Primeira final de capixaba vem com título de bodyboarding
Capixaba João Paulo dos Santos, de 19 anos, venceu a categoria Open masculina, após quase não se inscrever para o Brasileiro
Escute essa reportagem
A etapa de abertura do Circuito Brasileiro de Bodyboarding de 2023 terminou neste domingo, com os campeões e campeãs de cada categoria levantando o troféu diante do público e da torcida, que estavam na praia de Itaparica, em Vila Velha, prestigiando o torneio - que teve o apoio da Rede Tribuna de Comunicação.
Um dos campeões, o atleta capixaba João Paulo dos Santos, de 19 anos, que venceu a categoria Open masculina, contou que quase não se inscreveu para o campeonato, mas que está muito feliz com o título.
Leia mais sobre Esportes Capixaba aqui
“Foi a primeira vez que cheguei em uma final do Brasileiro e consegui o título. Estou muito feliz, não estava em uma fase boa, estava desanimado, acabei pagando minha inscrição no último dia e consegui vencer”, afirmou ele, que agora tem mais uma meta pelo caminho.
“Desde que comecei a surfar, em 2016, meu objetivo era ser campeão. Agora vou em busca de realizar esse sonho e quero tentar o título nacional”, afirmou João, que foi incentivado pelos amigos a participar do circuito.
“Não consigo nem explicar. Acho que Deus envia as pessoas certas no nosso caminho. Meus amigos começaram a me incentivar, me motivar e acabei me inscrevendo. Agora estou motivado a seguir para as próximas etapas”.
Além de João Paulo, o pódio da categoria Open masculina foi formada pelo alagoano Emanuel Gomes, e pelos capixabas Diego Rodrigues e Paulo Galatti .
Já na categoria Open feminino, a grande campeã foi a paranaense Mayra Gonçalves, que agradeceu a todos que a ajudaram
“Foi uma correria grande para estar aqui e participar do Circuito. Foi bem difícil. Então só quero agradece a todos que me apoiaram. Estou muito feliz pelo título”, ressaltou ela ao receber o troféu.
Ao seu lado, em segundo e terceiro lugar respectivamente, ficaram as capixabas Fernanda Zacché e Luiza Majevski
Letícia Alves volta a fazer história na categoria PCD
Uma das categorias disputadas na 1ª Etapa do Circuito Brasileiro de Bodyboarding foi a exclusiva para Pessoas com Deficiência (PcDs) e, entre os participantes, estava a vice-campeã do Circuito Mundial Wahine Bodyboarding Pro, Letícia Alves, de apenas 15 anos.
Segundo ela, o surfe entrou em sua vida pouco tempo antes do Circuito Mundial, que foi realizado, na Serra, em abril deste ano.
“Faltavam três meses para o Wahine, aí meu treinador me perguntou se eu não queria praticar o esporte e participar. Eu nunca tinha surfado, mas ele me deu umas aulas, comecei a treinar e fiquei em 2º lugar no Circuito. Depois parei de treinar de novo, mas voltei agora para o brasileiro”, revelou ela, que é biamputada e conta com o auxílio do treinador Hudson Renato para pegar as ondas.
“Meu treinador me dá um apoio no mar porque não consigo me equilibrar tanto na prancha e também tenho mais dificuldade para levantar. Então vou com ele. O medo existe, mas nada que seja muito punk e que me impeça. Meu medo me dá mais vontade de ir e conseguir”, afirmou Letícia, que ficou com a 3ª colocação nesta etapa do Circuito Brasileiro.
“Agora, meu objetivo continuar competindo e treinando porque quero conquistar o 1º lugar”, ressaltou a capixaba.
Paulista vence na master
O Circuito Brasileiro de Bodyboarding de 2023, sediado na praia de Itaparica, em Vila Velha, contou com a disputa de cinco categorias: Open masculino e feminino, sub-18 masculino, Master 35+ masculino e feminino, além de Legend 45+ masculino e PcD.
Nas categorias master, uma paulista e um alagoano subiram na parte mais alta do pódio para levantar o troféu da 1ª etapa do brasileiro.
No feminino, Dada Oliveira, de 53 anos, ficou com a vitória e revelou que vai seguir participando dos circuitos.
“Comecei a praticar o bodyboard em 1984, depois de um tempo parei de competir, mas nunca parei de praticar. Aí em 2021 voltei e agora estou aqui. Desde então venho me dando bem nos campeonatos. Estou muito feliz, muito emocionada. Esse campeonato foi demais”, afirmou ela.
Outras três atletas completaram o pódio do Master 35+ feminino: a capixaba Elizangela Fragoso, a paranaense Perola Souza e a também capixaba Clarice Santos. Já na mesma categoria, porém masculina, quem venceu foi o alagoano Tiburcio Neto. Na sequência, os capixabas Marcelo Miranda e Elwes Vieira ficaram em 2º e 3º, respectivamente, enquanto o cearense Marlus Joca ficou na 4ª posição.
Aos 46 anos, o campeão Tibucio Neto levou para casa também o título da categoria Legends 45+.
“Gostei muito da minha atuação. Me preparei muito para esse campeonato, estava nessa preparação já há alguns meses. Então estou muito feliz. Essa etapa desvinculou o amador do profissional e superou nossas expectativas”, afirmou o alagoano, que explicou também o porquê dessa divisão entre amadores e profissionais ser tão importante para os atletas.
“Quando já um campeonato conjunto, a prioridade sempre vai ser do profissional. Então com essa divisão, você tem total espaço para o atleta amador”, revelou ele.
Leia mais
Vitória perde a segunda seguida na série D do Brasileirão
Sintonia no amor e dentro do mar para disputa de campeonato
Pódio da 1ª Etapa do Circuito Brasileiro de Bodyboarding
Categoria Open Masculino
1º Lugar: João Paulo dos Santos (ES)
2º Lugar: Emanuel Gomes (AL)
3º Lugar: Diego Rodrigues (ES)
4º Lugar: Paulo Galatti (ES)
Categoria Open Feminino
1º Lugar: Mayra Gonçalves (PR)
2º Lugar: Fernanda Zacché
3º Lugar: Luiza Majevski
Categoria Sub-18 Masculino
1º Lugar: Rafael Santos (CE)
2º Lugar: Roger Fusculin (PR)
3º Lugar: Leonardo da Silva (RJ)
4º Lugar: Matheus Rodrigues (ES)
Categoria Master Feminino
1º Lugar: Dada Oliveira (SP)
2º Lugar: Elizagela Fragoso (ES)
3º Lugar: Perola Souza (PR)
4º Lugar: Clarice Santos (ES)
Categoria Master Masculino
1º Lugar: Tibucio Neto (AL)
2º Lugar: Joaquim Carvalho (RJ)
3º Lugar: Claiton Silva (SC)
4º Lugar: Jeff Urdam (RJ)
Categoria Legends Masculino
1º Lugar: Tiburcio Neto (AL)
2º Lugar: Marcelo Miranda (ES)
3º Lugar: Elwes Vieira (ES)
4º Lugar: Marlus Joca (CE)
Categoria PCD
1º Lugar: Luan Alves (ES)
2º Lugar: Vagner Andrade (SP)
3º Lugar: Letícia Alves (ES)
Leia mais
Disputas acirradas no primeiro dia de competição em Itaparica
Capixaba hexacampeão mundial de kickboxing recebe homenagem na Itália
Comentários