Capixabão: Rodada de abertura tem clássico e estreia do campeão nesta sexta
Real Noroeste, atual tricampeão, recebe o Jaguaré, e Serra e Desportiva se enfrentam em duelo de gigantes do ES
Escute essa reportagem
A rodada de abertura do Capixabão 2024 segue a todo vapor nesta sexta-feira (19). Isso porque o Real Noroeste, atual tricampeão, recebe o Jaguaré no início da busca pelo tetracampeonato, às 19 horas. Uma hora mais tarde, a bola rola também para o clássico entre Serra e Desportiva, no Robertão.
O confronto no José Olímpio da Rocha, em Águia Branca, marca a disputa entre dois atuais campeões. Enquanto o Real Noroeste mantém o título de campeão estadual desde 2021, o Jaguaré se sagrou campeão da Série B em 2023 e, por isso, conquistou o acesso à elite do futebol capixaba.
Leia mais sobre Esporte Capixaba
Para os merengues, que se reforçaram com o goleiro Luiz e o atacante Vinícius para a temporada 2024, o objetivo na estreia é confirmar o favoritismo e largar com o pé direito na busca pelo histórico tetracampeonato.
Real Noroeste finalizou a preparação para estrear na busca pelo tetracampeonato
O Jaguaré, por sua vez, foi contundente no mercado de transferências na busca de nomes de peso para qualificar o time, garantir a permanência na Série A e, eventualmente, brigar por uma vaga em competições nacionais. O atacante Matheus Firmino, o volante Gil Mineiro, o lateral-direito João Firmino e o zagueiro Dos Santos são os principais reforços.
Jaguaré treinou visando o duelo contra o atual campeão
Já no duelo das 20 horas, o Serra recebe a Desportiva no jogo mais aguardado da rodada inaugural da competição. Apesar do peso histórico das equipes, a última delas a levantar a taça do Capixabão foi o Serra, que conquistou o Estado pela sexta vez em 2018.
Além de renovar com jogadores importantes para a conquista da Copa Espírito Santo em 2023, a Cobra-Coral conta ainda com a adição do volante Thiago Ramos e do zagueiro Yuri Oliveira, com passagem pelo Vasco.
Após anunciar a venda da SAF para o ex-jogador Sávio Bortolini, a Desportiva se reforçou com nomes como o do atacante Victor Rangel, com passagens por Botafogo e Grêmio, e do meia Christopher, formado na base do Flamengo.
A ideia do clube é voltar a ocupar o espaço de protagonista no futebol capixaba, que por muito tempo foi dividido com o Rio Branco. Para isso, a equipe aposta não só nos reforços, mas na tradição e força de sua torcida.
Resumo da rodada
A rodada de abertura do Capixabão 2024 teve início nesta quinta-feira (18), com o triunfo do Porto Vitória contra o Rio Branco por 1 a 0. O gol da vitória foi marcado pelo meia Anderson Silva, em batida forte após erro da zaga do Brancão.
Neste sábado (20), fechando a primeira rodada, o Nova Venécia recebe o Rio Branco/VN, às 15h30. O Vitória, por sua vez, recebe o Estrela do Norte às 16 horas.
Entenda a competição
Assim como nas edições anteriores, o Capixabão 2024 é disputado por 10 equipes que se enfrentam em turno único na primeira fase. Após cada equipe completar seus nove jogos, as oito melhores colocadas avançam para a fase de mata-mata, enquanto as duas com pior desempenho são automaticamente eliminadas e rebaixadas para a Série B 2025.
Já no mata-mata, o chaveamento é definido de acordo com as posições de cada equipe na tabela, seguindo o modelo dos esportes americanos, onde a primeira colocada enfrenta a oitava, a segunda enfrenta a sétima, a terceira enfrenta a sexta e a quarta enfrenta a quinta.
Todos os confrontos, incluindo a final, possuem jogo de ida e volta, com o time melhor colocado tendo a vantagem de decidir em casa.
Nas quartas de final, em caso de empate no placar agregado após os dois jogos, o time melhor colocado na primeira fase avança.
A partir das semifinais, em caso de empate agregado, a eliminatória é decidida nos pênaltis, sem haver prorrogação.
O time campeão do Capixabão 2024 terá o direito de disputar a Copa do Brasil, Brasileirão Série D, e Copa Verde de 2025.
*Estagiário, com a supervisão de Weslei Radavelli
Comentários