Natal para todos

Começamos o tempo litúrgico do Advento, em que várias tradições cristãs se preparam para a solenidade do Natal. “Natal” significa “nascimento” e a Festa do Natal lembra o nascimento de Jesus, que se …

últimas dessa coluna


Desenvolvimento: uma agenda de Estado

Estruturar e implementar uma agenda de desenvolvimento é um grande e importante desafio, especialmente em tempos difíceis como os que temos vivido nos últimos anos. Ao final, é o desenvolvimento que …


Ato Penitencial

Passada a turbulência eleitoral, continuamos a receber notícias falsas de pessoas cristãs, umas muito católicas e religiosas. Poderíamos falar para todas as religiões, mas específico este grupo pois …


Transporte público como saída para problemas do trânsito

Estamos cada vez mais dependentes de carros e motos. Movimentar-se pelas cidades segue sendo um grande desafio, independentemente do meio de transporte. Nosso trânsito possui uma série de gargalos …


Turismo e riqueza social

Nas últimas décadas, o turismo tem se revelado importante vetor de desenvolvimento econômico devido sobretudo à sua peculiar capacidade de geração de renda, receita pública, empregos e atração de …


É no detalhe que se constrói a reputação

O mundo digital tem dado voz de experts a anônimos formando um palanque de especialistas em generalidades, tamanha a necessidade e facilidade das pessoas expressarem suas opiniões. Eles engajam seus …


Depois das eleições

Passada a apuração final dos votos de uma das mais conturbadas eleições, incluindo tentativa de assassinato de um dos candidatos, ironicamente o vencedor, assusta-me a continuidade das hostilidades e …


A exoneração da pensão alimentícia entre ex-cônjuges

A pensão alimentícia é uma obrigação de pagar que surge a uma pessoa em favor de outra como fruto de acordo ou decisão judicial. Com o advento do Código de Processo Civil de 2015, o tema voltou a ser …


Sua identidade é sua vida

Cada um de nós tem identidade diferente. Mesmo gêmeos univitelinos são diferentes. Mas, quem sou eu? Sócrates nos recomendava a conhecermo-nos a nós mesmos. E por não nos conhecermos, pensamos, …


A bonequinha do rádio

Durante o centenário da independência do Brasil, em 1922, muitos festejos foram promovidos país afora. Um dos eventos de maior impacto foi a primeira radiodifusão sonora no Brasil, no Rio de Janeiro. …


Imprensa e algoritmos na era da pós-verdade

A imprensa vem sendo submetida a um linchamento nas redes sociais. Robôs e pessoas que agem como tal estão entrincheirados para atacar o divergente, o controverso, o plural. Tristes tempos, mas temos …