Educação

Clube de Física de escola ganha destaque nacional

Grupo formado por estudantes de escola pública em Guarapari ganhou reconhecimento oficial da Sociedade Brasileira de Física

Imagem ilustrativa da imagem Clube de Física de escola ganha destaque nacional
Alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Zuleima Fortes Faria que fazem parte do Clube de Física e Astronomia |  Foto: Pedro Henrique Oliveira

O Clube de Física e Astronomia (CFA) da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Zuleima Fortes Faria, localizada no bairro Itapebussu, em Guarapari, recebeu o reconhecimento oficial da Sociedade Brasileira de Física (SBF) devido aos trabalhos desenvolvidos com alunos da instituição.

O documento, assinado pelo presidente da SBF, Rodrigo Capaz, formalizou a demonstração “do comprometimento excepcional com a educação científica, promovendo atividades que estimulam o interesse dos estudantes por essas disciplinas e incentivando o desenvolvimento de atividades relacionadas à física e à astronomia”.

Criado em 2023, o Clube de Física e Astronomia da escola se propõe a promover e divulgar os estudos da área entre os estudantes. O projeto envolve o uso de tecnologias, como robóticas e experimentos científicos.

“Nosso principal objetivo é promover o interesse e o entendimento da física entre os membros. Queremos proporcionar um ambiente onde todos possam aprender e compartilhar conhecimentos sobre os fenômenos físicos que nos cercam no dia a dia”, explicou professor e coordenador geral do projeto, Aloísio de Sousa Oliveira.

A ideia é fundamentada em atividades diversas que exploram a disciplina e desenvolvem o aprendizado dos alunos, através de reuniões semanais, apresentações e experimentos práticos.

“Nosso Clube de Física e Astronomia promove encontros não apenas no contraturno, mas também realiza um encontro mensal especial aos sábados, para proporcionar uma experiência mais abrangente aos seus membros”, afirma o professor.

“A finalidade desses encontros é discutir a física e a astronomia de forma divertida, estimulando a curiosidade e o interesse dos membros. Realizamos experimentos inovadores em laboratório, proporcionando uma experiência hands-on que complementa o aprendizado teórico em sala de aula”, complementou.

Ainda de acordo com ele, o clube foi iniciado com um pequeno grupo de estudantes interessados no ensino das disciplinas, além de robótica. “Estes poucos estudantes desenvolveram habilidades que os tornaram parte de uma equipe coordenadora do clube neste ano”, complementa. Atualmente, o perfil do clube no Instagram (@clube.fisics) conta com mais de 13 mil seguidores.

Show promove interação de estudantes

O Clube de Física e Astronomia (CFA) promoveu em junho deste ano o 1º Show de Física e Astronomia da escola. A ação buscou promover interação entre os alunos, possibilitando a troca de conhecimentos.

O CFA é um projeto voltado para problematizar, buscar soluções e divulgar trabalhos científicos, com o auxílio de investigação com o método científico, elaboração de experimentos cuidadosos e divulgação para a comunidade local. O processo se baseia em compartilhamento de conhecimentos, problematização, debate e elaboração de tomadas de decisão.

Contando com 10 coordenadores de projetos e apresentações e 40 membros frequentes, os encontros ocorrem semanalmente com apresentação de temas específicos de forma teórica e experimental. Como objetivo central, está a elaboração de um kit de dispositivos experimentais que abordam todo conteúdo da física clássica, introdução à física moderna e a astronomia.

Este kit foi utilizado pela primeira vez, durante a apresentação dos coordenadores do Clube na EEEFM Manoel Rosindo da Silva, também em Guarapari, no Show de Física e Astronomia.

“O projeto vem fornecendo grande incentivo ao estudo, pesquisa e desenvolvimento de habilidades relacionadas com a Física e a Astronomia”, afirmou o professor de física Aloisio de Sousa.