X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Economia

Municípios do ES apresentam melhora de 3,7% na capacidade de atrair negócios

O índice, elaborado pela Federação das Indústrias (Findes), analisa a infraestrutura, o potencial de mercado, o capital humano e a gestão pública


Imagem ilustrativa da imagem Municípios do ES apresentam melhora de 3,7% na capacidade de atrair negócios
Evento para divulgação de índice sobre ambiente de negócio aconteceu no auditório da Findes nesta quinta e reuniu prefeitos capixabas

Os municípios do Espírito Santo apresentaram uma melhora de 3,7% ao ano no ambiente de negócios de 2019 a 2023. É o que aponta o Indicador de Ambiente de Negócio (IAN), divulgado pela Federação das Indústrias (Findes) na tarde desta quinta-feira (14).

A pesquisa avalia questões como infraestrutura, potencial de mercado, capital humano e gestão pública. Nesta edição, trouxe como novidade a avaliação dos processos burocráticos, fazendo uma leitura do tempo de abertura de empresas e da taxa de congestionamento de processos.

O resultado foi dividido por seis agrupamentos de cidades com características semelhantes, definido como "clusters". Dores do Rio Preto, Marilândia, Venda Nova do Imigrante, Colatina, Vitória e Domingos Martins ficaram com as melhores pontuações gerais.

Quando comparada a evolução entre as edições de 2022 e 2023, o destaque ficou para Jaguaré, Atílio Vivácqua, Alegre, Serra e Laranja da Terra.

Um dos pontos de destaque do evento foi a preocupação do setor industrial sobre a qualificação dos profissionais. Atualmente, são 85 profissionais entregues ao mercado capixaba por dia através dos cursos de iniciação e técnicos do Sistema Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), apontam dados do Observatório da Indústria, vinculado à entidade.

Desses novos profissionais, cerca de 84% são aproveitados pelo mercado de trabalho, uma taxa de 8 a cada 10 formados por ano, segundo dados de outubro do Senai nacional. 

De janeiro a novembro deste ano, 43.800 vagas pelo Senai foram abertas para todos os tipos de cursos, desde a inserção profissional até o técnico. Para 2024, o objetivo é ampliar em 27% a oferta de matrículas, indo para 56 mil no ano.

"O futuro do Espírito Santo, para se manter atrativo, necessita da capacitação do capital humano. Para isso, temos tido o apoio dos municípios e do governo, que contratam os serviços de qualificação", ressalta a presidente da Findes, Cristhine Samorini.

O primeiro edital de 2024 para oferta de cursos de iniciação profissional e técnico pelo Sistema Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) no Espírito Santo deve ser lançado logo em janeiro.

Licenciamento ambiental

Durante a cerimônia, Cris Samorini também elogiou a aprovação pela Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) do projeto de lei complementar que cria medidas para agilizar a concessão de licenciamento ambiental a empresas com grande potencial econômico.

A proposta, de autoria do governo do Estado, foi votada na última terça-feira (12) e aguarda sanção do governador, Renato Casagrande. "Isso era algo que o Espírito Santo estava muito atrasado. Vai ser muito favorável para todos os municípios", afirma Cris.

Reunião adiada

Durante o evento, o deputado federal e presidente da bancada capixaba Josias Da Vitória (PP) afirmou ter cancelado uma  reunião que teria na sexta-feira (15) com o secretário-geral da Receita Federal, Robson Barreirinha, para tratar sobre a autonomia da alfândega no Espírito Santo.

A preocupação partiu da divulgação do projeto de reestruturação interna da Receita Federal, momentaneamente suspensa. A assessoria do parlamentar confirmou que o encontro foi adiado devido à vinda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a inauguração do Contorno do Mestre Álvaro. O encontro será remarcado, ainda sem data prevista.

Da Vitória deve estar presente na solenidade de entrega da obra, segundo a assessoria. O parlamentar inclusive faz questão de bater no peito que a conclusão do empreendimento é fruto dos trabalho da bancada capixaba.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: