X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esporte Capixaba

Capixabão: Rodada de abertura tem clássico e estreia do campeão nesta sexta

Real Noroeste, atual tricampeão, recebe o Jaguaré, e Serra e Desportiva se enfrentam em duelo de gigantes do ES


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Capixabão: Rodada de abertura tem clássico e estreia do campeão nesta sexta
Real Noroeste entra em campo para defender o atual tricampeonato |  Foto: Divulgação/FES

A rodada de abertura do Capixabão 2024 segue a todo vapor nesta sexta-feira (19). Isso porque o Real Noroeste, atual tricampeão, recebe o Jaguaré no início da busca pelo tetracampeonato, às 19 horas. Uma hora mais tarde, a bola rola também para o clássico entre Serra e Desportiva, no Robertão.

O confronto no José Olímpio da Rocha, em Águia Branca, marca a disputa entre dois atuais campeões. Enquanto o Real Noroeste mantém o título de campeão estadual desde 2021, o Jaguaré se sagrou campeão da Série B em 2023 e, por isso, conquistou o acesso à elite do futebol capixaba.

Leia mais sobre Esporte Capixaba

Para os merengues, que se reforçaram com o goleiro Luiz e o atacante Vinícius para a temporada 2024, o objetivo na estreia é confirmar o favoritismo e largar com o pé direito na busca pelo histórico tetracampeonato.

Real Noroeste finalizou a preparação para estrear na busca pelo tetracampeonato

O Jaguaré, por sua vez, foi contundente no mercado de transferências na busca de nomes de peso para qualificar o time, garantir a permanência na Série A e, eventualmente, brigar por uma vaga em competições nacionais. O atacante Matheus Firmino, o volante Gil Mineiro, o lateral-direito João Firmino e o zagueiro Dos Santos são os principais reforços.

Jaguaré treinou visando o duelo contra o atual campeão

Já no duelo das 20 horas, o Serra recebe a Desportiva no jogo mais aguardado da rodada inaugural da competição. Apesar do peso histórico das equipes, a última delas a levantar a taça do Capixabão foi o Serra, que conquistou o Estado pela sexta vez em 2018.

Além de renovar com jogadores importantes para a conquista da Copa Espírito Santo em 2023, a Cobra-Coral conta ainda com a adição do volante Thiago Ramos e do zagueiro Yuri Oliveira, com passagem pelo Vasco.

Após anunciar a venda da SAF para o ex-jogador Sávio Bortolini, a Desportiva se reforçou com nomes como o do atacante Victor Rangel, com passagens por Botafogo e Grêmio, e do meia Christopher, formado na base do Flamengo.

A ideia do clube é voltar a ocupar o espaço de protagonista no futebol capixaba, que por muito tempo foi dividido com o Rio Branco. Para isso, a equipe aposta não só nos reforços, mas na tradição e força de sua torcida.

Resumo da rodada

A rodada de abertura do Capixabão 2024 teve início nesta quinta-feira (18), com o triunfo do Porto Vitória contra o Rio Branco por 1 a 0. O gol da vitória foi marcado pelo meia Anderson Silva, em batida forte após erro da zaga do Brancão.

Neste sábado (20), fechando a primeira rodada, o Nova Venécia recebe o Rio Branco/VN, às 15h30. O Vitória, por sua vez, recebe o Estrela do Norte às 16 horas.

Entenda a competição

Assim como nas edições anteriores, o Capixabão 2024 é disputado por 10 equipes que se enfrentam em turno único na primeira fase. Após cada equipe completar seus nove jogos, as oito melhores colocadas avançam para a fase de mata-mata, enquanto as duas com pior desempenho são automaticamente eliminadas e rebaixadas para a Série B 2025.

Já no mata-mata, o chaveamento é definido de acordo com as posições de cada equipe na tabela, seguindo o modelo dos esportes americanos, onde a primeira colocada enfrenta a oitava, a segunda enfrenta a sétima, a terceira enfrenta a sexta e a quarta enfrenta a quinta.

Todos os confrontos, incluindo a final, possuem jogo de ida e volta, com o time melhor colocado tendo a vantagem de decidir em casa.

Nas quartas de final, em caso de empate no placar agregado após os dois jogos, o time melhor colocado na primeira fase avança.

A partir das semifinais, em caso de empate agregado, a eliminatória é decidida nos pênaltis, sem haver prorrogação.

O time campeão do Capixabão 2024 terá o direito de disputar a Copa do Brasil, Brasileirão Série D, e Copa Verde de 2025.

*Estagiário, com a supervisão de Weslei Radavelli

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: