INSS vai passar a ligar para agendar perícia
Ligações serão a quem espera procedimento por auxílio-doença há mais de 45 dias. Órgão ensina dicas para não cair em golpes
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O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começou a ligar para segurados que aguardam perícia para concessão de benefício por incapacidade temporária há mais de 45 dias, conhecido como auxílio-doença.
A ligação, que passou a ser feita desde ontem, será feita para remarcar atendimento, confirmar ou antecipar agendamento de perícia médica ou avaliação social sem perícia médica presencial, apenas com a apresentação de atestado médico.
As chamadas serão realizadas pelo número (11) 2135-0135, que substitui o antigo número utilizado pela central de atendimento da Previdência Social. Esse número não recebe chamada telefônica e não possui WhatsApp.
Caso haja dúvida da autenticidade da ligação ou de possibilidade de golpe, o cidadão pode fazer uma chamada gratuita para o número 135, que irá enviar uma mensagem para o celular do segurado pelo número 28041 para confirmar a legitimidade da chamada.
O INSS informou, em comunicado, que não entra em contato com o segurado para solicitar número de documentos, foto para comprovar a biometria facial, número de conta-corrente ou senha bancária. Caso o contato seja feito pelo instituto, serão eles que informarão os dados do segurado.
Qualquer ligação solicitando informações ou foto de documento em nome do INSS trata-se de golpe.
Atualmente, 1,1 milhão de pessoas estão na fila de pedidos de benefícios que precisam passar por perícia médica, sendo 627 mil perícias médicas iniciais; 250 mil avaliações de exames para Benefício de Prestação Continuada para pessoa com deficiência e 300 mil de outras perícias.
Em entrevista, Alessandro Stefanutto, o novo presidente do INSS, afirmou que vê a fila de espera do INSS como um sintoma estrutural de uma doença que tem de ser curada.
O prazo máximo de duração do benefício por meio do atestado médico (Atestmed) é de 180 dias. Caso tenha o benefício negado, o segurado tem o prazo de 15 dias para realizar novo requerimento.
O envio da documentação para a concessão do benefício por incapacidade temporária deverá ser feito por meio dos canais remotos de atendimento, como o Meu INSS e central de atendimento.
Instituto ensina a não cair em golpes
Medidas
Em qualquer suspeita de golpes, o cidadão pode fazer uma chamada gratuita para o número 135, que irá enviar uma mensagem para o celular do segurado pelo número 28041 para confirmar a legitimidade da chamada.
Somente o sistema original é capaz de realizar esse procedimento.
Ainda, o INSS tem informado que não entra em contato com qualquer segurado para solicitar número de documentos, foto para comprovar biometria facial, número de conta-corrente ou senhas bancárias. Caso o contato seja feito pelo instituto, serão eles que informarão os dados do segurado.
Qualquer ligação solicitando informações ou foto de documento em nome do INSS trata-se de golpe.
Ligações já começaram
As ligações do INSS já começaram a acontecer desde ontem aos segurados que estão aguardando perícia médica para concessão de benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) há mais de 45 dias. O objetivo é antecipar o benefício por meio do Atestmed, sistema pelo qual segurados podem enviar laudos e atestados via internet, para a análise de um médico perito à distância.
A iniciativa começou a ser adotada por conta da pandemia e da demora na marcação de exames periciais nas agências, mas foi ampliada no mês passado.
O instituto informou que o número (11) 2135-0135 vai aparecer na tela de chamada do telefone do segurado quando a entidade ligar para remarcar o atendimento ou para confirmar ou antecipar o agendamento de perícia médica e/ou avaliação social.
O número não recebe chamada telefônica e não tem WhatsApp.
Fonte: Pesquisa AT.
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