Mãe e filha comandam sítio
Sítio Ouro Velho, na Serra, é um circuito de agroturismo que recebe visitantes nos fins de semana
Escute essa reportagem
Mãe e duas filhas comandam o restaurante Sítio Ouro Velho, em Pitanga, na Serra. Um circuito de agroturismo que recebe centenas de pessoas nos finais de semana para desfrutar do aconchego da natureza e das delícias da comida caseira.
O restaurante já tem 17 anos, mas em 2017, Suely Neves Ribeiro, 60 anos, passou a ter na direção dos negócios as duas filhas: Paula, de 30 anos, e Mariana Ribeiro, 35.
Leia mais sobre Empreendedorismo capixaba
Empreender para Paula significa ter liberdade, com muita responsabilidade. “Temos que lidar com clientes, fornecedores, colaboradores, mas temos liberdade para tomar decisões”.
“Damos prioridade a mulheres e moradoras da região. Achamos que a mulher tem um lado mais sensível, tem mais calma para trabalhar, gostamos mais”, conta Paula.
Ela deixou um trabalho em Fortaleza, onde atuava como analista contábil, quando sua mãe sofreu acidente de carro em 2017 e ficou 44 dias em coma. “Tentei voltar para Fortaleza, mas no final de 2019 decidi voltar. Quando chegou a pandemia, já estava aqui e tivemos que nos reinventar”, relembra.
O restaurante funciona às sextas, sábados, domingos e feriados nacionais, sem necessidade de reserva e sem taxa para desfrutar da área verde. “Nosso sítio é um espaço acolhedor, familiar, pensado de forma orgânica, com comida caseira”, conta Paula. Além das mulheres no comando dos negócios, as colaboradoras são 99% mulheres do bairro em que o sítio está localizado.
O dia mais movimentado no restaurante é o domingo. Passam pelo sítio de 300 a 400 pessoas no final de semana para desfrutar da área verde, com sombras, espaço externo para almoço no bosque, redes, espreguiçadeiras e um parquinho que foi projetado para crianças e adultos. No cardápio de comidas caseiras, destaca-se o pato ensopado com arroz, que é o carro-chefe da cozinha. O espaço fica a 30 minutos de Vitória.
Europa em Santa Teresa
Um pedacinho da Europa em Santa Teresa. É assim que os clientes falam do Sanpietro Vila Parque, empreendimento localizado no Vale do Caravaggio, região serrana do Estado, que tem à frente a turismóloga Eliane Gomes, 41, e Sandra Pratte, 44, que é sua sócia no bistrô.
O espaço tem área verde de 180 mil metros quadrados e oferece uma experiência gastronômica, cultural e sensorial para os clientes. Sucesso absoluto em apenas nove meses de existência, o Sanpietro foi a realização de um sonho de Eliane e seu marido, Giovani Goronci, 50.
Os dois tiveram a ideia de montar uma cafeteria, mas o projeto foi logo ampliado devido à grande demanda. Atualmente funciona como bistrô e, futuramente, será um restaurante.
Eliane está surpresa com o sucesso do empreendimento, que recebe visitantes do interior do Estado, além de Bahia, Minas Gerais e São Paulo. Devido à grande procura, decidiram funcionar com reservas aos sábados e domingos. Durante a semana, o local só abre para eventos particulares, como sessão de fotos.
A empresária buscou apoio do Sebrae para treinamento de equipe, registro da marca, criação do site, software e outros serviços.
Comentários