Ensino superior no ES: 25 cursos conquistam nota máxima do MEC
Entre eles, estão Administração, Direito, Serviço Social, Psicologia, Ciências Contábeis, Publicidade e Ciências Econômicas
Escute essa reportagem
Indicador de qualidade do ensino superior, o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2022 teve no Estado 25 cursos de 11 instituições com conceito máximo na avaliação.
Os resultados foram apresentados nesta semana pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Fizeram parte da última edição, cursos de 26 áreas, como Administração, Direito e Psicologia.
Entre os cursos que tiveram o conceito 5 – que é o máximo – na Faesa estão Administração e Direito, que conquistou pela quarta vez a maior nota no Enade.
“A trajetória de sucesso do curso é resultado da alta qualificação do corpo docente e do empenho dos alunos. É uma graduação diferenciada, em que o estudante tem a oportunidade de debater na sala de aula os assuntos que estão no cerne das pautas sociais mais relevantes”, afirma a coordenadora do curso da instituição, Sayuri Otoni.
As estudantes Sarah Pimentel Rodrigues, 22, Karolline Cordeiro Viana, 21, Emily Freitas, 21, e Julia Mazzoco, 27, estão no 8º período do curso. “Além do Enade, levei em consideração o currículo dos professores e o histórico da instituição na hora da escolha pelo curso”, destacou Sarah.
Na UVV, além de Direito, os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Psicologia, Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos e Tecnologia em Processos Gerenciais também tiveram conceito 5.
A pró-reitora acadêmica da instituição, Gesiane Silveira Pereira, pontuou que a UVV manteve 80% dos cursos com conceitos 4 e 5.
“Isso demonstra que a qualidade do ensino é diretriz inegociável para nós, com investimento em infraestrutura e em um corpo docente qualificado. Além disso, a instituição oportuniza muitos canais de aprendizado para os alunos”.
O Espírito Santo também se destacou com notas altas no exame. No ranking nacional, o Estado ficou em primeiro lugar com o maior percentual de cursos com conceitos entre 4 e 5. No total, 46% dos cursos avaliados ficaram com conceitos mais altos. Já no Brasil, a média foi de 21% dos cursos.
Licenciaturas
O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou durante a apresentação dos dados que cursos de licenciatura serão avaliados pelo Enade anualmente, a partir de 2024.
Atualmente, os desempenhos dos alunos dos cursos de licenciatura são analisados a cada três anos, conforme o ciclo avaliativo.
Governo vai criar agência para regular ensino superior
Apesar de resultados positivos para o Espírito Santo, que teve o maior percentual de cursos com conceitos 5 e 4 no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), dados do Ministério da Educação (MEC) mostram uma realidade preocupante no País.
Após a divulgação, o ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou que o governo enviará neste mês ao Congresso um projeto para criar uma agência regulatória para atuar no ensino superior.
“O MEC não tem perna suficiente para fazer essa supervisão da forma necessária para garantir a qualidade dos cursos no País”.
No caso do curso de Direito no Brasil, 32% dos concluintes de instituições privadas obtiveram os conceitos 1 e 2, que são os mais baixos da avaliação, que vai até o conceito 5.
No universo total de cursos avaliados, a maior parte obteve nota intermediária. Foram 45,2% deles com o conceito 3. Depois, 25,9% dos cursos tiraram nota 2; em seguida, 20,1% ficaram com conceito 4; depois, 5,5% com nota 5, e 3,3% com conceito 1.
Atualmente, a regulação do ensino superior é feita por uma secretaria específica do MEC em parceria com o Inep, responsável pela avaliação.
O ministro elogiou as equipes, mas admitiu que a estrutura está “aquém do necessário” e uma agência deve cuidar dessa etapa de ensino.
A prova do Enade é composta por 40 questões, das quais 10 são relacionadas à formação geral e 30 à formação específica. Neste ciclo, 594 mil estudantes se inscreveram, sendo 75% de bacharelados e 25% de cursos tecnológicos. O exame avaliou alunos de 9.896 cursos de graduação.
Busca por qualidade no curso
O curso de Direito da Multivix, da unidade Vitória, conquistou o conceito 5 no Enade.
Para os estudantes Anna Carolina Victor Matoso, 18, Maurício Rodrigues Sobrinho, 26, e Cristine de Freitas Fonseca, 20, o resultado não surpreendeu.
“Quando escolhi uma instituição para fazer Direito, levei em consideração a nota de avaliação do curso, pesquisei e tive a indicação de amigos. Também fiz uma visita técnica para avaliar a estrutura, que ajudou na decisão”, contou Maurício, que está no sexto período da sua terceira graduação.
Anna Carolina, que cursa o segundo período, também está gostando da experiência. “Pesquisei os indicadores de qualidade antes da escolha”.
SAIBA MAIS
> Enade
- Os resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2022, que avalia o rendimento dos concluintes de cursos de graduação, foram apresentados nesta semana pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
- Entre os indicadores, um dos mais populares é o Conceito Enade, que estipula um conceito de 1 a 5.
> Áreas avaliadas
- Em 2022, o Enade avaliou cursos vinculados ao Ano III do ciclo avaliativo: bacharelado das áreas de administração, Administração Pública, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Direito, Jornalismo, Psicologia, Publicidade e Propaganda, Relações Internacionais, Secretariado Executivo, Serviço Social, Teologia e Turismo.
- Também foram avaliados cursos de tecnologia das áreas de Comércio Exterior, Design de Interiores, Design Gráfico, Design de Moda, Gastronomia, Gestão Comercial, Gestão da Qualidade, Gestão Pública, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Logística, Marketing e Processos Gerenciais.
Comentários