Ainda dá tempo de ter renda extra na Páscoa
Especialistas orientam que para ganhar dinheiro é preciso buscar conhecimento e se preparar para empreender
Escute essa reportagem
A Páscoa se aproxima, dia 9 de abril, e com ela uma oportunidade para quem está precisando fazer renda extra ou expandir os negócios. As vendas do varejo voltadas para esta data deverão totalizar R$ 2,49 bilhões, segundo projeção da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
Para isso, é preciso buscar informação, conhecimento e se preparar para empreender. O diretor técnico da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), Hugo Tofoli, afirma que independentemente do prazo, sempre é uma boa oportunidade para empreender.
“O que a gente tem que fazer é buscar uma capacitação, investir nos produtos certos, fazer um bom plano de custo da mercadoria, para que você tenha uma receita boa nas vendas”, afirmou.
A partir das habilidades e criatividade, são muitas soluções que o empreendedor pode criar para surpreender e solucionar uma necessidade do cliente, é o que diz a analista de Relacionamento do Sebrae/ES, Andréa Gama.
“A Páscoa é, também, um feriado religioso. Além de chocolates, pode-se aproveitar para comercializar artigos religiosos, kits com brincadeiras para os pais aplicarem em casa com os filhos: como um kit com ovinhos pequenos, uma cestinha, adesivos com os pezinhos de coelhos para montar uma caça aos ovos em casa. Se tivesse esse kit pronto eu compraria para fazer uma surpresa para os meus filhos”, afirma Andréa.
Atenta a novas chances, a decisão de aproveitar a Páscoa para fazer uma renda extra foi importante para a assistente social Cristiane Boasquives. Ao lado da mãe, Linda Boasquives, encontrou na produção de ovos de colher uma alternativa caseira para ajudar nas finanças e, consequentemente, conseguir cuidar de seus dois filhos.
“Como no momento eu não estou trabalhando, devido aos cuidados com as crianças, vi que seria uma ótima oportunidade fazer ovos de Páscoa para vender. Assim, seria uma forma de adquirir uma renda extra. Levei a ideia para minha mãe, para que, juntas, pudéssemos produzir os ovos”, afirmou Cristiane.
Comércio espera 61 milhões em vendas
A Páscoa deve movimentar R$ 61 milhões em vendas no Estado em 2023. O levantamento foi divulgado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado (Fecomércio-ES) e traz expectativa de crescimento real de 6,8% no faturamento em relação a 2022. No País, a alta estimada é de 2,8%. Os produtos mais procurados são ovos e chocolates, além de decoração, pescados, vinhos e azeites.
Leia mais
Prédio mais alto do ES recebe a 1ª árvore símbolo
Novo pedido para suspender ações de revisão da vida toda
Principal fonte de renda de jovem
Em março de 2018, quando tinha apenas 16 anos e ainda cursava o ensino médio, a empreendedora Lívia Gomes viu a oportunidade de conseguir uma renda extra através da Páscoa vendendo ovos de colher. Com o sucesso das vendas, tornou-se proprietária de uma empresa de doces em Linhares, no Norte do Estado.
“Em 2018 eu estava buscando uma vaga como menor aprendiz. Busquei na internet formas de adquirir uma renda extra. Lá tinha de tudo, desde ‘vender miçangas na praia’ até ‘lucrar muito vendendo ovos de colher na Páscoa’”, revelou Lívia como tudo começou.
E a iniciativa rendeu muitos frutos. “Vi ali uma grande chance para mergulhar de cabeça. E deu tão certo que agora estou caminhando para a minha sexta Páscoa”.
O sucesso não parou por aí. A jovem empreendedora afirma que a expectativa para a Páscoa está alta. Segundo ela, para as confeiteiras, essa é a época mais lucrativa do ano, e a tendência é de que sejam produzidos 500 ovos.
Para Lívia, o diferencial deste ano para os anteriores é que hoje a atividade se tornou a sua única fonte de renda.
A empreendedora ainda afirma que a Páscoa é uma excelente oportunidade para quem deseja entrar no ramo da confeitaria, e que ainda dá tempo de ser lucrativo com a data. Ela dá algumas dicas para os estreantes.
“É importante caprichar na embalagem e finalização. Use caixas, fitas, tags personalizadas e claro, invista em insumos de qualidade porque isso conta muito na experiência do cliente”, finalizou.
Comentários