“Empreender é um propósito de vida”, diz empresária
Zilma Bauer conversou com a reportagem de A Tribuna e revelou os principais desafios do empreendedorismo
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A empresária Zilma Bauer queria empreender desde criança, quando gostava de brincar de dona de loja e adorava ler os rótulos dos produtos industrializados. Mineira de Mantena, ela é proprietária de uma fábrica de cosméticos no Espírito Santo, a Ervas Naturais, e colocou a família toda no negócio.
Nesta reportagem, Zilma fala sobre propósito de vida, das vezes que pensou em desistir e da importância de empreender.
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Desde 2018 no mercado, ela conta que nunca teve uma ação trabalhista na empresa, sediada em Vila Velha. Tem hoje 23 funcionários, fabricando 190 tipos de produtos para cabelo, vendidos em nove estados do País.
Além de empresária, ela é presidente do Sindicado da Indústria de Produtos Químicos do Espírito Santo, o Sindiquímicos.
A Tribuna – Você queria ser empresária desde pequena?
Quando eu era menina, no interior de Mantena (MG), via passar os aviões, deixando aquela fumacinha lá no céu. Eu olhava e falava assim: um dia eu vou andar neles. E ficava curiosa. Na TV, eu adorava ver o mar. E falava: um dia eu vou lá, vou andar de avião, vou andar de navio, vou ver o mar. E adorava brincar que era dona de loja.
Por que eu conto isso? Porque tudo que acontece na nossa vida tem um propósito. A nossa história, onde nós nascemos, os nossos gostos, o nosso jeito de ser já são a pista daquilo que Deus vai fazer na nossa vida.
- Como entrou no ramo de cosméticos?
Em 1997, eu tinha juntado um dinheiro e comecei a fazer pesquisa de mercado. Vi que o segmento de beleza só crescia. Por coincidência, eu estava com queda capilar e buscava resolver o problema. Foi quando conheci uma pequena linha de produtos de uma empresa que sequer era formalizada.
Comprei os direitos para usar a marca e me mudei de Minas para Vila Velha e começamos a produzir os cosméticos. Na época, contratamos um químico e depois meu filho foi se especializar e assumiu .
- Você fez um plano de negócio?
Nessa época, o governo tinha lançado um programa chamado “Brasil Empreendedor”, apoiado pelo Sebrae. Para conseguir financiamento fiz um curso de seis meses, elaboramos o plano de negócios e conseguimos R$ 42 mil. Isso era muito dinheiro pra mim naquela época, mas como o plano de negócios mostrou que a empresa tinha viabilidade, encaramos.
Fomos comprando equipamentos, estruturando a empresa e posicionando a marca. Mas a venda era somente para salões de beleza no Norte do País.
- Como passaram a vender direto ao consumidor?
Quando minha filha Larissa começou a fazer estágio no Marketing da fábrica, ela começou a responder o SAC e aí viu o tamanho da oportunidade que existia na venda direta ao consumidor. Porque até então a gente só vendia para salões de beleza. Ela passou a atender ligações de pessoas que usavam os produtos no salão e queriam comprar, usar em casa.
Vendo isso, minha filha nos convenceu de que a venda direta era viável. O jovem faz isso, né? Abre a nossa cabeça.
- E a venda pela internet?
O primeiro site foi institucional, mas em seguida decidimos fazer o e-commerce. Aí eu perdi um monte de distribuidor. Eles achavam que eu estava competindo com eles. Mas eu estava indo vender onde eles não conseguiam ir.
A venda pela internet é em escala. Você atinge muito mais gente e eu não posso estar longe do meu cliente. A internet nos aproxima.
- Na sua trajetória já teve vontade de desistir?
Olha só, a única certeza que existe na minha vida de empresária é a incerteza. Claro que eu já passei por muitos momentos em que eu olhei e falei: vale a pena tudo isso mesmo? Eu poderia viver com bem menos, mas estaria ajudando menos pessoas.
Empreender é um propósito de vida. Eu queria fazer a diferença na vida das pessoas, porque eu acho que Deus tem um propósito e eu quero cumprir esse propósito. Então, isso me anima, isso me dá alegria. Vejo meus filhos na empresa. É uma realização.
A vida do empreendedor é feita de desafios. A diferença está na forma como eu encaro isso. Se eu saio daquele desafio mais forte, sabendo qual erro não posso cometer mais, então valeu.
Sofisticação atrai clientela
O mercado da beleza também aposta no glamour para conquistar os mais exigentes do mercado. Afinal, qual mulher não quer ficar bonita num espaço que é puro luxo e sofisticação?
De olho num público selecionado, a empresária Penha Arraz montou seu Spazio, numa área de 800 metros quadrados, em Itapuã, Vila Velha e a aposta deu certo.
Um espaço no estilo residencial, acolhedor, charmoso e agradável, desenvolvido para suprir a demanda de Vila Velha por um ambiente sofisticado, com preços de acordo com a realidade do mercado. Animada, sonhadora e antenada, Penha Arraz tem crescido e ganhado reconhecimento.
No mercado de beleza há 18 anos, é especialista nas áreas de dermomicropigmentação, maquiagem. Também é cabelereira e colorista.
Sua equipe, hoje com 25 profissionais, atua, em serviços como podologia, esteticistas, depilação egípcia e fotodepilação (retiragem de pelo sem dor), cílios fio a fio e mega hair. Por dois anos seguidos, 2014 e 2015, a empreendedora foi premiada por sua habilidade em maquiagem definitiva; também em 2014 venceu na categoria micropigmentação; em 2012 e 2013 ganhou a Tesoura de Ouro.
Palestra reúne mulheres
No Espírito Santo, mais de 195 mil mulheres lideram pequenos negócios e precisam, no dia a dia, enfrentar inúmeros perrengues.
Para falar mais sobre essa realidade e mostrar caminhos para fazer o negócio deslanchar em meio às adversidades, a coordenadora nacional do projeto Sebrae Delas, Renata Malheiros Domingues, vai ministrar hoje, às 16 horas, a palestra “Mulheres Empreendedoras: Como superar os perrengues e prosperar”. O evento acontece no auditório do Sebrae, em Vitória.
A palestra é gratuita e faz parte do evento “Encontro com Elas”, quando serão reveladas as vencedoras da etapa estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2023.
Nesta edição, mais de 150 mulheres de 44 municípios capixabas concorreram em três categorias: Microempreendedora Individual (MEI), Pequeno Negócio e Produtora Rural.
“O prêmio tem como objetivo estimular e fomentar o empreendedorismo feminino. No ano passado, tivemos uma finalista capixaba na etapa nacional e este ano as expectativas são ótimas. Estamos ansiosas para compartilhar essas vitórias incríveis”, afirmou a gestora estadual do Sebrae Delas, Andrea Gama.
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