Idosos fazem cursos para aprender nova profissão
QualificarES, Senac e Grau Profissionalizante oferecem oportunidades de aprimoramento profissional no ES
Escute essa reportagem
Aos 70 anos, a empreendedora Marisia Maria da Silva está indo para seu terceiro curso em menos de um ano. “Nunca é tarde para aprender coisas novas”, ressalta.
Salgados, caldos, empadão, torta salgada e outras delícias ela faz há muitos anos sob encomenda para vender, mas agora está tendo a oportunidade de se aprimorar ainda mais em cursos do QualificarES.
“Estou tendo oportunidade nos cursos de aprender técnicas novas e de perceber que muitas coisas eu até já sabia fazer, mas conhecia por nomes diferentes”.
Em uma parceria com o governo do Espírito Santo e o Senac, ela também participou da Trilha de Inovação, uma formação voltada para empreendedores. Na formatura, ainda tiveram a oportunidade de apresentar o produto antes e depois dos encontros de formação.
Além de Marisia, outros idosos têm buscado em cursos de qualificação a oportunidade de fazer os talentos virarem negócios de sucesso ou ainda se recolocar no mercado de trabalho e conseguir uma renda extra.
O gerente de Educação Profissional do Senac em Vitória, Bruno Emilio, destacou que tem sido percebido um aumento na procura de pessoas idosas por cursos de qualificação.
“Não há limites para buscar qualificação. As pessoas idosas têm direito e capacidade de aprender, podendo fazer transições de carreira e até mesmo garantir uma renda extra, além da aposentadoria, seja através de um novo emprego ou empreendendo”.
Entre os cursos buscados, segundo ele, estão aqueles na área do empreendedorismo, como de culinária, além de cursos na área da tecnologia para aquela pessoa que está na transição da carreira.
Coordenador na escola Grau Profissionalizante, João Henrique Soares Pereira destacou que a instituição tem cursos buscados por quem tem mais idade, como de Balconista de Farmácia – para quem busca a recolocação no mercado –, além de informática para adultos.
“Não tem idade certa para estudar. O que é preciso é ter interesse. Os cursos são presenciais, realizados entre dois e três meses, e com uma linguagem adequada para adultos e idosos”.
Nova oportunidade
Aos 70 anos, José Luiz voltou às salas de aula para tentar uma nova colocação no mercado de trabalho.
Depois de ter trabalhado nos últimos anos como instrutor de autoescola, ele se aposentou, mas não quis ficar parado. “Decidi fazer um curso de balconista de farmácia na escola Grau Profissionalizante e estou gostando muito da experiência”.
Com cinco meses de aulas, ele afirma que o curso é ainda uma oportunidade não só de buscar conhecimento, mas também de estar com pessoas de várias idades. “Nunca é tarde para começar uma nova atividade”, revelou.
Alguns cursos buscados por quem tem mais de 60 anos
Senac (Unidade Vitória)
Curso preparo de bolos e tortas
Carga Horária: 30 horas (curso livre).
Matrícula: até 10 de junho.
Sabor do mar
Carga Horária: 4 horas (oficina)
Matrícula: até 21 de maio.
Pães e burgueres
Carga Horária: 16 horas (curso livre).
Matrícula: Até 9 de abril.
Marmita fit para congelar
Carga Horária: 8 horas (oficina).
Matrícula: Até 20 deste mês.
Modelista
Carga Horária: 210 horas (qualificação).
Cabeleireiro
Carga Horária: 400 horas (qualificação).
Matrícula: Até 20 de maio.
Informações
Matrículas podem ser feitas de forma on-line ou presencialmente na Unidade do Senac em Vitória, em Bento Ferreira. Telefone: (27) 3325-8311.
Grau Profissionalizante (Unidade Cariacica)
Curso Informática para Adultos
Carga horária: 32 horas.
Curso Balconista de Farmácia
Carga horária: 58 horas.
Informações: (27) 99255-5557.
QualificarES Mulher Online
Estão abertas inscrições para mulheres de qualquer idade até o dia 20.
São 10 mil vagas para estudar on-line de forma gratuita.
Cursos: Assistente de Contabilidade, Assistente de Recursos Humanos, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Creche, Educação Especial e Inclusiva, Informática Básica, Inglês Intermediário, Maquiagem, Secretaria Escolar e Word e Excel.
Informações e inscrições pela internet, clicando aqui.
Fonte: Instituições e Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti).
Comentários