Duas montadoras e até três resorts devem chegar ao ES, afirma secretário
Novo secretário de Desenvolvimento, Rogério Salume se mostrou otimista em atrair empreendimentos em veículos e turismo
Escute essa reportagem

Duas montadoras de veículos e até três resorts estão nos planos do governo do Estado para a atração de novos negócios e fomento do turismo nos próximos anos. A declaração foi dada pelo novo secretário de Estado de Desenvolvimento, Rogério Salume, em visita à Rede Tribuna.
Multinacionais do ramo automobilístico estão no radar do governo para se instalarem no Estado — algumas chinesas, inclusive, já tendo conversado com o governo sobre a proposta de trazer a estrutura de produção para o País.
“A gente tem recebido aqui gestores, CEOs, presidentes e investidores de montadora (...) para conversar, e eles adoraram as condições, a nossa posição e tudo aquilo que a gente tem para oferecer. Eu diria que sim, tem muita oportunidade de a gente trazer não só uma, mas umas duas novas montadoras para o Espírito Santo”, afirma.
BYD, GWM e GAC fazem parte da lista de montadoras chinesas que foram sondadas pelo governo para trazer operações para o Estado durante a visita de empresários e políticos à China, para a cúpula do G20, em novembro de 2024.
Em junho, a possibilidade de uma montadora de peças automotivas se instalar no Estado chegou a ser aventada pelo governador Renato Casagrande, durante a inauguração do Centro Automotivo Sertrading, na Serra.
Salume diz que, embora a maior demanda no mercado hoje seja por carros elétricos e híbridos, o Estado conversa com empresas que atuam em todos os segmentos. “Carros elétricos, híbridos, a combustão. Estamos abertos para todas as montadoras”, diz.
Sobre os resorts, o secretário afirma ter como meta conversar com operadores “de nível mundial” para apresentar as potencialidades do Estado e atrair esses negócios para se instalarem em regiões capixabas. Salume comentou a possibilidade de que até mesmo três resorts possam ser construídos no Espírito Santo.
“Por que não a gente pode ir buscar um resort para estar na região dos lagos, ali naquelas regiões da Lagoa de Linhares, que é incrível e linda? Você tem que começar a deslocar a atenção para aquela região, porque um equipamento já está lá (o aeroporto)”, afirma.
Detalhes
Sooretama na mira de indústria
Carros
Pelo menos duas montadoras de veículos podem se instalar no Estado, uma delas chinesa, segundo o secretário de Estado de Desenvolvimento, Rogério Salume.
A atração desses investimentos é enxergada como uma “oportunidade” pelo secretário. No entanto, ele afirma que conversas já estão sendo realizadas com multinacionais para que esses negócios sejam firmados
no setor, o Estado possui uma fábrica de ônibus — a Marcopolo, em São Mateus — e um projeto de carros híbridos em Sooretama — a Lecar, do empresário Flávio Figueiredo.
as negociações, em aberto pela secretaria, abrange as modalidades de carros eletrificados, mas também considera os veículos à combustão. “Estamos abertos a todos”, diz Salume.

Resorts
Para os resorts, o governo estuda atrais até três empreendimentos, com grande possibilidade de instalação na região das lagoas em Linhares. Operadoras mundiais estão sendo sondadas.
Fontes: citadas no texto
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários