X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Economia

Inovação para ajudar o comércio no Espírito Santo

Plataforma Connect tem o objetivo de compreender o ambiente econômico do Estado


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Inovação para ajudar o comércio no Espírito Santo
Ana Carolina Júlio durante apresentação do projeto Connect |  Foto: Diego Alves/ Divulgação

Um novo projeto da Federação do Comércio do Espírito Santo (Fecomércio-ES) vai mapear dados da economia capixaba e reuni-los em uma plataforma interativa e audiovisual, mantida com auxílio de inteligência artificial, para facilitar a tomada de decisões mais assertivas ao empresariado.

O Connect é uma parceria da Fecomércio com a Faesa, a Secretaria Estadual da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti-ES), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Espírito Santo (Fapes) e a Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI).

O projeto tem cronograma de desenvolvimento de três anos e conta com financiamento do governo do Estado, através da Fapes, e do MCI, com aporte total de R$ 4,7 bilhões. Em seguida, o projeto vai se sustentar com recursos próprios. Os primeiros dados consolidados serão disponibilizados em 2024.

O objetivo é que os dados fornecidos contribuam para o planejamento e direcionamento de ações, tomada de decisões estratégicas, antecipação de crises, oportunidades e soluções para pequenos, médios e grandes empreendedores, além de contribuir para a abertura de novos negócios.

Segundo o diretor regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-ES), Richardson Moro, o objetivo é compreender o ambiente econômico e as vocações do Estado para dinamizar o ecossistema de inovação, além de identificar setores que carecem de mais investimento.

“Esses dados já existem, mas estão dispersos. O desafio é mapear e ter entendimento do setor para conhecer de forma mais profunda nossas dores, oportunidades e desafios”, defende Ana Carolina Júlio, uma das responsáveis pela coordenação do projeto.

“O Connect vai ser útil ao prestador de serviço e à sociedade, que precisa dessas informações para poder subsidiar decisões de consumo, tendências e expectativas”, afirma o presidente da Fecomércio-ES, Idalberto Moro.

Nova base de negócios

No lançamento do Connect, o diretor regional do Senac, Richardson Moro, defendeu que o Estado tem potencial para ser uma base de negócios inovadores e enfatizou o tamanho do comércio na economia capixaba: “70% do PIB, com R$ 8 bilhões em impostos, só com ICMS”.

O diretor do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), Pablo Lira, acrescentou que o IJSN e a Fecomércio vão anunciar nos próximos dias uma nova parceria. Segundo ele, será focada na área do turismo.

Lira disse ainda que o projeto Connect terá quatro eixos: Observa – a concentração dos dados da economia capixaba no portal interativo; Engaja – atividades de divulgação dos resultados; Desafia – pré-aceleração de ideias e soluções de alto impacto; e Acelera – que prevê o desenvolvimento de startups atuantes em áreas estratégicas para o setor do comércio.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: