Martha Gabriel: “Salas de aula antigas não vão funcionar mais”
Escritora e consultora prendeu os olhares de cerca de 500 participantes do “Meeting Tribuna de Educação”
![Imagem ilustrativa da imagem Martha Gabriel: “Salas de aula antigas não vão funcionar mais”]('https://cdn2.tribunaonline.com.br'/img/inline/150000/1200x720/Martha-Gabriel-Salas-de-aula-antigas-nao-vao-funci0015420900202311012009-2.webp?fallback=%27https%3A%2F%2Fcdn2.tribunaonline.com.br%27%2Fimg%2Finline%2F150000%2FMartha-Gabriel-Salas-de-aula-antigas-nao-vao-funci0015420900202311012009.jpg%3Fxid%3D655733%26resize%3D1000%252C500%26t%3D1721169427&xid=655733)
Mostrando um caminho que avança a passos largos e que não há como voltar atrás, a escritora e consultora Martha Gabriel revelou que é preciso que professores, alunos e as tecnologias somem forças.
“As provas, as avaliações e as salas de aula antigas não funcionam mais. Não dá para dizer ao aluno que ele não pode usar uma ferramenta ou outra, porque elas estão aí, então temos de fazer o melhor com elas”.
Durante mais de uma hora, Martha Gabriel prendeu os olhares de cerca de 500 participantes do “Meeting Tribuna de Educação”, com exemplos do que a Inteligência Artificial (IA), ferramentas como o ChatGPT e outras tecnologias podem fazer a favor da educação.
Com o tema “Educação na Era Digital”, ela destacou que a tecnologia não só transforma os comportamentos, como traz inúmeras possibilidades para o aprendizado ser ampliado.
Ela ainda destacou que a necessidade de atualização na área é de todos, inclusive deve ser iniciativa própria. “Cada um deve ser o líder da sua transformação, porque ela é contínua. Os alunos experimentam ferramentas e tecnologias novas o tempo todo. O professor precisa buscar também”.
Martha ainda ressaltou que as tecnologias inteligentes trouxeram uma transformação mais profunda. “Quando olhamos hoje como são feitas as avaliações, basicamente o aluno precisa repetir aquilo que o professor ensinou. O educador pergunta ou pede que o estudante faça uma redação. Mas hoje as tecnologias inteligentes já fazem isso”.
Apesar de todos estarem preocupados com o plágio, ela salientou que hoje não é possível deixar de usar as novas tecnologias.
“Todas as vezes que a gente teve uma tecnologia nova, seja calculadora, buscadores, smartphone, mesmo com a preocupação, elas foram usadas”.
Para a especialista, o que se tem de buscar é instigar os alunos para que comparem resultados de buscas e aprendam a fazer perguntas, buscando os melhores resultados com essas ferramentas.
“Os professores podem pedir aos estudantes que façam, por exemplo, perguntas ao ChatGPT. O que ele trouxe? O que não está legal na resposta? Isso pode não ser verdade. Tem mil formas de usar as ferramentas para aumentar no estudante o pensamento crítico, o aprendizado gramatical, como contar história, além de mostrar aos pequenos como descobrir um animal por meio das características. É um trabalho colaborativo do professor com a ferramenta”.
![Imagem ilustrativa da imagem Martha Gabriel: “Salas de aula antigas não vão funcionar mais”]('https://cdn2.tribunaonline.com.br'/img/inline/150000/0x0/Martha-Gabriel-Salas-de-aula-antigas-nao-vao-funci0015420901202311012009.webp?fallback=%27https%3A%2F%2Fcdn2.tribunaonline.com.br%27%2Fimg%2Finline%2F150000%2FMartha-Gabriel-Salas-de-aula-antigas-nao-vao-funci0015420901202311012009.png%3Fxid%3D655734%26resize%3D1000%252C500%26t%3D1721169429&xid=655734)
O que ela disse sobre...
Transformação
“Cada tecnologia, se você parar para prestar atenção, transforma a realidade de todos ao nosso redor. Isso vale para a música que a gente tem no celular, para os sistemas de comunicação, e a gente não pode ser ingênuo com relação a isso.
A tecnologia traz coisas boas e ruins. Temos de parar e pensar: o que isso trouxe de bom? O que trouxe de ruim? A última coisa que temos de fazer é brigar com a tecnologia, pois ela está aí e está sendo utilizada, então cabe a nós fazer o melhor com ela”.
Perguntas e respostas
“Tem uma frase que gosto muito, que diz que 'Máquinas são para respostas, pessoas são para perguntas'. E qual o problema hoje? É que a gente aprendeu a dar respostas, mas agora precisamos aprender a perguntar.
Se a gente perguntar para o Google alguma coisa, ele dá muitas respostas. Se muda a pergunta, ele dá mais respostas, e melhores ainda. No ChatGPT, você pergunta e ele dá a resposta também. No Waze, você coloca o destino, que é a pergunta, e ele dá a resposta. Se você pergunta certo, vêm muitas respostas boas. Então, o desafio é aprender a perguntar”.
Uso na educação
“Na educação, podemos pedir aos alunos para fazer perguntas, comparar respostas. Ver como cada um perguntou para chegar a melhores respostas. Porque o problema é que perguntar é difícil e exige pensamento crítico”.
Avaliações
“Como é que são feitas as avaliações até hoje? É o aluno repetindo aquilo que o professor ensinou ou então é o professor perguntando algo ou pedindo ao aluno para fazer uma redação, por exemplo. Mas hoje as tecnologias inteligentes já fazem isso, respondem. E todos estão preocupados com plágio, se o aluno está pensando.
Não tem como voltar. Todas as vezes que a gente teve uma tecnologia nova, celular, calculadora, buscadores, smartphone, GPS, houve preocupação, mas elas foram usadas. Então é preciso buscar novas formas de instigar os alunos”.
Empoderamento da tecnologia
“Uma pessoa mediana empoderada pela tecnologia se torna melhor do que o maior expert humano trabalhando sem a tecnologia”.
Preparação
“Se os educadores não fizerem a transformação digital da escola no mesmo ritmo que acontece, não estão conseguindo fazer sua função, que é preparar as pessoas para serem relevantes no mundo que elas vão enfrentar. Então, é fundamental que a escola siga no mesmo ritmo que as mudanças”.
Enem
“A Inteligência Artificial pode auxiliar os alunos na preparação do Enem. Por exemplo, é possível pedir ao ChatGPT para fazer perguntas sobre assuntos que irão cair no Enem, como se ele fosse avaliar o quanto o aluno sabe ou não sobre algo. Ele pode pedir à ferramenta também que faça um resumo para cada um daqueles assuntos. Pode brincar, pedindo a mesma resposta com a visão de um entrevistador, com a visão de um professor, com a visão de um historiador.
São muitas as formas que o ChatGPT pode ajudar um aluno a estudar aqueles assuntos”.
Inteligência Artificial em sala
“As tendências indicam que, se a gente fizer tudo certo, não tem outro caminho a não ser a Inteligência Artificial estar totalmente integrada à realidade da sala de aula.
Hoje pensamos se a eletricidade está integrada na sala de aula? Não. Mas se a eletricidade estaria presente em todos os espaços no futuro era uma discussão séria em 1990. Hoje não se faz nada mais sem a eletricidade.
Então, a Inteligência Artificial também fará parte da vida da gente em todas as dimensões, como algo invisível, mas bastante necessária desde que a gente saiba usar”.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
![Imagem ilustrativa da imagem Escolas criam projetos para formar estudantes do futuro]('https://cdn2.tribunaonline.com.br'/img/Chamada-Home/150000/382x285/Escolas-criam-projetos-para-formar-estudantes-do-f0015419000202311011652/ProportionalFillBackground-2.webp?fallback=%27https%3A%2F%2Fcdn2.tribunaonline.com.br%27%2Fimg%2FChamada-Home%2F150000%2FEscolas-criam-projetos-para-formar-estudantes-do-f0015419000202311011652.jpg%3Fxid%3D655608&xid=655608)
![Imagem ilustrativa da imagem Encontro com feras da educação nesta terça-feira no Tribuna Online]('https://cdn2.tribunaonline.com.br'/img/Chamada-Home/150000/382x285/Encontro-com-feras-da-educacao-nesta-terca-feira-n0015402300202310311644/ProportionalFillBackground-2.webp?fallback=%27https%3A%2F%2Fcdn2.tribunaonline.com.br%27%2Fimg%2FChamada-Home%2F150000%2FEncontro-com-feras-da-educacao-nesta-terca-feira-n0015402300202310311644.jpg%3Fxid%3D654878&xid=654878)
![Imagem ilustrativa da imagem Candidatos prejudicados por local de prova distante poderão fazer Enem em dezembro]('https://cdn2.tribunaonline.com.br'/img/Chamada-Home/150000/382x285/Candidatos-prejudicados-por-local-de-prova-distant0015398900202310301732/ProportionalFillBackground-2.webp?fallback=%27https%3A%2F%2Fcdn2.tribunaonline.com.br%27%2Fimg%2FChamada-Home%2F150000%2FCandidatos-prejudicados-por-local-de-prova-distant0015398900202310301732.jpg%3Fxid%3D654226&xid=654226)
![Imagem ilustrativa da imagem Alunos tiram dúvidas de Matemática em podcast de olho no Enem 2023]('https://cdn2.tribunaonline.com.br'/img/Chamada-Home/150000/382x285/Alunos-tiram-duvidas-de-Matematica-em-podcast-de-o0015396100202311091741/ProportionalFillBackground-2.webp?fallback=%27https%3A%2F%2Fcdn2.tribunaonline.com.br%27%2Fimg%2FChamada-Home%2F150000%2FAlunos-tiram-duvidas-de-Matematica-em-podcast-de-o0015396100202311091741.jpg%3Fxid%3D661373&xid=661373)
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários