Inovação para ajudar o comércio no Espírito Santo
Plataforma Connect tem o objetivo de compreender o ambiente econômico do Estado
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Um novo projeto da Federação do Comércio do Espírito Santo (Fecomércio-ES) vai mapear dados da economia capixaba e reuni-los em uma plataforma interativa e audiovisual, mantida com auxílio de inteligência artificial, para facilitar a tomada de decisões mais assertivas ao empresariado.
O Connect é uma parceria da Fecomércio com a Faesa, a Secretaria Estadual da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti-ES), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Espírito Santo (Fapes) e a Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI).
O projeto tem cronograma de desenvolvimento de três anos e conta com financiamento do governo do Estado, através da Fapes, e do MCI, com aporte total de R$ 4,7 bilhões. Em seguida, o projeto vai se sustentar com recursos próprios. Os primeiros dados consolidados serão disponibilizados em 2024.
O objetivo é que os dados fornecidos contribuam para o planejamento e direcionamento de ações, tomada de decisões estratégicas, antecipação de crises, oportunidades e soluções para pequenos, médios e grandes empreendedores, além de contribuir para a abertura de novos negócios.
Segundo o diretor regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-ES), Richardson Moro, o objetivo é compreender o ambiente econômico e as vocações do Estado para dinamizar o ecossistema de inovação, além de identificar setores que carecem de mais investimento.
“Esses dados já existem, mas estão dispersos. O desafio é mapear e ter entendimento do setor para conhecer de forma mais profunda nossas dores, oportunidades e desafios”, defende Ana Carolina Júlio, uma das responsáveis pela coordenação do projeto.
“O Connect vai ser útil ao prestador de serviço e à sociedade, que precisa dessas informações para poder subsidiar decisões de consumo, tendências e expectativas”, afirma o presidente da Fecomércio-ES, Idalberto Moro.
Nova base de negócios
No lançamento do Connect, o diretor regional do Senac, Richardson Moro, defendeu que o Estado tem potencial para ser uma base de negócios inovadores e enfatizou o tamanho do comércio na economia capixaba: “70% do PIB, com R$ 8 bilhões em impostos, só com ICMS”.
O diretor do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), Pablo Lira, acrescentou que o IJSN e a Fecomércio vão anunciar nos próximos dias uma nova parceria. Segundo ele, será focada na área do turismo.
Lira disse ainda que o projeto Connect terá quatro eixos: Observa – a concentração dos dados da economia capixaba no portal interativo; Engaja – atividades de divulgação dos resultados; Desafia – pré-aceleração de ideias e soluções de alto impacto; e Acelera – que prevê o desenvolvimento de startups atuantes em áreas estratégicas para o setor do comércio.
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