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Educação

Saiba o que faz o Espírito Santo ter o melhor ensino do Brasil

Investimento na expansão das unidades com uma maior carga horária contribuiu para o Estado ter a melhor educação do País


Imagem ilustrativa da imagem Saiba o que faz o Espírito Santo ter o melhor ensino do Brasil
Os estudantes Fernanda Manuelly, Jean Viegas, Ian Flora, Muriel Souza, João Paulo e Erick Costa comemoraram o resultado do Ideb |  Foto: Fábio Nunes / AT

Com o bom desempenho conquistado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) - que deixou o Espírito Santo em primeiro lugar do ranking nacional na etapa do Ensino Médio, com 4,8 pontos, ao lado de Goiás -, o Estado já planeja os próximos passos.

Atualmente, há 184 escolas em tempo integral. Em conversa com a reportagem, a gerente de Educação em Tempo Integral da Secretaria de Estado da Educação (Sedu), Mayara Lima Candido, destacou que o investimento na expansão do tempo integral no Espírito Santo contribuiu para ter a melhor educação do País e a expectativa é que mais escolas nesse modelo sejam entregues.

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“Expandimos, de 2021 para 2023, mais escolas de tempo integral (94 no total). Acreditamos que o modelo pedagógico que oportuniza mais tempo de permanência no espaço escolar traz mais oportunidade de aprendizagem”, explica Mayara.

Outra estratégia adotada pelo Estado para reduzir os efeitos da pandemia no ensino, segundo a gerente, é a “recomposição da aprendizagem”, em que foram criados planos de nivelamento, onde os alunos passam anualmente por avaliação diagnóstica no início do ano.

“Nessa avaliação identificamos suas fragilidades, e a partir disso, estruturamos um plano de recomposição para que seja desenvolvido, ao longo do ano, com o estudante”.

A busca ativa de estudantes em risco de abandono escolar também foi uma prática adotada.

“Implantamos, desde 2022, o Programa de Integração Escolar, onde um agente é uma figura dentro da escola e é o responsável pela busca ativa dos estudantes. Quando é percebido que o estudante está com um número elevado de falta, dentro de uma semana, esse agente faz contato com a família e vai até a casa dela, quando necessário”.

Mayara destacou ainda que nos últimos anos o Estado investiu também no Programa de Fortalecimento da Aprendizagem, permitindo às escolas contratarem professores de Língua Portuguesa e Matemática para trabalharem na recomposição da aprendizagem dos estudantes.

Para os próximos anos, a ideia é ampliar a oferta do ensino em tempo integral e de educação profissionalizante. “No conjunto de 385 unidades escolares, 184 escolas são de tempo integral. Mas a pretensão é expandir as escolas de tempo integral e também com a oferta de educação profissional técnica”, afirmou a gerente.

Das 184 escolas de tempo integral, 100 ofertam o ensino técnico integrado.


Fruto do trabalho

Os estudantes de ensino médio da escola estadual de tempo integral Fernando Duarte Rabelo, em Vitória, Fernanda Manuelly, 18, Jean Viegas, 17, Ian Flora, 18, Muriel Souza 18, João Paulo, 19 e Erick Costa, 17, comemoram o resultado do Ideb. Para a diretora Vanessa Tavares, o resultado é “fruto de todo trabalho desenvolvido durante os últimos anos”.


Saiba mais

Ideb

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (ldeb) é um indicador essencial para medir a qualidade da educação do Brasil.

Ele é composto por dados referentes à aprovação dos estudantes (fluxo escolar) e às médias de desempenho nas avaliações.

É calculado a partir do Censo Escolar e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Varia de 0 a 10, de modo que quanto melhor o desempenho dos alunos e mais alto o número de aprovados, maior é o Ideb.

Resultado

O Espírito Santo alcançou 1º lugar entre as redes Estaduais de Ensino do Brasil, na etapa do Ensino Médio, com 4,8 no Ideb. Nos anos iniciais da educação básica ficou em 5º lugar com 6,3 e nos anos finais do Ensino Fundamental em 3º lugar com nota 5,3. Os resultados foram divulgados na terça-feira (13) pelo Ministério da Educação (MEC).

O que foi feito

Tempo integral

Aumento do número de escolas que oferecem o ensino em tempo integral de 2021 para 2023. Neste três anos foram 94 escolas implementadas. Este ano foram 28.

Aprendizagem

Criação de planos de nivelamento personalizados para cada estudante, com base em avaliações diagnósticas, com objetivo da recuperação das aprendizagens perdidas durante a pandemia.

Busca ativa de estudantes

Implementação do Programa de Integração Escolar, em 2022, com agentes responsáveis por identificar e acompanhar estudantes com alta frequência de falta.

Fortalecimento de disciplinas

Contratação de professores específicos para trabalhar na recuperação de aprendizagens nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática.

Educação Profissionalizante

Aumento da oferta de cursos profissionalizantes nas escolas de tempo integral, preparando os estudantes para o mercado de trabalho.

Fonte: MEC e Sedu.

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