X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Economia

Bancos com juros mais altos no cartão

Lista do Banco Central traz o BMG em primeiro lugar. Taxa caiu após regra que limita cobrança e é a menor da série histórica


Imagem ilustrativa da imagem Bancos com juros mais altos no cartão
Uso de cartão de crédito: critério do Banco Central foi a participação da instituição financeira no mercado |  Foto: Divulgação

O Banco Central (BC) começou a divulgar novos dados sobre os juros cobrados no cartão de crédito. Uma dessas informações busca indicar quais bancos cobram os maiores juros e quais estão obedecendo ao novo limite de 100% da dívida original.

O critério foi a participação da instituição financeira no mercado de crédito nas modalidades cartão de crédito rotativo e parcelado. A amostra de 15 empresas inclui as maiores, representando por volta de 80% desse mercado.

Em outro dado, divulgado semanalmente, o BC já indicava a taxa média de juros cobrada por cada banco. Agora, o indicador é diferente. Ele mostra a distribuição de frequência da proporção dos juros cobrados pelas instituições em relação ao valor original da dívida, divididas em quatro percentis.

A tabela mostra que em 25% das transações os montantes de juros são iguais ou inferiores a 10% dos valores originais das dívidas; em 50% das operações, os juros são iguais ou inferiores a 20% dos valores originais; em 75%, iguais ou inferiores a 27% dos valores originais; e em 99%, iguais ou inferiores a 29% dos valores originais das dívidas.

O Bmg é o que tem mais clientes pagando juros mais altos. No banco, 28,77% das operações pagam juros iguais ou superiores a 29% da dívida original. Na sequência aparecem BV (24,97%), CSF (24,14%), e C6 (23,60%).

Os bancos citados foram procurados, mas não se manifestaram oficialmente até o fechamento desta edição.

Ao mesmo tempo, o Bmg também é um dos bancos que tem a maior fatia de clientes pagando menos juros (ou seja, está concentrado nos extremos das amostras).

São 12,65% das operações com juros iguais ou superiores a 10% do valor original da dívida. Essa tabela é liderada pela Realize, com 16,96%. Depois do Bmg, no segundo lugar, em terceiro está Santander (4,56%), seguido de LuizaCred (4,42%) e Itaú (4,27%).

Queda

Segundo o Banco Central (BC), a taxa de juros do cartão de crédito rotativo caiu 26,8 pontos percentuais em janeiro deste ano. É o menor nível desde dezembro de 2022 e a nova taxa é a mais baixa desde o início da série histórica do BC em março de 2011.

Saiba mais

BV, CSF e C6 também estão no ranking

- Tabela de bancos

Em uma nova tabela, o Banco Central tenta indicar, individualmente, quais bancos cobram maiores juros e quais estão obedecendo ao novo limite de 100% da dívida original.

O critério foi a participação da instituição financeira no mercado de crédito nas modalidades cartão de crédito rotativo e parcelado. A amostra de 15 empresas inclui as maiores, representando por volta de 80% desse mercado.

O indicador mostra a distribuição de frequência da proporção dos juros cobrados pelas instituições em relação ao valor original da dívida, divididas em quatro percentis.

- Mais altos

O Bmg é o que tem mais clientes pagando juros mais altos. No banco, 28,77% das operações pagam juros iguais ou superiores a 29% da dívida original. Na sequência aparecem BV (24,97%), CSF (24,14%) e C6 (23,60%).

- Mais baixos

Ao mesmo tempo, o Bmg também é um dos bancos que tem a maior fatia de clientes pagando menos juros (ou seja, está concentrado nos extremos das amostras). São 12,65% das operações om juros iguais ou superiores a 10% do valor original da dívida.

Essa tabela é liderada pela Realize, com 16,96%. Depois do Bmg, no segundo lugar, em terceiro está Santander (4,56%), seguido de LuizaCred (4,42%) e Itaú (4,27%).

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: