Na Era das SAF's, Capixabão promete ser um dos mais equilibrados dos últimos anos
Com 10 equipes na disputa, o Campeonato Capixaba tem início na próxima quarta-feira
Escute essa reportagem
Dez equipes estão na disputa pelo título de campeão capixaba em 2024. O campeonato começa na próxima quinta-feira (18) e, além do atual tricampeão Real Noroeste, que tenta manter a hegemonia dos últimos anos, Nova Venécia, Vitória, Rio Branco, Desportiva Ferroviária, Serra, Porto Vitória, Rio Branco de Venda Nova, Jaguaré e Estrela do Norte tentam levantar a taça do Estadual deste ano.
Além do título, o campeão de 2024 garante a classificação para três competições nacionais no próximo ano: Campeonato Brasileiro Série D, Copa do Brasil e Copa Verde. O vice-campeão também garante uma vaga para a Copa do Brasil em 2025.
Com tanto a ganhar em caso de título, as equipes buscaram se reforçar e, em um ano com muitas novidades, o Capixabão 2024 promete ser um dos mais equilibrados dos últimos anos.
Pela primeira vez na história, o futebol capixaba possui duas SAFs lutando pelo título: Rio Branco e Desportiva Ferroviária avançaram em seus projetos para se tornarem clube-empresa e iniciam o Estadual com grandes investimentos.
No entanto, mesmo as equipes que seguem com o modelo tradicional de gestão, também buscaram se reforçar em alto nível.
Abaixo você encontra todas as informações sobre os times capixabas na luta pelo título de 2024.
Rio Branco AC
Primeiro a anunciar a SAF, o Rio Branco vai receber R$ 50 milhões nos próximos 10 anos e, para o Capixabão, já montou uma equipe de peso com jogadores renomados no futebol nacional, como o atacante Kieza (ex-Botafogo e Fluminense) e o zagueiro Pedro Botelho (ex-Arsenal/ING e Atlético/MG).
Outros nomes importantes são do meio-campista Bruno Cosendey (ex-Vasco), o volante Ferrugem (ex-Corinthians), o atacante Edinho (artilheiro dos últimos estaduais), o goleiro Neguete (campeão capixaba pelo Real Noroeste no ano passado) e o atacante Matheus Costa (bicampeão da Copa Espírito Santo com Vitória e Serra, respectivamente). A equipe Capa-preta será comandada pelo treinador Rodrigo César.
> Estreia: O Rio Branco estreia contra o Porto Vitória, na quinta-feira (18), às 19h, no estádio Robertão.
Desportiva Ferroviária
A Desportiva Ferroviária foi a segunda equipe capixaba a anunciar um investimento da SAF. A equipe aceitou uma proposta avaliada em R$ 116 milhões por 10 anos - feita pelo ex-jogador e ídolo do clube Sávio Bortolini.
Campeã capixaba pela última vez em 2016, o objetivo da Locomotiva-Grená é voltar aos dias de glória. Comandada pelo ex-jogador Emerson Nunes, o principal reforço da equipe é o atacante Victor Rangel (ex-Botafogo e Grêmio), que retorna à Desportiva após 10 anos.
Outro nome importante é do meia Christopher, formado na base do Flamengo e com passagens por Nova Venécia e Rio Branco de Venda Nova. Apesar do clube ter formado um elenco com nomes pouco conhecidos no futebol capixaba, a expectativa é que a equipe Grená surpreenda no torneio.
> Estreia: A Desportiva Ferroviária estreia contra o Serra, na sexta-feira (19), às 20h, no Robertão.
Vitória
Fora dos campeonatos nacionais em 2024, o Alvianil de Bento Ferreira confia no planejamento deste ano para voltar a figurar na Série D e na Copa do Brasil da próxima temporada. A equipe será comandada pelo treinador Cássio Barros, que teve boa passagem pelo Nova Venécia entre 2021 e 2022.
Para reforçar seu elenco, o clube priorizou jogadores com experiência em torneios nacionais, além de atletas com bons desempenhos no próprio futebol capixaba.
Responsável por balançar as redes, o atacante Henan - bicampeão da série C com o Vila Nova e com o Criciúma (2020 e 2021, respectivamente), será o camisa 9 Alvianil. Além dele, Caio Monteiro (ex-Vasco da Gama) e Dodô (ex-Nova Venécia e Portuguesa/RJ) são alguns dos nomes importantes para a parte ofensiva do clube da capital.
Dentre os reforços, estão também os volantes Abuda (ex-Vasco) e Alysson Caucaia (ex-Real Noroeste), o lateral Foguete (ex-Ventforet Kofu/JAP), além do zagueiro Edson Silva (ex-Botafogo, São Paulo e Fortaleza).
> Estreia: O Vitória estreia contra o Estrela do Norte, no sábado (20), às 16h, no estádio Salvador Costa.
Serra
Atual campeão da Copa Espírito Santo, o Serra participará da Copa do Brasil e da Série D após cinco anos. No entanto, antes de entrar em campo pelos campeonatos nacionais, a Cobra-Coral tem pela frente o Capixabão.
O treinador Erich Bomfim será o responsável por comandar o Serra em todas as competições. Além dele, o clube priorizou a renovação com jogadores importantes para a conquista inédita da Copa ES e alguns reforços pontuais.
Do ano passado, quem fica é o volante e capitão Kauê, os zagueiros Lucas Sérgio e Anderson Calado, o goleiro Robert, os atacantes Baianinho e Gugu, o meia-atacante Zé Gatinha, entre outros.
Entre os reforços da Cobra-Coral estão: o lateral-direito Alex Santos (ex-Botafogo e Gama/DF), o zagueiro Yuri Oliveira (ex-Vasco e Vitória/BA) e o volante Thiago Ramos (ex-Desportiva e Vitória),
> Estreia: O Serra estreia contra a Desportiva Ferroviária, na sexta-feira (19), às 20h, no Robertão.
Real Noroeste
Atual tricampeão capixaba (2023, 2022 e 2021), o Real Noroeste já está garantido em três competições nacionais nesta temporada: Copa do Brasil, Copa Verde e Série D.
Pensando nisso e buscando manter a hegemonia dos últimos anos no futebol capixaba, a equipe Merengue anunciou a renovação com o técnico Duzinho Reis, que está no time desde 2019. Junto com o comandante, ficaram também o atacante Juninho, o volante Victor e o lateral Angelo.
Entre os reforços, estão o goleiro Luiz (um dos destaques do acesso do Amazonas à Série C do Brasileiro em 2022), o atacante Vinicius (um dos destaques do Caxias, que foi finalista do Gauchão em 2020) e o meia Bisneto (que foi artilheiro do Baraúnas e campeão da divisão de acesso Potiguar na última temporada).
> Estreia: O Real Noroeste estreia contra o Jaguaré, na sexta-feira (19), às 19h, no estádio José Olímpio da Rocha, em Águia Branca.
Nova Venécia
De volta a Copa do Brasil após dois anos, o Nova Venécia confia no trabalho do treinador Badinho Alves para alcançar os objetivos da equipe nesta temporada.
Entre os reforços contratados, o Leão do Norte já anunciou o goleiro Neto Bonini (ex-Nova Mutum), os meias Cristiano Salib (com passagem pelas categorias de base do Grêmio), Erlon Corrêa (ex-Rio Branco e Tupy), Denner (ex-Corinthians e Famalicão/POR) e Celsinho (ex-Fortaleza e Londrina), entre outros jogadores.
Entre os atletas já conhecidos pela torcida, o Nova Venécia renovou com o meia Dudu, com o zagueiro Rhamon Mexicano e também com o lateral-esquerdo Geisandro.
> Estreia: O Nova Venécia estreia contra o Rio Branco de Venda Nova, no sábado (20), às 15h30, no estádio Zenor Pedrosa.
Porto Vitória
Comandado pelo treinador Alexandre Grasseli, o Porto Vitória busca o seu primeiro título Estadual nesta temporada. A equipe se profissionalizou em 2021 e estreou na elite do futebol capixaba no ano passado, quando chegou até a semifinal do Capixabão.
Entre os reforços que tem a missão de alcançar o título inédito estão o goleiro George (ex-Pouso Alegre), os zagueiros Laílson (ex-Remo/PA, que tem experiência em competições nacionais) e Leo Coltro (ex-Rio Preto/SP), os meio-campistas Taleco (ex-Serra) e Rodrigo Sabará (com passagens pelas bases do Bahia e Fortaleza), o atacante Rick Sena (ex-Patrocinense/MG), entre outros.
O Verdão também acertou a renovação com os goleiros Harrison e Marcão, com os zagueiros Ferrugem e Dijalma Jr, com o meio-campista Anderson e com o atacante Jarles Baiano.
> Estreia: O Porto Vitória estreia contra o Rio Branco, na quinta-feira (18), às 19h, no estádio Robertão.
Estrela do Norte
De volta ao Estrela do Norte, o treinador Ney Barreto tem a missão de fazer com que a equipe quebre um tabu que já dura quase quatro anos: desde 2020 o Estrela não consegue avançar das quartas de final do Capixabão.
Para isso, a equipe anunciou a contratação dos meio-campistas Alex Pixote (ex-Porto Vitória), Linnick (ex-Nova Iguaçu) e Liniker (ex-Nova Venécia), do lateral-esquerdo Carlinhos (ex-Nova Iguaçu), o lateral-direito Gabriel Cunha (ex-Portuguesa/RJ), os atacantes Renato Mattos (ex-Volta Redonda/RJ) e Carlos Caaporã (ex-Athletic/MG), entre outros.
> Estreia: O Estrela do Norte estreia contra o Vitória, no próximo sábado (20), às 16h, no estádio Salvador Costa.
Jaguaré
Campeão da Série B do Estadual no ano passado, o Jaguaré volta a elite do Capixabão nesta temporada sob o comando do treinador Giuliano Pariz.
Para fazer frente às demais equipes e brigar no topo do campeonato, a equipe anunciou a contratação de alguns nomes conhecidos pelo torcedor capixaba, entre eles: o atacante Matheus Firmino, o volante Gil Mineiro, o lateral-direito João Firmino e o zagueiro Dos Santos.
Entre os jogadores que conquistaram o acesso à elite do Estadual, continuam no Tricolor do Norte: o goleiro Paulo Henrique, o meia Bruno Paixão, o lateral-esquerdo Ronieli e o volante Rhoberty.
> Estreia: O Jaguaré estreia contra o Real Noroeste, na sexta-feira (19), às 19h, no estádio José Olímpio da Rocha, em Águia Branca.
Rio Branco de Venda Nova
Após chegar até a final do Capixabão Série B no ano passado, o Rio Branco de Venda Nova também retorna à elite do Estadual nesta temporada sob o comando do técnico Antônio Carlos Roy.
Para reforçar a equipe, o Brancão Polenteiro também apostou em alguns nomes conhecidos, como dos volantes Michel Elói e Gabriel Jordan, do meia Willian Bersan, do lateral-esquerdo Dodô, do atacante Marcudinho e do zagueiro Lucas Tavares.
Entre os atletas que permaneceram no clube, estão o meia Arthur Faria, o goleiro Pedro Zanette e o volante Canário.
> Estreia: O Rio Branco de Venda Nova estreia contra o Nova Venécia, no sábado (20), às 15h30, no estádio Zenor Pedrosa.
Comentários