Benefícios de trocar o elevador pela escada
Estudo mostra que quem utiliza as escadas tem 39% menos probabilidade de morrer de problemas cardiovasculares
Escute essa reportagem
Trocar o elevador pela escada pode um dia salvar a sua vida. É o que mostrou um estudo britânico publicado no European Journal of Preventive Cardiology. Segundo ele, quem utiliza as escadas tem um risco 24% menor de morrer por qualquer causa.
Além disso, tem 39% menos probabilidades de morrer em decorrência de problemas cardiovasculares, como ataque cardíaco, insuficiência cardíaca ou derrame.
O estudo foi realizado revisando cinco pesquisas que envolveram 455.578 pessoas com idades entre 35 e 84 anos, saudáveis ou com histórico prévio de ataque cardíaco ou doença arterial periférica.
A cardiologista Fernanda Bento explica que subir escada é um exercício físico aeróbico de moderada intensidade que, quando praticado, promove condicionamento cardiovascular.
“Imagine um rio seco: esse é o seu corpo sem atividades físicas. Agora, quando você começa a se movimentar, como subir escadas, é como se estivesse liberando afluentes para irrigar esse rio. Aos poucos, a circulação se intensifica, levando mais sangue para os músculos, coração e todo o corpo, melhorando nossa saúde ”.
Diferença
Por isso, a especialista destaca que manter o hábito da atividade física pode fazer toda a diferença em momentos críticos, como em um infarto, em que a pessoa tende a ter menos sequelas e um risco menor de morte.
“Cada passo conta”, reforça o cardiologista Rafael Altoé. Ele destaca que subir escadas ajuda no coração, mas também de outras formas, como fortalecer os músculos. “Também é uma maneira excelente de combater o sedentarismo, um dos grandes vilões da saúde moderna.”
Rafael explica que, além das escadas, há várias outras formas de fazer exercícios no dia a dia. Um exemplo é carregar as compras do mercado em vez de usar carrinhos.
Além disso, outra sugestão é, no trabalho, se levantar de hora em hora para alongar ou caminhar, mesmo que seja apenas por alguns minutos. “Pequenos ajustes como esses, quando feitos regularmente, promovem uma vida mais ativa e saudável”.
Check-up todo ano
Ariadne Laurena, 40 anos, é coordenadora de recepção em uma clínica. Há dois anos, quando se mudou para o apartamento onde mora, ela começou a subir escadas. “Não tinha elevador, então comecei a criar o hábito”.
Foi oportuno, já que em fevereiro do ano passado, Ariadne teve uma arritmia cardíaca.
Aconteceu durante o trabalho. “Foi muito assustador, eu pensei que ia morrer”, recorda Ariadne. “Meu coração foi a 240 batimentos cardíacos. Fiquei 18 minutos assim”.
Atualmente, ainda está em processo de recuperação. Após essa experiência, seu conselho é: fazer check-ups anuais, manter uma alimentação saudável e praticar exercícios físicos. “É muito importante deixar de ser sedentário”.
Fique por dentro
Coração
Há inúmeros benefícios para quem decide trocar o elevador pelas escadas, como a melhora na saúde cardiovascular.
Subir escadas melhora a circulação sanguínea e a elasticidade das artérias. Fortalece o coração e aumenta a capacidade pulmonar.
Além disso, reduz a progressão de doenças cardiovasculares, como a hipertensão arterial e a formação de placas nas artérias. Isso, por sua vez, ajuda a prevenir infarto, AVC e derrame.
Outros benefícios
Subir escadas também contribui para a saúde óssea, respiratória e articular.
O hábito fortalece a musculatura dos glúteos, pernas e panturrilhas, além de beneficiar as articulações do quadril e joelho.
Esse hábito também melhora o equilíbrio e ajuda no controle do peso, já que queima calorias de forma eficaz.
Subir escadas também é um bom exercício para quem quer combater a celulite.
Fonte: Especialistas consultados.
Comentários