Erros que o aluno não pode cometer na Redação do Enem 2023
Um deles, segundo professores, é fazer a prova sem saber que existe padrão para a correção
Escute essa reportagem
A Redação é uma parte muito importante do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e será realizada no próximo dia 5. A cerca de uma semana para a avaliação, dá tempo para se preparar? A resposta é sim!
Rayza Fontes, professora de Língua Portuguesa e Redação, afirmou que é fundamental o estudante ter a Redação como prioridade, porque ela vale mil pontos.
Convidada para participar de um podcast sobre o Enem preparado pelo TribunaLab, dentro do projeto A Tribuna nas Escolas, ela deu várias dicas aos candidatos.
“Um erro da Redação do Enem é o aluno não conhecer as competências. Muitas vezes eles vão para a prova sem saber que existe um padrão para correção”.
Ela sugeriu que o estudante acesse a Cartilha do Participante, presente no site do Inep. Nela, há o detalhamento das competências, além de informações sobre o que pode ou não ser feito na prova.
A professora disse que ler é importante para a escrita, mas adiantou que post no Instagram não conta como leitura.
“A internet tem uma linguagem cheia de abreviações, muitos internautas não usam acento, não usam pontuação”, completou.
Para a prova, ela ressaltou ser fundamental estar antenado sobre as notícias factuais do Brasil e do mundo. Jornais são uma boa opção.
A bagagem cultural é outro ponto que deve ser levado em consideração. “Às vezes, os alunos querem coisas mirabolantes para o Enem, mas isso não é necessário. Já vi um aluno tirar nota mil citando um filme do Batman. Como você faz isso? Você contextualiza. Você pode citar filmes, novelas”.
Os alunos de Amariles Lima de Almeida, professora de Língua Portuguesa e Redação do Sesi Maruípe, em Vitória, estão preparados e ela deu algumas dicas.
“Mantenha a calma e inicie a prova pela Redação. Faça o rascunho e, logo em seguida, passe a limpo. Somente depois inicie as provas objetivas”.
Em relação ao treino em casa, ela disse para cronometrar o tempo em pelo menos uma hora, pois é o tempo limite sugerido para fazer o rascunho e passá-la a limpo.
Por fim, sugeriu reler várias redações nota mil de edições do Enem de anos anteriores e praticar, pois a “constância leva à perfeição”, ensina.
Fique por Dentro
Competências da Redação
A Redação é corrigida nos critérios:
I - Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa.
II - Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
III - Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
IV - Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
V - Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Dicas
> Mantenha a calma e inicie a prova pela Redação. Faça o rascunho e, logo em seguida, passe a limpo. Somente depois inicie as provas objetivas.
> Treine em casa e cronometre o seu tempo em pelo menos 1h, pois é o tempo limite sugerido para fazer o rascunho e passá-la a limpo.
> Releia várias redações nota mil de edições de Enem de anos anteriores e pratique, pois a constância leva à perfeição.
> Conheça as competências das redações. Elas são fundamentais para entender o que será corrigido no texto e, assim, montar um bom material.
> Não extrapole o número de linhas, e não extrapole as margens.
> A letra precisa estar legível. Se o corretor não entender, o candidato pode perder ponto.
> Valorize seu repertório cultural. Filmes e novelas podem ser citados no texto para contextualizar o assunto.
> Acesse a Cartilha do Participante, presente no site Inep. Nela, há informações sobre o que candidato pode ou não fazer na prova.
Fonte: Professoras consultadas.
Comentários