Viadutos, túnel, passarelas e duplicação na BR-262
Licitação em abril vai definir a empresa que fará o projeto básico das obras de intervenção da rodovia, no trecho do Estado
Escute essa reportagem
Depois de três tentativas de concessão frustradas, uma nova esperança para a BR-262. O projeto básico de duplicação de toda a rodovia prevê construções de viadutos, passarelas, túnel e outras intervenções.
Um túnel de 711 metros de extensão, por exemplo, está previsto para ser construído em Venda Nova do Imigrante. Já os viadutos, nos acessos a Viana, Santa Isabel, Domingos Martins, Marechal Floriano, Santa Maria de Araguaia e outros locais.
O projeto, no valor de R$ 35 milhões, inclui o estudo geológico de todo o subsolo do trecho de 180 quilômetros entre o entroncamento da 262 com a BR-101, em Viana, até a divisa com Minas Gerais. O vencedor da licitação será conhecido no dia 26 de abril.
Romeu Scheibe Neto, superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes no Espírito Santo (Dnit-ES), ressalta que todos esses elementos da infraestrutura relacionados no termo de referência são mínimos e deverão ser projetados.
“O projeto básico e os estudos ambientais consistem num conjunto completo de elementos técnicos de engenharia que vão permitir ao DNIT a execução adequada das obras de duplicação da BR-262, numa futura contratação Romeu Scheibe Neto, Superintendente do Dnit-ES
“O que não significa que isso é um posicionamento definitivo. Poderá haver novos elementos ou um reposicionamento de localização. Isso é o projeto que vai definir. Na verdade, esses elementos são os elementos estabelecidos no estudo de viabilidade técnica, que é um estudo menor”.
Mas ele explica que esse projeto de engenharia dá a base para fazer a contratação do projeto para posteriormente contratar a obra.
“Tudo isso é o projeto que vai definir. A geometria da rodovia, se a duplicação vai ser do lado direito, se será colado no eixo principal, se vai ter outro traçado, o posicionamento adequado do viaduto, onde integra com o viário que dá acesso ao distrito. Enfim, essas coisas serão definidas ao longo do desenvolvimento do projeto”.
Coordenador da bancada federal capixaba, o deputado Josias da Vitória (PP) destaca que a BR-262 tem um traçado muito sinuoso e desafios de engenharia, o que fez com que as tentativas de concessão não tivessem êxito nos últimos anos.
“A obra é uma das prioridades do Estado e esperamos que o projeto seja concluído antes do prazo para que as obras sejam iniciadas o quanto antes. A rodovia já deveria ter um trecho duplicado entre Marechal Floriano e o trevo de Paraju, mas uma decisão equivocada do TCU (Tribunal de Contas da União), em 2019, paralisou a obra que não pode mais ter andamento”, finaliza o deputado.
Leia mais
Prédio mais alto do ES recebe a 1ª árvore símbolo
INSS levaria 16 anos para acabar com fila
Saiba mais
A rodovia
A BR-262/ES é uma rodovia transversal localizada nos estados do Espírito Santo e de Minas Gerais. Desenvolvendo-se no sentido Leste-Oeste, possui 180,6 km de extensão de via implantada e pavimentada e tem seu início no entroncamento com a BR-101/ES, no km 15,9, em Viana.
O trecho capixaba chega ao seu final no km 196,5, na divisa entre os estados do Espírito Santo e Minas Gerais, no município de Irupi (ES).
Cidades
A rodovia passa por cidades como Viana, Domingos Martins, Marechal Floriano, Venda Nova do Imigrante, Conceição do Castelo, Brejetuba, Ibatiba, Iúna e Irupi.
Escoamento
Assume papel preponderante no escoamento da produção agropecuária, além de grande tráfego de turistas, tanto no sentido da praia quanto no da região serrana. Através dela, boa parte do café exportado pelo Estado do Espírito Santo e pela Região de Manhuaçu chega aos portos capixabas.
O mesmo acontece com hortifrutigranjeiros que suprem os mercados da Grande Vitória.
O que está previsto
Duplicação
O edital prevê a duplicação de toda a rodovia, nos dois sentidos.
Implantação
Viaduto de acesso a Viana
Viadutos no acesso a Santa Isabel
Viadutos no acesso a Domingos Martins
Viaduto de acesso a Marechal Floriano
Viaduto de interseção em Parajú
Viadutos de acesso a Santa Maria de Araguaia
Elevados na travessia de Ibatiba
Elevados na travessia de Venda Nova do Imigrante
Elevado em Ferradura, Ibatiba
Passagem Superior de Iúna
Ponte Sobre o Rio Castelo na alça de acesso à rodovia ES-165
Túnel Projetado em Venda Nova do Imigrante
Passarelas a serem implantadas
Prevista a implantação de 10 passarelas de transposição da rodovia. São elas: Viana (1), Marechal Floriano (1), Pedra Azul (1), Venda Nova do Imigrante (4) e Ibatiba (3).
Fonte: Termo de Referência da BR-262 e Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes no Espírito Santo (Dnit-ES)
Comentários