X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esporte Capixaba

Brasil já conquistou 150 medalhas olímpicas

Primeiras participações brasileiras foram nos Jogos de 1920, em Antuérpia


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Brasil já conquistou 150 medalhas olímpicas
Alison Mamute conquistou duas medalhas para o Brasil (Prata em Londres 2012 e Ouro na Rio 2016) |  Foto: Arquivo Jornal A Tribuna

O Brasil tem um total de 150 medalhas olímpicas em sua história. Dessas, 37 são de ouro, 42 de prata e 71 de bronze.

As primeiras participações brasileiras foram nos Jogos de 1920, em Antuérpia, onde conquistamos nossas primeiras medalhas olímpicas no tiro esportivo: uma de ouro com Guilherme Paraense, uma de prata com Afrânio Antônio da Costa e uma de bronze por equipes.

Em 1948, em Londres, a seleção masculina de basquete ganhou a primeira medalha olímpica em esporte coletivo, conquistando o bronze. O ouro em esportes coletivos veio somente em 1992, com o vôlei masculino, nos Jogos de Barcelona.

A partir das Olimpíadas de Moscou em 1980, a vela se tornou um dos destaques para o Brasil, resultando em duas medalhas de ouro. Robert Scheidt e Torben Grael são os maiores medalhistas olímpicos brasileiros na modalidade, cada um com cinco medalhas. Scheidt possui duas pratas e um bronze, enquanto Grael tem uma prata e dois bronzes.

Isaquias Queiroz, Serginho (vôlei) e Gustavo Borges (natação) são os atletas com quatro medalhas olímpicas. Isaquias tem a chance de conquistar até três medalhas nas próximas Olimpíadas, o que poderia colocá-lo como o maior medalhista olímpico da história do Brasil.

No judô, o esporte que mais rendeu medalhas para o Brasil, foram conquistadas 24 medalhas desde a primeira em 1972. Entre as modalidades, vela e atletismo possuem 19 medalhas cada, sendo a vela a que mais trouxe ouros para o Brasil, com oito no total. O Brasil já ganhou medalhas olímpicas em 19 diferentes modalidades, incluindo o surfe e o skate, que estrearam nos Jogos de Tóquio em 2021.

Desde 1920, o hino nacional brasileiro foi tocado em em 13 das 24 Olimpíadas realizadas.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: