O cinismo enquanto realidade social e política
Não é fácil ser transparente num mundo de conjecturas preparadas para mentir
A dificuldade de transparência nas relações é um tema que merece atenção mais valorizada. A honestidade e a clareza nas ideias compartilhadas devem ser praticadas como valor fundamental para construção de relacionamentos saudáveis. No entanto, muitas vezes, a sinceridade é vista como uma ameaça aos próprios objetivos que se pretende alcançar, especialmente nas vinculações políticas. Surgindo assim, a “melhor” ferramenta para iludir, que é o cinismo.
Concordo com Clóvis de Barros Filho, quando diz que “ser cínico passa a ser uma regra consagrada pela sociedade, até mesmo como virtude e ainda generosidade”. Faz ainda, querermos acreditar na hipocrisia, desde que ela satisfaça nossos interesses. Esses atos despertam o fascínio, fazendo com que a sedução se transforme em uma ferramenta pessoal de condução coletiva.
Leia mais sobre Tribuna Livre aqui
Diferente do significado filosófico da Grécia Antiga, onde o cínico é aquele que vive de forma simples e desapegada, sem se importar com as opiniões alheias. Na atualidade, está vinculado de forma contrária, ou seja, exatamente se importando com a opinião dos demais, distorcendo fatos e pontos de vista, com objetivo de administrar suas atitudes, não se incomodando com as consequências.
Prega a negação dos valores científicos e convenções sociais, uma vez que se baseia em comportamentos e estados de expectativas ilegítimas construídas por indivíduos com o mesmo direcionamento ideológico.
Embora todos considerem a sinceridade importante, mentir se tornou um hábito generalizado, um padrão social praticado continuamente. A busca incessante pela esperteza se torna uma estratégia dominante. Uma mentira pode ter consequências graves e afetar a confiança nas relações interpessoais.
Num primeiro momento pode até aproximar, mas posteriormente cria desconfiança e isolamento social. Muitas vezes, o conflito entre o que desejamos fazer e o que somos compelidos a realizar pode ser um fator de risco para o desenvolvimento de patologias psíquicas. Lidar com as emoções e desenvolver uma visão positiva do mundo e das pessoas é fundamental para superarmos este momento, pois o equilíbrio emocional é fundamental para a saúde.
Leia mais
Trabalho digno e ganho coletivo são viáveis com cooperativismo
As pessoas que não são autênticas criam uma realidade falsa do mundo para sua própria satisfação, contudo não percebem que esta postura causa frustração no seu inconsciente, pois sabem que manipularam a verdade. O que mais tarde trará desamparo e isolamento social.
No entanto, ser transparente num mundo de conjecturas preparadas para mentir não é fácil. Você pode causar tanta resistência que venha a ser expulso dos ambientes que vive. E o certo não parece ser mais tão certo assim, pois o medo da verdade pode expor suas fraquezas e vulnerabilidades.
Portanto, aja sempre com o coração e a recompensa virá, “... porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem.” (Mateus 7:13–14)
Mauro Falcão é advogado e escritor
Leia mais
Jaraguá e um pouco da cultura capixaba nos Estados Unidos
As oportunidades de trabalhar em ambientes compartilhados