Aprenda a fazer três caldinhos mais populares nos bares da Grande Vitória
Chef ensina o preparo de três receitas práticas e saborosas para aproveitar período de baixas temperaturas
Escute essa reportagem

Com as temperaturas caindo, não há nada melhor para acompanhar o drinque do happy hour do que um bom caldo. A reportagem de A Tribuna convidou a chef e instrutora do Grau Técnico, Waleska Miranda, para ensinar três receitas de caldinhos que fazem sucesso nos bares do ES: caldo verde, canjiquinha e caldo de frango — este último, popularmente conhecido como caldo de kenga.
“São três receitas fáceis e rápidas de fazer em casa. Elas são famosas e fazem muito sucesso nos bares. Com certeza, quem fizer vai aproveitar!”, afirma Waleska, “Uma curiosidade: ‘kenga’ vem de uma gíria mineira que significa galinha”.
Entre as dicas da chef, está um detalhe importante no preparo: não mexer na carne enquanto ela refoga, pois isso pode alterar o sabor do caldo.
“É preciso deixar a carne caramelizar. Isso é o que dá sabor ao caldo. O que é isso? É quando a carne forma aquela crostinha no fundo da panela, ou seja, gruda levemente. Vou ensinar o preparo em panela comum, mas também é possível fazer na panela de pressão”, explica.
Depois de prontos, por que não deixar os caldos ainda mais bonitos? Segundo Waleska, isso é fácil. Um maço de couve cortada em tiras finas e enroladas dá um toque especial ao caldo verde e à canjiquinha. Já o amarelo vibrante do caldo de kenga combina perfeitamente com o verde da cebolinha picada.
A chef também compartilha uma dica para cortar a couve: ela prefere o corte chiffonade, seguido de um corte ao meio.
“Chiffonade é um corte clássico que deixa a couve mais compridinha. A vantagem é que ela fica mais soltinha no caldo”, ensina.
Confira as receitas
Caldo de Kenga

Frango e mandioca. Quer coisa melhor para passar um final de semana de frio?
Ingredientes (para quatro pessoas)
500g de mandioca cozida.
500g de frango desfiado
50g de molho de tomate.
1 cebola
3 dentes de alho.
Salsa, cebolinha e sal a gosto.
Preparo
Primeiro cozinhe a mandioca. Com a própria água do cozimento, bata no liquidificador até ficar em uma textura um pouco mais grossa. Cozinhe e desfie o frango da forma de sua preferência. Reserve-os.
Coloque azeite ou óleo na panela. Comece pela cebola, refogue-a e em seguida, coloque os três dentes de alho. A ordem é importante pois o alho tem menos água e frita antes.
Depois coloque o frango desfiado, molho de tomate e temperos à gosto. Pimenta do reino, açafrão ou páprica são sugestões da profissional.
Caso grude na panela, adicione um pouco de água.
A mandioca reservada anteriormente deve ser colocada nesse momento. Adicione salsinha e cebolinha a gosto. Espere ferver. Costuma demorar de 5 a 10 minutos.
Caldo verde (porção para quatro pessoas)

Perfeito para aquecer nos dias frios, uma porção para quatro pessoas do famoso caldo verde pode ser preparado rapidamente e com ingredientes que todo mundo tem em casa.
Ingredientes
1 kg de batata.
1 maço de couve cortada fininha.
100g de bacon.
100g de linguiça.
100g de paiol.
1 cebola.
3 dentes de alho.
Salsa, cebolinha e sal a gosto.
Preparo
Primeiro cozinhe as batatas. Em seguida, à sua preferência, para dar cor ao caldo, adicione um pouco de couve picada. Misture tudo no liquidificador até virar um creme e reserve. Não precisa peneirar.
Na panela, coloque um fio de azeite ou de óleo de soja. Comece selando as carnes. Não fique mexendo muito. Deixe dar aquela grudada de leve no fundo.
Em seguida, adicione o alho e a cebola e espere até caramelizar.
O próximo passo é colocar as batatas e a couve. Espere até ferver. Costuma demorar de 5 a 10 minutos.
Canjiquinha (porção para duas pessoas)

Popular e amada, principalmente pelos vizinhos mineiros, a Canjiquinha não tem data específica de quando surgiu mas há documentos que citam 1978.
Ingredientes
100g de canjica.
50g de bacon.
50g de linguíça.
50g de paiol.
Meia cebola.
3 dentes de alho.
50g de molho de extrato de tomate.
Cebolinha, pimenta do reino e sal a gosto.
Preparo
Coloque um fio de azeite na panela. Em seguida adicione as proteinas. Primeiro o bacon e depois as outras duas.
Assim que as carnes caramelizarem, ou seja, suas superfícies dourarem (mas sem queimar), adicione a cebola picada em cubinhos. Depois é a vez do alho picado.
O próximo passo é adicionar o extrato de tomate e os temperos de sua preferência.
Em seguida é hora de colocar a canjiquinha e misturar tudo. Em seguida, adicione um litro de água e deixe no forno até ferver. Em média, demora de 10 a 15 minutos.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários