X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esporte Capixaba

Real Noroeste e Rio Branco se enfrentam em 1º duelo de capixabas da Copa Verde

Partida será realizada na noite desta quarta-feira, a partir das 19 horas, em Águia Branca



Imagem ilustrativa da imagem Real Noroeste e Rio Branco se enfrentam em 1º duelo de capixabas da Copa Verde
Jogadores do Rio Branco na última partida do Capixabão |  Foto: Laila Pecorari/RB

Uma partida histórica será realizada na noite desta quarta-feira (28), em Águia Branca. Real Noroeste e Rio Branco entram em campo, em partida válida pela 1ª fase da Copa Verde, para realizar o primeiro duelo entre capixabas na competição nacional. O confronto está marcado para as 19 horas, no estádio José Olimpio da Rocha. 

Na primeira fase da competição, 16 times disputam em jogo único uma vaga para a próxima fase. Os oito classificados avançam para as oitavas de final, onde já estão os clubes melhores ranqueados na Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A partir das quartas de final, todas as partidas são ida e volta.

Enquanto o Real Noroeste, atual tricampeão capixaba, está a caminho da sua 5ª participação no torneio, a equipe Capa-preta - maior campeã capixaba da história com 37 títulos -, estará na competição pela 4ª vez.

O time capixaba que avançar para a 2ª fase nesta temporada já tem um adversário a espera: o Vila Nova (GO), em jogo único e fora de casa.

Disputada desde 2014, entre equipes da região Norte e Centro-Oeste, junto do Espírito Santo, a Copa Verde nunca teve um campeão capixaba. O time que chegou mais perto do título foi o Atlético Itapemirim, que conquistou o vice-campeonato em 2018. 

É importante ressaltar que o clube campeão da Copa Verde garante uma vaga direta na 3ª fase da Copa do Brasil de 2025.

Campanhas capixabas

Oito equipes do futebol do Espírito Santo já participaram da Copa Verde ao longo dos anos, no entanto, nenhuma delas conseguiu soltar o grito de "É campeão!".

A melhor campanha do Real Noroeste, que participa do torneio pela 5ª vez, foi em 2022. Na ocasião, a equipe chegou até as quartas de final e foi eliminado nos pênaltis pelo Vila Nova (GO).

A melhor campanha do Rio Branco também foi até as quartas de final da competição, mas em 2017. Naquele ano, a equipe Capa-preta acabou sendo eliminada pelo Luverdense.

A primeira equipe capixaba a participar da Copa Verde foi a Desportiva Ferroviária em 2014 - ano de estreia do torneio. No entanto, o time Grená foi eliminado na primeira fase pelo Cuiabá.

No ano seguinte, foi a vez do Estrela do Norte tentar a sorte na competição. O Gigante do Sumaré acabou eliminado na segunda fase - também pelo Cuiabá.

Já em 2016, o Espírito Santo foi eliminado na primeira fase pelo Aparecidense. E, dois anos depois, em 2018, o Atlético Itapemirim fez com que os capixabas acreditassem em um título inédito. Isso porque a equipe chegou até a final da Copa Verde, mas acabou perdendo o título para o Paysandu.

Em 2019, o Vitória estreou na competição, mas acabou saindo ainda na primeira fase ao ser eliminado nos pênaltis para o Brasiliense.

A partir de 2020, o Espírito Santo conseguiu incluir duas equipes no torneio. Foi quando Real Noroeste e Vitória representaram o Estado, mas acabaram eliminados na primeira fase por Palmas (TO) e Brasiliense, respectivamente.

No ano seguinte, em 2021, os xarás Rio Branco e Rio Branco de Venda Nova participaram do campeonato. Enquanto o Tricolor Polenteiro foi eliminado na segunda fase pelo Vila Nova (GO), o Capa-preta saiu logo na primeira fase contra o Brasiliense.

Em 2023, Real Noroeste e Rio Branco também jogaram a competição, mas foram eliminados na primeira fase por União Rondonópolis e Ceilândia, respectivamente.

Capixabão

Depois do confronto desta quarta-feira (28), pela Copa Verde, Real Noroeste e Rio Branco voltam a se enfrentar, no próximo sábado (02), mas desta vez pela 9ª rodada do Campeonato Capixaba. Enquanto a equipe Merengue é a vice-líder com 15 pontos, o Capa-preta lidera de forma isolada com 19 pontos e não pode mais ser alcançado nesta primeira fase da competição.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: