Aprenda a fazer um doce de banana que combina com todas as refeições
Empresário de Vargem Alta ensina a preparar a sobremesa em versões cremosa, tradicional, sem açúcar e até com açaí
Escute essa reportagem
O doce de banana é uma receita que, para muita gente, tem sabor de infância. Além de afetiva, é uma sobremesa versátil, que combina com todas as refeições e pode ser saboreada pura ou acompanhada de pães, biscoitos, queijos, bolos, tortas, sorvetes, creme de leite e doce de leite.
No “Como Fazer” desta semana, Romildo Antônio Fardin, fundador da Doces Fardin, agroindústria de Vargem Alta que produz cerca de 200 toneladas de doces à base de banana por mês, ensina a preparar a delícia em versões cremosa, tradicional, sem açúcar e até com açaí.
Para quem não tem muita experiência culinária, uma boa notícia: o doce de banana é fácil de preparar. A receita, tanto na versão cremosa quanto na de corte, requer apenas dois ingredientes: banana madura e açúcar. A maior dificuldade, de acordo com Romildo, é ter paciência para aguardar o cozimento.
“Escolha bananas maduras, pois elas garantem o sabor adocicado e a textura ideal para o doce. A variedade mais comum para essa receita é a banana-prata, mas também é possível usar a banana-nanica, que traz um toque ainda mais suave. Para a versão tradicional, basta cortar as bananas em rodelas ou em pedaços pequenos e colocá-las em uma panela”, disse ele.
Romildo destaca que, na receita tradicional, o açúcar faz toda a diferença.
“Adicione açúcar a gosto, mas cuidado para não exagerar, pois a banana já tem uma doçura natural. Em seguida, leve a panela ao fogo baixo, mexendo sempre, até que as bananas comecem a se desmanchar e formem uma calda espessa. Nesse momento, se desejar, adicione um pouco de canela para dar um toque especial, ou até um cravo-da-índia, que perfuma o doce”, completou.
Para quem prefere a versão cremosa, o segredo está na adição de leite condensado, que traz cremosidade e intensifica o sabor.
“Ao incorporar o leite condensado ao doce de banana já cozido, continue mexendo em fogo baixo até que o doce adquira uma textura aveludada. O ponto ideal é quando ele começa a desgrudar do fundo da panela, mas ainda mantém uma consistência suave e cremosa”.
A Doces Fardin foi fundada pelo casal Romildo Antônio e Marivânia Fardin. Para produzir as cerca de 200 toneladas de doces mensais, a empresa utiliza 312 toneladas de bananas.
Receitas
Doce de banana cremoso
Ingredientes
1kg de banana-nanica ou prata.
200 a 300g de açúcar (a gosto).
Modo de fazer
Descascar as bananas e cortá-las em rodelas. Colocar em uma panela junto com o açúcar. Importante: usar uma panela grossa e funda para evitar acidentes. Cozinhar em fogo médio a alto. Mexer até o doce começar a desgrudar da panela e desligar o fogo. Depois de esfriar, colocar em um pote limpo. Pode ficar armazenado na geladeira por até 30 dias.
Doce de banana de corte
Ingredientes
1kg de banana-nanica ou prata.
200 a 300g de açúcar (a gosto).
Modo de fazer
O passo a passo é quase o mesmo do doce de banana cremoso, mas há um truque simples para saber se ele está no ponto para cortar. Quando o doce ainda estiver cozinhando, mas já desgrudando da panela, pegar um pouco com uma colher de chá e jogar em um copo com água fria. Quanto mais fria, melhor.
Esperar esfriar e experimentar. Se o doce estiver molinho, é necessário cozinhar por mais tempo. Mas se estiver durinho, é hora de tirar a panela do fogo.
Esperar o doce esfriar e depois colocá-lo em uma forma ou travessa untada com manteiga. Quando o doce estiver frio, desenformar, cortar em pedaços e passar no açúcar, se desejar.
Doce de banana sem açúcar
Ingredientes
1kg de banana-nanica ou prata.
Modo de fazer
O passo a passo é quase o mesmo do doce de banana com açúcar, mas é necessário bater ou amassar as bananas no liquidificador antes de colocá-las na panela.
Doce de banana cremoso ou de corte com açaí
Ingredientes
1 kg de banana-nanica ou prata.
200 a 300g de açúcar (a gosto).
80g de polpa de açaí concentrado.
Modo de fazer
Misturar todos os ingredientes na panela e seguir com o passo a passo dos doce de banana cremoso ou de corte.
Comentários