Disputa neste sábado pelo topo da tabela da Copa Espírito Santo
Porto Vitória e Vitória são os dois primeiros colocados do torneio e vão medir forças no Kleber Andrade, pela sexta rodada
Escute essa reportagem
A expectativa é grande para o clássico da Ilha, na tarde deste sábado (01), a partir das 15 horas, no estádio Kleber Andrade, em Cariacica. Porto e Vitória farão um jogo de líderes da Copa Espírito Santo, pela sexta rodada da competição.
O time mandante é o primeiro colocado, com 12 pontos em cinco partidas, e pode se isolar ainda mais no topo da tabela, se vencer. Já em caso de vitória do Alvianil, a equipe de Rafael Jaques diminui a vantagem do adversário para apenas um ponto.
Na última rodada, o Porto Vitória derrotou o Sport por 4 a 2, no mesmo local do confronto de logo mais. E o Vitória conseguiu um resultado significante contra o Real Noroeste, depois de sair perdendo por 4 a 1 e empatar o duelo em 4 a 4.
Rafael Jaques, treinador do Alvianil, falou sobre o adversário de hoje e a sua expectativa:
“O Porto está dando sequência no trabalho do estadual. Mantiveram a base da equipe e ainda se fortaleceram. Sem dúvida nenhuma, por merecimento, são os líderes da competição, têm feito grandes jogos e uma campanha muito boa. E nós, passando por uma reconstrução, com um elenco praticamente novo, estamos passo a passo trabalhando para fazer o melhor. Será um confronto muito difícil, de bom nível técnico, tático e físico e a expectativa é que a gente faça um bom duelo e seja um bom jogo para quem for assistir”.
O técnico citou o principal objetivo do Vitória.
“A princípio, a nossa principal meta não é atingir a liderança, mas ajustar e encontrar a melhor equipe e o nosso melhor modelo de jogo. E os pontos, a gente vem conquistando com muita dedicação, trabalho, esforço e dificuldade. Mas o principal pensamento é que ao longo dessa primeira fase nós possamos encontrar a melhor maneira de jogar, dar condições de jogo para os jogadores e recuperar aqueles que vêm retornando da parte física, para que, aí sim, na segunda fase, a gente consiga ter uma base sólida e brigar pelos objetivos maiores”, continuou.
DESFALQUES
Ao longo das rodadas iniciais, o Vitória sofreu com desfalques de jogadores importantes, como Zizu - que retornou de lesão na última rodada e participou diretamente de dois gols -, João Paulo - em funão de uma pubalgia -, Marcelinho, Abuda e Gil Mineiro.
Mas, para hoje, Jaques informou que a maior parte do plantel está à disposição.
Reservas estão resolvendo
Nos confrontos que passaram, os jogadores que saíram do banco de reservas do Vitória acabaram decidindo os placares finais. No triunfo sobre o Vilavelhense por 3 a 1, na quarta rodada da Copa ES, o meia Bruno Paixão entrou na segunda etapa e marcou dois gols.
Já no duelo passado, contra o Real, três atletas entraram no decorrer da partida para ajudar na reação Alvianil.
Zizu marcou um gol e deu uma assistência. Martins deixou sua marca como profissional pela primeira vez e Marco Antônio empatou o jogo no último lance.
“Batemos muito na tecla da importância de trabalhar forte no dia a dia. Bruno Paixão é um jogador, especificamente, que chegou de uma maneira e melhorou muito a sua postura e vem, cada vez mais, crescendo e buscando seu espaço, assim como os demais jogadores. Zizu retornando bem, Marco Antônio crescendo, e assim por diante. Então os atletas têm entendido que a importância do trabalho diário e da alta intensidade nos treinos vai refletir no jogo para o momento que entrar, estar preparado”, explicou Rafael Jaques.
Na artilharia Alvianil no campeonato, estão Patrick, com três gols, Bruno Paixão e Zizu com dois, e Martins e Marco Antônio com um cada. No Porto, Marconi e Patrick marcaram em três oportunidades cada um.
Porto quer a liderança e o título
Líder isolado com quatro pontos à frente de Vitória e Desportiva, o Porto tem o objetivo de terminar a primeira fase na liderança e conquistar o título da Copa Espírito Santo para garantir uma vaga na Série D do ano que vem.
Fábio Brostel, treinador da equipe, falou sobre os motivos que vêm levando o Porto Vitória aos triunfos:
“Organização, planejamento e trabalho. Os atletas são extremamente dedicados no dia a dia e comprometidos com o nosso objetivo. A gente ainda está um pouco longe do nosso objetivo principal, que é o título, mas estamos construindo, pouco a pouco, a nossa forma de jogar e de lidar diariamente, e isso tem sido gratificante”.
Sobre o confronto direto contra o Vitória, Brostel considera ser uma partida muito difícil. “Mais um jogo importante, principalmente para atingir o nosso primeiro objetivo, que é acabar a primeira fase na liderança. Vamos enfrentar uma grande equipe, extremamente competitiva e organizada, e será um grande clássico. Tivemos uma semana boa de trabalho e sabemos o que temos que fazer. É um grande adversário e vai ser um jogo de xadrez. Vamos em busca dessa vitória para tentar manter essa liderança”, concluiu.
CAMPANHA
Nos cinco jogos que fez, o Porto venceu quatro, contra Vilavelhense, Real Noroeste, Rio Branco e Sport, e perdeu apenas para o Linhares. Para finalizar esta primeira fase, ainda jogará contra Vitória, Capixaba e Desportiva.
PRÓXIMOS JOGOS - 6ª RODADA
- Neste sábado (01)
Sport/ES x Rio Branco: 15 horas - Gil Bernardes
Porto Vitória x Vitória: 15 horas - Kleber Andrade
Capixaba x Vilavelhense: 19 horas - Campo dos Santos
- Quarta-feira (05)
Desportiva x Linhares: 19 horas - Kleber Andrade
Comentários