Mais carros chineses no Espírito Santo
GAC Motor vai fazer missão empresarial no próximo mês no Estado, que terá 1º laboratório de mobilidade elétrica do País, com ajuda asiática
Escute essa reportagem
Com operações em 39 países, incluindo Chile e México, a chinesa GAC Motor, que recentemente apresentou ao mundo veículo elétrico com 1.000 cavalos de potência, pode ser a próxima fabricante a trazer a operação de importação pelo Espírito Santo.
Na reunião com a missão empresarial capixaba na China, o gerente-geral da GAC, Wei Haigang, confirmou visita ao Estado para maio.
A missão anunciou ainda que primeiro laboratório especializado em mobilidade elétrica do Brasil será no Espírito Santo. Foi formalizado o termo de cooperação entre o governo do Estado, a Comexport Trading, a Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) e o Senai para a instalação da unidade de capacitação.
A estrutura criada no Senai ES oferecerá qualificação a profissionais de todo o País, relacionados à movimentação, carregamento, armazenagem, utilização, manutenção e retrabalhos em veículos híbridos e elétricos, sistemas e baterias.
Assinaram o termo o vice-governador e secretário de Estado de Desenvolvimento, Ricardo Ferraço, o presidente da Comexport, Alan Goldlust, o vice-presidente Comercial da Comexport, Rodrigo Teixeira, e o presidente da GWM América Latina e Região, James Yang.
Além do investimento financeiro realizado pela Comexport para a montagem do laboratório, fabricantes de veículos elétricos, como BYD e GWM, de sistemas para a mobilidade elétrica e de autopeças fornecerão carros, partes e peças para equipar as instalações do Senai ES. Somados, os investimentos vão ultrapassar R$ 1 milhão.
Previsto para iniciar a operação no segundo semestre de 2024, o laboratório de excelência na esfera governamental vai qualificar profissionais do setor público, como bombeiros militares, forças policiais, entre outros agentes de segurança e tecnologia.
Comentários