X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esportes

Brasileiros sobem na classificação do circuito mundial de surfe e já sonham com o Finals


Ouvir

Escute essa reportagem

Dono dos últimos cinco títulos do circuito mundial de surfe, com Filipe Toledo em 2022 e 2023, Gabriel Medina em 2018 e 2021 e Italo Ferreira em 2019 - não houve disputa em 20202 por causa da pandemia de coronavírus - os brasileiros começaram muito mal a temporada. Mas bastou a primeira vitória, na sexta etapa, em Teahupoo, no Taiti, para a confiança em novamente chegar na definição do campeonato voltar com tudo.

Todos os três brasileiros ainda na disputa - agora são somente 22 surfistas em ação após o corte na quinta etapa - ganharam posições preciosas com o desempenho bom em Teahupoo. Vencedor no Taiti, Italo Ferreira subiu 11 colocações e entrou no Top 5, que disputa o Finals pelo título. São 22.715 pontos somados, bem perto do australiano Ethan Ewing, o quarto, com 23.930.

Superado por Italo na final, o havaiano John John Florence assumiu a liderança, com 31.465 pontos, superando o americano Griffin Colapinto, agora o segundo, com 27.195. O australiano Jack Robinson caiu para terceiro, com 25.980.

Apesar de ainda estar distante, Gabriel Medina também viu suas esperanças se renovarem com a terceira colocação em Teahupoo. O tricampeão mundial subiu do 19º lugar para o 12º, com 18.150, e um novo desempenho bom, a partir do dia 6, em Punta Roca, em El Salvador, pode fazê-lo colar no Top 5.

Yago Dora, eliminado por Italo Ferreira nas quartas de final, aparece ainda distante, em 17º, mas também subiu. Ele era o 22º e tenta, ao menos, terminar entre os 10 melhores. Ele soma os mesmos 16.035 do australiano Liam O'Brien, que figura em sua frente.

No feminino, Tatiana Weston-Webb também começou a sonhar com o Finals após nota 10 e o terceiro lugar no Taiti. A brasileira ganhou duas posições e figura na sétima colocação, com 24.270 pontos. Quem fecha o Top 5 é a americana Carolina Marcos, com 27.745. A liderança é da costa-riquenha Brisa Henner, com 32.140, que ultrapassou Caitlin Simmers, dos Estados Unidos, agora em segundo com 32.100.

Antes dos Jogos de Paris-2024, além de Punta Roca, ainda haverá a etapa de Saquarema, no Rio, 8ª da temporada, no fim do mês. A 9ª etapa ocorre em Cloudbreak, em Fiji, entre 20 e 29 de agosto, quando serão definidos os cinco classificados para o Finals, agendado para setembro (de 6 a 140, em Trestles, nos Estados Unidos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: