Desenrola pequenos negócios: saiba como renegociar as dívidas com desconto
Programa já está vigente e promete beneficiar até 460mil no Estado, entre MEIs e donos de micro e pequenas empresas
Escute essa reportagem
O Desenrola voltado para Microempreendores Individuais (MEIs) e pequenas e médias empresas começou. Os donos de negócios que tenham dívidas não quitadas até 23 de janeiro deste ano podem buscar instituições financeiras com as quais têm débitos, que já aderiram ao programa, e renegociar.
Pelo programa, são oferecidas condições especiais com descontos de até 96% para quitar dívidas com instituições financeiras. Cada instituição participante tem suas próprias condições.
No Estado, há 295.134 MEIs, 140.461 microempresas, 24.965 empresas de pequeno porte, totalizando 460.560, segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Esse é o público elegível a participar do programa, que pode evitar até 60 mil falências no Estado.
O Banco do Brasil informou que seus clientes terão desconto de até 20% nas taxas de juros com prazo de até 120 meses e de até 96% para liquidação à vista de operações inadimplentes, para os clientes pessoa jurídica que se enquadrarem nas regras do Programa. Os interessados deverão procurar os canais oficiais da instituição.
O Bradesco adiantou que deverá aderir ao projeto e que aguarda a divulgação dos detalhes para conhecer melhor os modelos a serem implantados.
O Desenrola Pequenos Negócios faz parte do Eixo 2 do programa Acredita do Governo Federal, em parceria com a Federação Brasileira do Bancos (Febraban).
Na próxima segunda-feira, acaba o prazo para negociação do Desenrola Brasil voltado para pessoas físicas com renda de até dois salários mínimos ou inscritas no CadÚnico. Ela inclui as dívidas negativadas entre janeiro de 2019 e dezembro de 2022.
Saiba mais
Desenrola
O Desenrola voltado para Microempreendedores individuais (MEIs), donos de microempresas e empresas de pequeno porte já está funcionando. Ele faz parte de um dos eixos do programa Acredita do governo federal. No Espírito Santo , há 460.560 MEIs, microempresas e empresas de pequeno porte.
Como aderir
Os interessados podem entrar em contato diretamente com os bancos, pelos canais oficiais. A negociação só vale para dívidas com instituições financeiras não quitadas até 23 de janeiro deste ano.
Condições
Cada instituição financeira que participa do programa tem suas próprias condições.
Banco do Brasil
Clientes podem acessar descontos do Desenrola. O banco oferece desconto de até 20% nas taxas de juros com prazo de até 120 meses e de até 96% para liquidação à vista de operações inadimplentes. Para isso é necessário procurar os canais oficiais como www.bb.com.br, App BB, WhatsApp enviando uma #renegociepj para o número 61 4004 0001, por exemplo.
Bradesco
Informou que deverá aderir ao projeto e que aguarda a divulgação dos detalhes para conhecer melhor os modelos a serem implantados.
Banestes e Bandes
Informaram que já realizam ações de negociação.
Acredita
O programa Acredita é baseado em quatro eixos. É no eixo 2 que está o Desenrola. Trata-se de uma versão do Desenrola voltada para MEI, micro e pequenas empresas e um programa de crédito para esse público.
Desenrola: dívidas inadimplentes com o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe) renegociadas até o fim deste ano poderão ser contabilizadas como crédito presumido dos bancos de 2025 a 2029.
Crédito a MEI, micro e pequenos empresários
Linha Procred 360: juros fixados na taxa básica de juros da economia Selic, mais 5% ao ano. Possibilidade do pagamento de juros no período de carência, antes mesmo do pagamento da primeira parcela. Início dos empréstimos em 60 dias.
Desconto no Programa Emergencial de Acesso ao Crédito (Peac)
Redução de 20% do Encargo por Concessão de Garantia (ECG).
Válido para empresas de até médio porte, com faturamento de R$ 300 milhões por ano.
Aumento no valor máximo dos empréstimos, de 50% do faturamento bruto anual, para empresas com Selo Mulher Emprega Mais, que tenham mulheres como sócias majoritárias ou sócias administradoras.
Pronampe
Empresas inadimplentes com Pronampe podem renegociar dívidas com os bancos, mesmo após tomada de bens.
Sebrae
Esse público também pode acessar ao crédito aderindo a garantia junto a instituições financeiras pelo Sebrae. No site sebrae.com.br, na página Crédito Consciente, estão disponíveis as opções. Após fazer a escolha, o interessado deverá procurar a instituição financeira.
Fonte: Sebrae, Governo Federal e Mônica Porto
Comentários