Cosmopolitismo e a ideia de mundo comum

O cosmopolitismo se funda na crença de que o mundo constitui uma grande pólis e que os seres humanos compartilham características essenciais que os unem, ou deveriam uni-los, em uma ordem global, que …

últimas dessa coluna


Polícia Militar do Espírito Santo: 184 anos de honradez

No próximo dia 6 de abril, a Polícia Militar do Espírito Santo (PM/ES) completa 184 anos. Ao longo de sua existência, tem construído um irrefutável legado de dignidade por meio de seus policiais, …


Anestesia, gatilho para o avanço da medicina

A medicina praticada hoje é pautada pela evolução. A todo tempo surgem novos tratamentos, procedimentos, exames, técnicas e equipamentos que curam ou amenizam doenças. Mas nem sempre foi assim. Há …


Um dia a mais para ser feliz

Em 2012, a ONU criou o Dia Internacional da Felicidade: 20 de março. Esta data, que poderia ser apenas mais uma no meu calendário, hoje tem um enorme significado para mim. Há quase três anos, vivi …


Morte de um rio histórico de Vila Velha que virou valão de esgoto

Com a transformação dos nossos rios urbanos em “valões de esgoto a céu aberto”, além de toda a biodiversidade morta, destruímos a nossa história mais profunda. Uma agressão à própria identidade …


O que as redes sociais têm a ver com o Direito do Trabalho

A comunicação por redes sociais é uma realidade cada vez mais presente. Essa nova forma comunicacional, naturalmente, traz outros elementos (soluções, alternativas e também conflitos) para a vida em …


Um homem de razão e fé

Como de costume em nossa sociedade, homenageia-se alguém somente após a sua morte. Assim, o falecido passa a receber deferências e tributos que, por vezes, não lhe foram oferecidos em vida. Este …


Realidade macabra

Até hoje, questionamos o motivo do massacre ocorrido em Suzano-SP, onde vidas foram ceifadas de forma violenta e diante de uma frieza inexplicável. Afinal, o que está acontecendo com nossos adolescen…


A Lava a Jato e a competência da Justiça Eleitoral

O momento mais significativo, de maior relevância, nas repúblicas democráticas é o momento do sufrágio, quando o povo escolhe, por meio do voto, aqueles que irão representá-lo no exercício do poder. …


A vilanização do trabalho

Ainda que impensável política baseada em “emprego sem crescimento”, o contrário – fundada em “crescimento sem emprego” – também não condiz com a forma como atualmente é explorada, devido à relação …


O exemplo de educação do Canadá

Conhecido por todos como a Europa na América do Norte, seja pela extensão do seu território, pela população bilingue ou pelo clima, o Canadá se tornou ainda uma outra referência no mundo quando o …