Doce sueco à base de canela faz sucesso no ES
Padeira ensina a preparar o cinnamon roll, pãozinho em formato de espiral com recheio de canela, ideal para o café
Escute essa reportagem

Se tem um doce que faz sucesso em cafeterias e padarias brasileiras é o cinnamon roll, um pãozinho geralmente em formato de espiral e com recheio de canela, perfeito para acompanhar nos momentos de café.
O cinnamon roll do formato que é conhecido hoje tem origem no início do século XX, na Suécia, onde é chamado de kanelbulle. Ao chegar nos Estados Unidos, acabou fazendo ainda mais sucesso.
Nesta edição de Como Fazer, Luciana Jucá, que é padeira e proprietária da padaria artesanal Jucá, localizada em Vitória, dá o passo a passo para os leitores de como prepará-lo.
“O cinnamon roll é um pãozinho enroladinho de canela que eu conheci há uns bons anos, há uns 20 anos, quando morei nos Estados Unidos”, conta.
“Quando vim para cá e me tornei padeira, quis trazer esse mesmo sabor. Então foi muita pesquisa, muito teste para chegar no sabor do cinnamon da Jucá. E as pessoas gostam muito!”.
A receita de Luciana tem três etapas: preparação da massa, do recheio e finalização. Muitos ingredientes podem ser encontrados em casa. “É só seguir o passo a passo que dá muito certo”.
Na Jucá, o cinnamon roll passa por um processo de longa fermentação. Ou seja, depois que a massa está montada, ela descansa por um dia para poder ser assada. “O glúten é melhor trabalhado, o alimento se torna mais digerível e a massa fica com um índice glicêmico mais baixo”.
Luciana deu a dica para os leitores fazerem o mesmo. Se não quiserem, depois de modelar a massa, basta deixá-la descansar por duas horas ou até dobrar de tamanho para que vá para o forno.
A padaria artesanal Jucá está presente no Instagram @jucanacozinha.
Confira a Receita
Cinnamon Roll

A receita ensinada por Luciana Jucá no vídeo de Como Fazer utiliza uma batedeira com capacidade para seis litros. Abaixo, está o passo a passo para leitores com batedeiras de menor potência, caseiras.
Receita

Rende de cinco a seis unidades de cinnamon roll.
Ingredientes
300 g de trigo.
45 g de açúcar.
3 g de sal.
3 g de fermento.
40 g de ovos.
7 g de baunilha essência.
50 g de creme de leite.
40 g de manteiga sem sal (ponto pomada).
40 ml de água.
110 g de abóbora cozida.
Modo de preparo
Etapa 1 - preparação da massa
A primeira etapa é a de preparar a massa. O processo todo dura cerca de 10 minutos, podendo variar de acordo com a batedeira e marcas dos ingredientes que cada um tem em casa.
Primeiramente, leve os ingredientes para a batedeira, com exceção da manteiga, colocando os secos e depois os líquidos. De início, utilize 2/3 da água total da receita.
A batedeira, que deve estar com um batedor de gancho, precisa ficar em uma velocidade baixa. Bata os ingredientes e vá adicionando o 1/3 da água que restou, aos poucos.
Quando a massa estiver mais consistente, adicione a manteiga aos poucos e continue batendo.
Observação: Se a massa ficar muito quente, é importante parar um pouco para depois continuar.
Quando a massa já estiver desgrudando da vasilha, aumente a velocidade da batedeira e deixe bater até ficar lisa e brilhante. Ao chegar nesse ponto, está pronta.
Leve o conteúdo para um bow levemente untado com manteiga e coloque um plástico para cobrir. Deixe descansar por duas horas ou até dobrar o volume.
Etapa 2 - preparação do recheio
Em uma vasilha, misture os ingredientes: 10 g de canela, 20 g de açúcar mascavo e 20 g de manteiga derretida.
Etapa 3 - finalização
Depois de descansada, leve a massa para uma superfície e, com um rolo, abra até ficar com um dedo de espessura.
Em seguida, adicione o recheio de canela em cima, evitando levá-lo para as bordas.
Enrole a massa com muito cuidado e, posteriormente, corte as unidades de cinnamon roll, de três em três dedos.
Unte um tabuleiro com manteiga e leve as unidades para descansar nele, posicionando-as com dois dedos de distância.
Deixe os cinnamon rolls descansarem por mais 2 horas, período em que vão dobrar de volume. Após esse tempo, aplique pinceladas de ovo em cima deles e os levem para o forno por 15 minutos em 180ºC.
Observação
Se quiser fazer uma longa fermentação desses pãezinhos, depois de moldados, coloque um plástico por cima e os leve para a geladeira. Deixe-os lá por 24h e depois retire-os, esperando duas horas para levá-los ao forno ou até dobrar de volume.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários