Nova fase na obra de navio da Marinha
Lula foi convidado e pode vir ao Estado no próximo dia 17 para participar de uma nova etapa da construção da embarcação militar
Escute essa reportagem
A primeira visita do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao Espírito Santo neste mandato pode acontecer em breve. Lula será convidado a participar de uma etapa da construção do novo Navio Polar da Marinha, que está sendo construído no Estaleiro Jurong Aracruz, no Norte do Estado.
A informação foi confirmada por uma liderança do PT no Estado, que não quis se identificar.
“O convite será feito, queremos a presença dele no Estado, mas não é algo simples, precisamos ver questões de agenda. Como vários ministros já vieram aqui, o clima para a visita é positivo”, disse a fonte.
O evento acontecerá no dia 17 de outubro, nas instalações do próprio Estaleiro Jurong. Será nesta data que ocorrerá o chamado “batimento de quilha” do Navio Polar Almirante Saldanha.
O batimento de quilha é tradicional na construção naval e ocorre quando a quilha, considerada “espinha dorsal” da embarcação, é concluída, possibilitando a estruturação das demais partes do navio.
A construção do Polar Almirante Saldanha, da Marinha do Brasil, tem sido um dos maiores projetos do Estaleiro Jurong, que possui a expectativa de ter as atividades cada vez mais fortalecidas.
O presidente da Petrobras, que esteve nesta semana no Estado, comentou que a indústria naval brasileira será fortalecida e que os estaleiros do País “vão ficar lotados”.
De acordo com o vice-presidente da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), Fernando Otávio Campos, Jurong e o Estado estão cada vez mais preparados para receber esse tipo de investimento. “Nós estamos prontos, temos cadeia de produção qualificada. Quanto maior a demanda na estrutura portuária, mais investimentos para o Estado”, disse.
Já o consultor empresarial Durval Vieira de Freitas comentou que Jurong é um dos estaleiros mais bem montados do País. “Com o fomento da indústria naval, Jurong estará cada vez mais preparado para fazer qualquer tipo de navio e de plataforma de petróleo e gás”, disse.
Para o consultor de Infraestrutura e Energia da Findes Luiz Claudio Montenegro, a fala do presidente da Petrobras indica que a empresa fará ainda mais investimentos no País e no Estado.
“A Jurong é um grande player para disputar mais obras da engenharia naval, portanto terá mais investimentos”, disse.
Outra embarcação pode criar seis mil empregos
O Estaleiro Jurong Aracruz, que fica no Norte do Estado, está na disputa para construir uma das 25 embarcações que serão contratadas pela Transpetro em 2024.
Conforme A Tribuna publicou, existem grandes chances de que caso o projeto seja implementado no estaleiro, sejam criados até 6 mil empregos a partir do próximo ano.
A ideia da Transpetro é fazer uma parceria com a Petrobras e renovar a frota de navios em 2024. A informação foi dada pelo presidente da empresa, Sérgio Bacci.
De acordo com ele, o objetivo da medida é reduzir custos de afretamento e fortalecer o mercado nacional com as novas embarcações.
O estaleiro capixaba ficaria responsável pela construção do casco, dos módulos e em concluir a instalação da embarcação.
Segundo o consultor de Infraestrutura e Energia da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) Luiz Claudio Montenegro, o Espírito Santo tem totais condições de entrar cada vez mais nesses tipos de investimentos.
“Estamos prontos. Temos todas as condições de assumir essa responsabilidade. A gente vem notando o aquecimento nesse setor de petróleo nos últimos tempos e a expectativa é que esses investimentos cresçam cada vez mais. Tudo faz parte de uma cadeia que vai beneficiar vários setores da infraestrutura”, disse.
Evento previsto para o dia 17 de outubro
Fabricação
O evento que tem a possibilidade de trazer o presidente Lula (PT) ao Espírito Santo é a conclusão de uma etapa da construção do Navio Polar Almirante Saldanha.
No dia 17/10 será a cerimônia de batimento de quilha, que ocorre quando a quilha, a “espinha dorsal” da embarcação, é concluída, possibilitando a estruturação das outras partes.
Atualmente, é possível que os navios sejam edificados em blocos.
O navio está sendo construído pelo Estaleiro Jurong Aracruz e tem sido um dos principais projetos que acontecem no local. O investimento é de R$ 740 milhões.
Embarcação
O Navio Almirante Saldanha proverá maior capacidade de apoio às atividades do Programa Antártico Brasileiro (Proantar) da Marinha.
Essas atividades visam à promoção de pesquisa científica diversificada e de alta qualidade na região Antártica, que estudam a origem de fenômenos naturais que atingem o território nacional e influenciam a sociedade em diversas áreas.
A embarcação terá quase 100 metros de comprimento e terá propulsão diesel-elétrica, além de hangar para duas aeronaves de porte médio e uma tripulação de 95 pessoas, incluindo 26 pesquisadores.
Especialistas acreditam que a construção fortalece a indústria naval no País e no Estado.
A expectativa é de que a entrega do Navio Polar Almirante Saldanha aconteça até o final de 2025, de acordo com a própria Marinha do Brasil.
Fonte: Pesquisa A Tribuna.
Comentários