Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

Plenário

Colunista

Eduardo Maia

Vereador pode ser cassado

Coluna publicada na edição desta sexta-feira no jornal A Tribuna

Rodrigo Péret (Interino) | 31/03/2023, 14:04 h | Atualizado em 31/03/2023, 16:36

Imagem ilustrativa da imagem Vereador pode ser cassado
Armandinho Fontoura |  Foto: Divulgação

O corregedor e vereador da Câmara de Vitória, Leonardo Monjardim (Patriota), deve iniciar nesta semana a análise de uma representação que pede a cassação do mandato do vereador de Vitória afastado, Armandinho Fontoura (Podemos), por quebra de decoro parlamentar.

O documento de 93 páginas elenca uma série de condutas que, segundo o autor (o administrador Sandro Luiz da Rocha, que em 2020 foi candidato a vereador de Vitória pelo PSB), justificam o pedido.

Leia mais sobre Plenário aqui

A tendência é de que Monjardim analise a representação e produza um parecer até antes do final da primeira quinzena de abril, informando sobre a admissão ou arquivamento da ação. O advogado Carlos Zaganelli, que integra a equipe que defende o vereador Armandinho Fontoura, informou que o mesmo não iria se manifestar sobre o assunto  e que o processo está sob segredo de Justiça.

Aprovada reforma

Na última quarta-feira, foi aprovada na Câmara a proposta da Reforma Administrativa da Casa de Leis municipal, da Mesa Diretora. Entre as principais mudanças estão a definição de atribuições e áreas de atuação para cada cargo, bem como a exigência de ensino superior para determinadas funções da estrutura organizacional da Câmara.

Viraram aliados 

Se em outros municípios começam a surgir nomes da oposição para 2024, em Cariacica a situação é oposta: os cotados para enfrentar Euclério Sampaio (União) estão se tornando aliados. Tenente Assis (PTB), Marcos Bruno e Jacqueline Moraes (PSB) anunciaram apoio a Euclerio em 2024. Adilson Avelina (PSC) virou subsecretário em Cariacica.

leia mais 

Aumento salarial de 97,2%

CPI de Vandinho é autorizada

Carta entregue

O governador Renato Casagrande (PSB), recebeu na última terça-feira em uma audiência o Fórum Igrejas e Sociedade em Ação. 

Os representantes do Fórum entregaram uma carta na qual relembraram os compromissos firmados pelo governador, como a criação de um grupo de trabalho com o setor e a necessidade  de mais diálogo.

O governador sinalizou que dará uma resposta oficial aos signatários do documento.

Refeição reforçada 

O vereador de Vitória, Anderson Goggi (PP), publicou registro almoçando, no início da semana, com  os vereadores Leandro Piquet (Republicanos), Dalto Neves (PDT) e Leonardo Monjardim (Patriota). “O Piquet é o mais comportado", disse Goggi, sobre o tamanho do prato dos vereadores.

Diálogo tucano para definir escolhido para 2024

O diálogo do presidente estadual do PSDB, Vandinho Leite, com os cotados da federação PSDB-Cidadania para disputar a prefeitura de Vitória em 2024 continua. Ontem, ele publicou foto nos stories de seu Instagram, ao lado do ex-deputado Sérgio Majeski (PSDB). “2024 é logo ali”, diz a legenda da imagem. Além do ex-deputado, Vandinho já se reuniu para tomar café com o ex-prefeito Luciano Rezende (Cidadania) no mês passado.

galeria

Da Vitória vice-líder

O deputado Josias da Vitória (PP) foi indicado para ser vice-líder do seu partido na Câmara de Deputados. Além dele, o  deputado Evair de Melo (PP), que já era vice-líder do PP na Câmara, permanece na função.

Cuidado com as árvores

O deputado Sergio Meneguelli (Republicanos) propôs projeto para proibir “caiar, pintar e pichar troncos e galhos de toda e qualquer árvore em vias públicas do Estado do Espírito Santo, seja qual for o fim”. Em caso de descumprimento, o projeto prevê multa de R$ 264. 

Debate

A Comissão de Educação da Câmara da Serra vai debater, na próxima segunda-feira, às 15 horas, formas para evitar a violência nas escolas do município. O presidente da Comissão, o vereador Professor Rurdiney (PSB), convocou, durante sua fala na sessão da última quarta-feira, a Polícia Militar, os vereadores, a Guarda Municipal e a secretaria de Saúde para participarem do debate.

Leia mais

Disputa em Colatina Esquenta

Carnaval ainda causa briga

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: