Jogadora de handebol capixaba estreia nas Olimpíadas de Paris nesta quinta
Ana Claudia Bolzan é a primeira capixaba a entrar em ação nos Jogos Olímpicos de Paris
Escute essa reportagem
Natural de Mantenópolis, a jogadora de handebol Ana Claudia Bolzan é a primeira capixaba a entrar em ação nos Jogos Olímpicos Paris-2024. A atleta entra em quadra com a seleção brasileira para enfrentar a Espanha, às 9 horas desta quinta-feira (25), pela primeira rodada da fase de grupos. A partida também marca a estreia da ponteira, de 28 anos, em Olimpíadas.
Ana Claudia começou a se destacar na modalidade atuando pelo Colégio Castro Alves, de Cariacica, sendo campeã dos Jogos Escolares do Espírito Santo, entre 2010 e 2013. Logo após, a atleta participou e conquistou etapas nacionais e internacionais, passando a ter convocações para a seleção.
O Brasil está no grupo B e as quatro melhores seleções avançam para as quartas de final. A missão não será fácil para as brasileiras que caíram na chave da equipe francesa, atual campeã olímpica, e também da Hungria, que coleciona três medalhas na história dos jogos, além da Holanda (campeã Mundial em 2021) e Angola (tetracampeã africana).
A seleção brasileira foi campeã Mundial, em 2013, mas como melhor resultado nas Olimpíadas tem duas quartas de final nas edições de 2012 e 2016.
Outros capixabas
Além de Ana Claudia, o Espírito Santo conta com mais 10 atletas que são nascidos ou treinam em terras capixabas que vão participar do maior evento multiesportivo do mundo. Veja quem são:
- Paulo André Camilo: 100 metros rasos e no revezamento 4x100 metros
- Didi Louzada: basquete
- Déborah Medrado: ginástica rítmica
- Sofia Madeira: ginástica rítmica
- André Stein: vôlei de praia
- Evandro: vôlei de praia (treina no Espírito Santo)
- Arthur Lanci: vôlei de praia (treina no Espírito Santo)
- Patrícia Scheppa: handebol de praia (modalidade exibição sem disputa de medalha)
- Mikaela Oliveira: taekwondo (modalidade exibição sem disputa de medalha)
- Pedro Arthur Alves: taekwondo (modalidade exibição sem disputa de medalha)
Comentários