Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Tribuna Livre

Tribuna Livre

Colunista

Leitores do Jornal A Tribuna

Espírito de perseverança

Não importa qual seja a nossa posição social, todos nós temos algo a oferecer. Seja dinheiro, tempo ou um sorriso amigável

Penha Arraz | 04/05/2023, 13:27 13:27 h | Atualizado em 04/05/2023, 13:27

Imagem ilustrativa da imagem Espírito de perseverança
Penha Arraz é empresária e fundadora do projeto “Amor Sem Fronteiras”, no Quênia |  Foto: Claudia & Victor Fotografias/ Divulgação

Solidariedade é uma palavra que pode ter um significado diferente para cada pessoa. Para alguns, é sinônimo de caridade ou filantropia. Para outros, significa simplesmente ajudar alguém que precisa. Mas trata-se de algo que vai muito além disso, é saber identificar a necessidade do outro, e então ter vontade de se dispor a solucionar o problema ou ao menos tentar amenizar o sofrimento alheio. 

Na verdade, é essa força que não te dá outra opção que não seja tentar fazer alguma coisa, por menor que seja, para auxiliar alguém. É algo profundo, uma missão, um chamado que você não consegue ignorar. 

Leia mais sobre Tribuna Livre aqui

Na sociedade atual, a solidariedade é vista como algo muito bonito, uma virtude, mas não recebe a importância e relevância merecida. Sendo altruísta, vidas podem ser salvas e transformadas, então essa negligência é revoltante. Infelizmente, vivemos em um mundo que muitas vezes nos incentiva a sermos individualistas e competitivos. 

A ideia de que cada um deve cuidar de si e que o sucesso é medido pelo quanto acumulamos é amplamente difundida. Mas essa visão estreita ignora a realidade de que somos seres interdependentes, que precisam uns dos outros para prosperar.

A grandeza do partilhar está justamente em reconhecer que todos nós fazemos parte de uma comunidade global, e que temos a responsabilidade de cuidar uns dos outros. Cada um de nós pode doar um pouco, seja através do tempo, do dinheiro ou dos recursos, e assim transformar o mundo ao nosso redor. 

Reconhecendo que todos possuem algo valioso a oferecer e tendo disposição, podemos fazer a diferença na vida dos outros e, ao mesmo tempo, construir uma sociedade mais justa e equilibrada.

Leia mais

O cinismo enquanto realidade social e política

Trabalho digno e ganho coletivo são viáveis com cooperativismo

Além de auxílios físicos, como doações de alimentos e água potável, por meio da solidariedade também é possível promover a justiça social e a igualdade. Quando nos unimos para lutar contra a discriminação, a violência e outras formas de injustiça, podemos criar mudanças significativas em nossas comunidades e no mundo em geral.

Projetos solidários que visam promover a inclusão, a diversidade e o respeito mútuo são uma forma eficaz de combater a exclusão social e construir uma sociedade mais justa e igualitária.

A solidariedade se apresenta de inúmeras formas, desde ajudar um amigo que está passando por um momento difícil até se envolver em ações que visam a preservação do meio ambiente. Pequenas ações, como ajudar um vizinho idoso a carregar as compras, oferecer uma carona para alguém que precisa ou doar roupas para instituições de caridade podem parecer insignificantes, mas fazem uma grande diferença na vida das pessoas.

Não importa qual seja a nossa posição social, todos nós temos algo a oferecer. Seja tempo, dinheiro, habilidades ou simplesmente um sorriso amigável, cada pequena contribuição conta. E quando todos nós nos unimos em solidariedade, podemos criar um impacto muito maior do que jamais poderíamos fazer sozinhos.

Penha Arraz é empresária e trabalha com voluntariado

Leia mais

Jaraguá e um pouco da cultura capixaba nos Estados Unidos

Uma vergonha!

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: