X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Economia

Famílias voltam a pagar contas em dia, diz pesquisa

Levantamento aponta que, com a queda no desemprego, mais consumidores estão conseguindo pagar em dia as suas contas


Imagem ilustrativa da imagem Famílias voltam a pagar contas em dia, diz pesquisa
Banco Central reduziu juros e tende a realizar novos cortes na taxa, o que ajuda consumidor a conseguir crédito |  Foto: Divulgação

O percentual de famílias inadimplentes no Estado diminuiu pela quinta vez consecutiva, de janeiro para fevereiro, caindo de 38,2% para 36,7%, segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), que aponta: esse é o menor número dos últimos 13 meses.

Ele é atribuído por especialistas à queda no desemprego, que amplia o número de trabalhadores com condições de pagar suas dívidas em dia. No mesmo período, o nível de endividamento foi de 90,3%.

O levantamento foi realizado pela Federação do Comércio do Espírito Santo (Fecomércio-ES), com base nos dados da Confederação Nacional do Comércio (CNC).

Na análise da Connect Fecomércio-ES, projeto de inovação da empresa, desde o final de 2023, o efeito do pagamento do décimo terceiro junto com feirões de negociações de dívidas e queda nas taxas de juros proporcionou liberação de crédito para inadimplentes.

Soma-se a isso a diminuição do desemprego no Espírito Santo, que fechou o ano passado com um índice de 5,7%.

“Esse índice está abaixo da média nacional, de 7,8%, tornando o Espírito Santo o detentor da menor taxa de desemprego na região Sudeste e da sétima menor entre as 27 unidades da federação”, afirma Ana Carolina Júlio, pesquisadora responsável pelo Eixo Observa do Connect, da Fecomércio.

De cerca de 2 milhões de pessoas ocupadas no 4º trimestre do ano passado, 69% estavam trabalhando nos setores de Comércio e Serviços do Espírito Santo, sendo 19% no comércio e 50% em serviços, segundo o Relatório Connect Taxa de Desemprego .

Para o futuro, a situação depende muito da inflação, que em tese será mais baixa esse ano, segundo as projeções de mercado, que estão observando a taxa de IPCA abaixo de 4% deste ano, e também da evolução do emprego, segundo o administrador pós-graduado em engenharia econômica, Lélio Monteiro.

Além disso, a taxa de juros também tende a baixar mais, o que de certa forma ajuda o crédito. Ele destacou que o País vem de uma situação mais restritiva, juros altos e crise econômica pós-pandemia. “Depois de alguns anos de crescimento os juros estão baixando, a inflação está mais comportada e o desemprego baixo. Se isso continuar, o cenário para a renda das famílias tende a seguir positivo”.

Os números

- 36,7% das famílias estão inadimplentes

- 13 meses menor percentual nesse período


Febraban

Data: de 15 de março a 15 de abril

Empresas participantes: o consumidor deve procurar diretamente o banco credor, em seus canais oficiais, ou pelo portal consumidor.gov.br, com conta Prata ou Ouro.

Poderão ser negociadas dívidas no cartão de crédito, cheque especial, consignado e demais modalidades em atraso e que não possuam bens dados em garantia ou que estejam prescritos. Mais informações: meubolsoemdia.com.br.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: