temperado”.
Outra sugestão é o cuidado na finalização. Capriche no queijo na hora de gratinar. A casquinha dourada por cima é o que dá o visual bonito e aquele sabor que todo mundo ama”.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários